Partilhar

Como acabar com espinhas na cabeça - remédios naturais e prevenção

 
Por Sara Viega. 3 agosto 2017
Como acabar com espinhas na cabeça - remédios naturais e prevenção

As espinhas ou a acne são protuberâncias circulares de gorduras que podem crescer em qualquer parte da nossa pele. Embora o rosto seja a zona mais comum, as espinhas também existem em outros locais como a nossa cabeça, já que o couro cabeludo também é uma zona com pele e, por isso, vulnerável em relação ao aparecimento de acne. Embora o acne facial seja mais aparente, as espinhas no couro cabeludo podem ser mais problemáticas e incômodas devido à irritação e inflamação que sofre.

Se você se está perguntando como acabar com espinhas na cabeça, o umCOMO tem a resposta. Continue lendo e descubra as causas e os possíveis tratamentos para acabar com espinhas no couro cabeludo!

Também lhe pode interessar: Como acabar com as espinhas

Espinhas na cabeça: causas

Visualmente, as espinhas na cabeça são iguais às que aparecem nas outras zonas da pele. Normalmente, a acne na cabeça surge sob a forma de pústula ou protuberância pequena, sendo a linha da teste a zona onde é mais comum.

Os sinais mais comuns para detetar as espinhas na cabeça são a coceira constante e a irritação da pele. Entre as causas do aparecimento deste tipo de acne, encontramos as seguintes:

  • Infecção por uma bactéria chamada proprionibacterium acné.
  • Falta de higiene, neste caso, por não lavar o cabelo vezes suficientes.
  • Dieta muito rica em gorduras saturadas e, em geral, má alimentação.
  • Níveis de estresse e ansiedade muito altos.
  • Herança genética: se os seus familiares mais próximos tiveram problemas de acne, a probabilidade de que você tenha também aumenta.
  • Falta de adaptação a mudanças climáticas que ocorrem em cada estação.
  • Etapa na adolescência e na puberdade: possuem maiores probabilidades de ter espinhas na cabeça devido a um desequilíbrio hormonal.
  • Alergia ou intolerância a bebidas com cafeína ou com álcool.
  • Alergia ou intolerância a compostos químicos de algumas especiarias.

É essencial que, se você está sofrendo de acne na cabeça, trate o problema de imediato pois as espinhas no couro cabeludo podem acabar por provocar algo mais sério e, sobretudo, mais difícil de tratar. Consulte o seu dermatologista assim que possível e/ou utilize os tratamentos mais adequados para eliminar as espinhas da cabeça.

Como acabar com espinhas na cabeça - remédios naturais e prevenção - Espinhas na cabeça: causas

Como eliminar espinhas na cabeça naturalmente

Existem tratamentos que ajudam a reduzir os sintomas das espinhas no couro cabeludo, como a coceira ou a inflamação, e também para eliminar ou diminuir o aparecimento de acne no couro cabeludo. É muito recomendável que, antes de usar os seguintes tratamentos, você consulte o dermatologista para que ele possa recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso. Entre os tratamentos para espinhas na cabeça mais recomendados, encontramos o seguintes:

  • Peróxido de benzoílo: é um composto que pode ser encontrado em produtos de limpeza para acne. Elimina as bactérias que obstruem os poros da pele e o excesso de gorduras na zona das espinhas.
  • Ácido salicílico: composto que se encontra nos lenços umedecidos e que possui propriedades que diminuem as espinhas localizadas na cabeça.
  • Enxofre: é um ingrediente que pode ser encontrado em sabões e que pode ajudar a eliminar a excesso de óleo que o couro cabeludo produz.
  • Retinoides: é um medicamento derivado da vitamina A que previne a obstrução dos folículos pilosos.
  • Antibióticos de uso tópico: são utilizados para casos mais graves de acne e, normalmente, contêm peróxido de benzoílo e eritromicina que possuem propriedades que eliminam as bactérias mais resistentes que provocam o acne.
  • Antibióticos de uso oral: o mais utilizado é a tetraciclina e é usado em casos de acne moderados. Além de eliminar as bactérias que provocam as espinhas na cabeça, também possuem propriedades anti-inflamatórias ideias para este tipo de acne.
Como acabar com espinhas na cabeça - remédios naturais e prevenção - Como eliminar espinhas na cabeça naturalmente

Remédios caseiros para as espinhas no couro cabeludo

Além do tratamento específico para o seu caso recomendado pelo médico, você pode optar por complementá-lo com alguns dos melhores remédios caseiros para espinhas na cabeça:

A sua aplicação é simples, pois basta colocar o remédio na zona do couro cabeludo afetada e deixar que atue durante 20 minutos para depois enxaguar com água morna abundante. Aplique uma ou duas vezes por dia durante o tempo necessário para notar uma melhora significativa ou o desaparecimento completo das espinhas no couro cabeludo.

Como evitar espinhas na cabeça

Além dos tratamentos médicos e naturais para combater este problema do couro cabeludo, recomendados que você siga essas dicas para evitar as espinhas na cabeça:

  1. Se você tem espinhas no couro cabeludo com demasiada frequência, você deve lavar o cabelo todos os dias. Desse jeito, diminui os óleos do couro cabeludo e, como consequência, o aparecimento de espinhas.
  2. Evite o uso de condicionadores para o cabelo, já que podem provocar um excesso de gordura na cabeça.
  3. Use produtos para o cabelo à base de água ou que não sejam comedogênicos. Assim, a probabilidade de ter poros obstruídos diminui.
  4. Não use chapéus ou gorros com muita frequência pois eles não permitem que o couro cabeludo respire.
  5. Escove o cabelo todos os dias, já que esfoliará a cabeça e eliminará as células mortas que formam a pele do couro cabeludo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com espinhas na cabeça - remédios naturais e prevenção, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como acabar com espinhas na cabeça - remédios naturais e prevenção

O que lhe pareceu o artigo?

Como acabar com espinhas na cabeça - remédios naturais e prevenção
1 de 3
Como acabar com espinhas na cabeça - remédios naturais e prevenção

Voltar ao topo da página