Partilhar

Benefícios do abacaxi para a pele

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios do abacaxi para a pele

Uma das frutas mais saudáveis para o nosso organismo é o abacaxi, pois é rico em vitamina C, ajuda a desintoxicar o corpo e, além disso, contém poucas calorias. Mas sabia que o abacaxi também pode ser usado para cuidar da pele? Este produto contém a enzima bromalina que ajuda a eliminar as células mortas, a esfoliar o rosto e a conseguir, assim, uma pele bem mais saudável e limpa. Graças aos seus nutrientes, esta fruta também pode ser usada para clarear a pele, parar a ação dos radicais livres e conseguir um rosto perfeito. Neste artigo de umComo vamos revelar os benefícios do abacaxi para a pele para que comece a incorporar esta fruta nos seus tratamentos de beleza. Vai notar a diferença!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma máscara de abacaxi

O abacaxi contra o envelhecimento da pele

Há inúmeros benefícios do abacaxi quando o incorporamos na nossa dieta, mas ele também pode ser usado de forma tópica, isto é, aplicando diretamente sobre a pele para aproveitar as suas propriedades, que também podem ser úteis de forma externa.

De fato, um dos usos mais populares desta fruta baseia-se no combate ao envelhecimento prematuro da pele, pois é uma grande fonte de antioxidantes, elementos que são capazes de lutar contra os radicais livres (os responsáveis pelo envelhecimento).

Os antioxidantes que tomamos por meio da alimentação conseguem reduzir a presença dos radicais livres e, portanto, conseguem impedir que as nossas células se danifiquem por dentro, ficando com uma boa aparência por fora. Também ajudam a manter-nos protegidos de doenças degenerativas como as cardiopatias, a artrite, etc.

A vitamina C que esta fruta contém é o nutriente essencial que os antioxidantes nos trazem; ela previne o envelhecimento das células e, portanto, da nossa pele. Por tudo isso, introduzindo o abacaxi nos nossos tratamentos de beleza estaremos travando a passagem do tempo, conseguindo uma pele bem mais jovem e sem rugas.

Benefícios do abacaxi para a pele - O abacaxi contra o envelhecimento da pele

Uma pele mais limpa graças ao abacaxi

Além de lidar com as rugas, outro benefício do abacaxi encontra-se, diretamente, na sua incidência para melhorar a pele tanto por dentro como por fora. A bromalina que encontramos nesta fruta é a responsável por conseguir eliminar as células mortas da pele, limpar os poros e deixar uma pele mais limpa, suave e uniforme; por este motivo, um dos usos mais frequentes do abacaxi nos tratamentos de beleza é o de esfoliante natural.

Não devemos esquecer que se trata de uma fruta com um grande conteúdo de água e, portanto, consegue hidratar profundamente as camadas da pele, deixando o seu rosto bem mais limpo, saudável e em perfeitas condições. Além disso, a pele estar nutrida também é algo essencial para evitar o aparecimento de rugas.

Outra vantagem do abacaxi é a mesma pela qual o limão também é muito conhecido: como clareador natural da pele. Assim como esse cítrico, o abacaxi é muito rico em vitamina C, um nutriente que reduz a produção de melanina, o hormônio responsável por tonificar e dar cor à pele; por isso, com um tratamento à base de limão ou de abacaxi poderá clarear a sua pele reduzindo, assim, as manchas, as cicatrizes ou as áreas mais escuras. Em umComo explicamos para você como usar o limão para clarear a pele.

Benefícios do abacaxi para a pele - Uma pele mais limpa graças ao abacaxi

Pele mais saudável graças aos benefícios do abacaxi

Esta fruta é ideal para manter nossa pele em ótimas condições de saúde, pois os aminoácidos e o grande valor de vitamina C permitem que os tecidos cutâneos danificados se curem bem mais rapidamente. Os nutrientes do abacaxi potenciam a cura das feridas, fazendo com que qualquer lesão ou marca no rosto possa ser reduzida de forma considerável (marcas de acne manchas, rugas, etc.).

Mas um dos principais benefícios do abacaxi para a pele é que atua como um depurativo natural que elimina as toxinas e nos protege de agentes infecciosos externos. Tanto desde dentro como desde fora, o abacaxi é ideal para conseguir uma pele bem mais limpa, saudável e forte. Neste sentido, vale referir que a bromalina também favorece a circulação do sangue fazendo com que as células de oxigênio cheguem melhor a todas as partes do corpo e, portanto, que a nossa pele fique mais fresca e limpa.

Benefícios do abacaxi para a pele - Pele mais saudável graças aos benefícios do abacaxi

Como usar o abacaxi na pele

Agora que já conhecemos os benefícios do abacaxi nos tratamentos de beleza, vamos revelar alguns dos seus usos tópicos para conseguir aproveitar todas as propriedades desta deliciosa fruta.

Máscara para limpar a pele

Se o que quer é limpar sua pele e reduzir a presença de espinhas, acne ou cravos, não há nada melhor do que preparar uma máscara de mel e abacaxi para obter um rosto mais limpo e depurado, além de profundamente hidratado graças às propriedades umectantes do mel que, também, contribui para a cicatrização. Vamos precisar de de:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher e meia de sopa de suco de abacaxi

Misture ambos os ingredientes em um recipiente e, quando estiverem prontos, aplique a pasta sobre seu rosto tentando repartir bem por todas as zonas exceto pelo contorno de olhos e lábios. Deixe atuar por 15 minutos e, depois, enxágue; repita este tratamento 1 vez por semana e, pouco a pouco, notará a diferença.

Máscara para esfoliar a pele

Se o que quer é eliminar as células mortas e remover a sujeira dos poros, não há nada melhor do que aproveitar os benefícios do abacaxi e do mamão para conseguir uma pele totalmente renovada. Além disso, o mamão favorece a cicatrização e reduz a inflamação, sendo altamente recomendado para peles oleosas e com tendência acneica. Para fazer esta máscara precisará de:

  • 1 copo de abacaxi picado
  • 1/2 copo de mamão picado
  • 1 colher de sopa da casca

Com a ajuda de um liquidificador deverá misturar todos os ingredientes e triturá-los até conseguir uma textura parecida à de puré; depois, terá que aplicar esta mistura sobre o rosto e deixar atuar por 20 minutos. Enxágue com água morna e repita o tratamento 1 ou 2 vezes por semana.

Em umComo contamos para você outras formas de fazer uma máscara de abacaxi.

Benefícios do abacaxi para a pele - Como usar o abacaxi na pele

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do abacaxi para a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Benefícios do abacaxi para a pele

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios do abacaxi para a pele
1 de 5
Benefícios do abacaxi para a pele

Voltar ao topo da página