Partilhar

Como tirar espinha interna

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 outubro 2017
Como tirar espinha interna

Alguma vez se levantou e encontrou no seu rosto uma espinha avermelhada e volumosa, mas sem um ponto central branco? Estas são as que denominamos espinhas internas ou pápulas, uma das principais manifestações de acne que aparecem como inflamações dolorosas embaixo da pele e que, ao contrário das espinhas, não são acessíveis, por isso custam um pouco mais a eliminar. Seja como for, estas impurezas tiram beleza à pele e é normal que queira se livrar delas o quanto antes, mas para o conseguir e não deixar marcas é essencial seguir uma rotina de cuidados adequada. Descubra-a em detalhes neste artigo do umCOMO sobre como tirar espinhas internas.

Também lhe pode interessar: Como desinchar uma espinha interna
Passos a seguir:
1

As espinhas internas ou pápulas são mais difíceis de eliminar que as espinhas normais, pois ao contrário destas últimas, não contam com um ponto central que indique a presença de pus no seu interior. São saliências de cor avermelhada que muitas vezes causam dor e que aparecem normalmente por uma excessiva produção de sebo, o que acaba obstruindo os poros da pele.

Se pressionarmos essa inflamação e tentarmos estourá-la com os dedos, é muito provável que infecte e fiquem cicatrizes na pele, por isso o primeiro conselho e mais importante na hora de tirar espinhas internas é evitar pressioná-las e tocar com as mãos. É necessário efetuar outros cuidados, como vamos mostrar para você nas seguintes linhas, para acelerar o processo de cura e poder exibir uma pele radiante sem marcas antiestéticas.

Caso apresente uma infecção grave ou a dor seja muito intensa, é importante consultar um dermatologista e seguir suas indicações quanto ao tratamento.

Como tirar espinha interna - Passo 1
2

A higiene e a limpeza diária da pele é fundamental para tratar este tipo de espinhas internas e evitar que piorem devido à acumulação de sujeira e bactérias. Assim, a primeira coisa que deve fazer é usar uma loção de limpeza que seja antibacteriana e específica para reduzir a produção de sebo ou gordura na pele. Descarte todos aqueles sabonetes que contenham fragrâncias e componentes químicos agressivos.

Uma vez que tenha a loção adequada, lave a zona com ela duas vezes por dia, pela manhã e à noite, com extrema suavidade e usando bastante água morna ou fria, evite a água quente que resseca ainda mais a pele. Depois disso, seque com uma toalha que esteja limpa e livre de resíduos.

Caso sofra de acne, os produtos de limpeza com ácido salicílico ou ácido glicólico são uma excelente opção para melhorar esta condição cutânea. Os sabonetes naturais de aloe vera, enxofre ou alecrim também são excelentes para as peles acneicas e com tendência a desenvolver este tipo de espinhas.

Como tirar espinha interna - Passo 2
3

Após a limpeza, pode aplicar sobre a espinha inflamada um creme ou gel específico para reduzi-la e curá-la de forma mais rápida. Na farmácia, há disponíveis muitos tratamentos tópicos que estão feitos para acabar com todas as bactérias, eliminar as células mortas e desobstruir por completo os poros. No geral, estas loções contam com ingredientes como peróxido de benzoíla, ácido retinoico, ácido salicílico, AHA, enxofre, etc., que são ideais para reduzir o inchaço e eliminar as espinhas internas em um menor período de tempo.

Aplique a quantidade do creme diretamente sobre a espinha uma vez que tenha terminado de limpar a pele, repetindo o tratamento 2 vezes ao dia.

Como tirar espinha interna - Passo 3
4

Quando se trata de tirar espinhas internas, reduzir o inchaço desta saliência avermelhada também é ideal e dá muito alívio. Para isso, há um remédio simples que é excelente, consiste apenas em umedecer uma gaze ou um pano limpo com água quente e colocá-lo diretamente sobre a zona afetada. Espere uns minutos para que a água quente possa reduzir a inflamação, favorecer a drenagem do pus e ajudar a eliminar a espinha. Se esta impureza causar desconforto, pode repetir a operação várias vezes ao dia.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como tirar espinha no lábio com as melhores dicas.

5

A esfoliação serve para eliminar as células mortas da pele e evitar o aparecimento de novas espinhas ou pápulas, por isso será necessário dedicar uns minutos por semana a esta tarefa estética. Além disso, a zona afetada por este tipo de espinhas deve ser esfoliada com bastante suavidade através de massagens circulares e com a pele ligeiramente umedecida.

Além disso, será necessário utilizar um esfoliante especial para peles oleosas ou com tendência acneica. Pode adquirir uma loção comercial ou prepará-la você mesma em casa realizando alguma das receitas que lhe mostramos no artigo Como fazer esfoliantes para a pele oleosa.

Como tirar espinha interna - Passo 5
6

Há produtos naturais com propriedades benéficas para combater as espinhas internas e curar a pele da zona com rapidez, e com eles pode elaborar máscaras caseiras bastante eficazes como as que mostramos para você de seguida:

  • Máscara de argila verde: em um recipiente adicione 2 colheres de sopa de argila verde em pó e 4 colheres de sopa de água e mexa. Aplique a máscara e deixe atuar uns 20 minutos, retire quando a argila tiver secado sobre a pele.
  • Máscara de morangos: esmague 5 morangos e acrescente 1 colher de sopa de mel. Aplique a máscara obtida sobre a pele e deixe atuar durante 15 ou 20 minutos.
  • Máscara de aloe vera: misture 100 g de polpa de aloe vera com 1 colher de sopa de iogurte natural e aplique a mistura resultante sobre a pele, deixando atuar durante 15 minutos.

Descubra mais tratamentos como estes no artigo Como fazer máscaras caseiras para tratar a acne.

Como tirar espinha interna - Passo 6
7

Por último, não podemos terminar este artigo sem mencionar a importância da alimentação na prevenção e melhora da acne e o aparecimento de espinhas internas. É necessário que sua dieta diária conte com aqueles nutrientes que favoreçam a regeneração e cura da pele, consumindo mais frutas e verduras e alimentos ricos em vitaminas A, B, ômega 3 e zinco.. Evite o excesso de alimentos gordurosos e modere o consumo de laticínios.

Como tirar espinha interna - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar espinha interna, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como tirar espinha interna

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar espinha interna
1 de 7
Como tirar espinha interna

Voltar ao topo da página