Partilhar

Como tirar espinha no lábio? As melhores dicas!

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 outubro 2017
Como tirar espinha no lábio? As melhores dicas!

Você tem uma espinha no lábio e gostaria de eliminá-la o mais rápido possível? Sabemos que este tipo de erupção cutânea é muito incômoda e antiestética nesta zona da cara e, por esse motivo, vamos explicar como pode ser removida rapidamente neste artigo do umCOMO. No entanto, você deve saber que isto não é tão simples como espremer a espinha e fazer com que desapareça. É essencial ter medidas de higiene redobradas para impedir que as bactérias se espalhem até outras zonas do rosto, causando novas impurezas. Fique atento às seguintes linhas e descubra como tirar espinha do lábio passo a passo e quais são os melhores remédios para acelerar a cicatrização e melhorar a saúde e beleza da sua pele.

Também lhe pode interessar: Como tirar as espinhas com mel

Espinha na boca, o que significa?

Os cravos e espinhas nos lábios e no canto da boca surgem como resultado da obstrução dos poros da pele por uma acumulação excessiva de sebo segregado pelas glândula sebáceas. Quando existe excesso de gordura, ela acaba ficando armazenada nos poros, junto com uma acumulação de germes e células mortas que provocam inflamação e formação de impurezas na zona.

Esta sobreprodução de sebo pode ser causada por vários fatores diferentes, sendo os mais comuns as mudanças hormonais, o estresse, uma alimentação incorreta e o uso de produtos cosméticos de agressivos ou de fraca qualidade.

Limpe a zona afetada

Apesar de o primeiro impulso ser espremer a espinha para drenar todo o material purulento que contém, é essencial evitar isto até que esteja realmente desenvolvida. Caso contrário, a pressão exercida pode fazer com que as bactérias se propaguem para outras zonas, causando novas impurezas. Além disso, você também estará aumentando o risco da formação de cicatrizes antiestéticas que, depois, dificilmente serão eliminadas.

Assim, o primeiro a fazer antes de tirar uma espinha no lábio é apostar na limpeza da pele da zona afetada para que a impureza se vá curando e diminuindo sozinha. Alguns conselhos devem ser tidos em conta para fazer uma boa limpeza quando um ponto negro ou vários invadem a zona da boca.

  • Use um gel de limpeza facial suave que seja comedogênico e enxágue com água morna, evitando sempre a água muito quente que tem tendência para irritar mais a pele. Você deve repetir esta limpeza todos os dias, de manhã e antes de deitar.
  • Seque a zona com uma toalha limpa e sem pressionar demasiado.
  • Em seguida, você pode aplicar uma loção de peróxido de benzoílo indicado para o tratamento de acne ou cremes específicos para eliminar cravos e espinhas que podem ser adquiridos na farmácia. Este tipo de produtos atuam contra as imperfeições severas, desincrustando os poros com eficácia.
  • Por último, você também pode aplicar um creme hidratante na zona se as loções anti-acne anteriores secaram a sua pele demasiado. Neste caso, recomendamos que você use um creme específico para pele oleosa ou com tendência a acne.
  • Evite o uso de escovas faciais ou exfoliantes agressivos enquanto a impureza estiver presente nos lábios.
Como tirar espinha no lábio? As melhores dicas! - Limpe a zona afetada

O vapor ajuda a abrir os poros

Para poder tratar uma espinha no lábio mais rapidamente e conseguir drenar o pus com facilidade, existe uma técnica de limpeza muito eficaz: a limpeza com vapor. Você sabe em que consiste? É simples: o valor de água quente é aproveitado para abrir e limpar os poros da cara, favorecendo assim a eliminação de todas as espinhas.

Siga os seguintes passos para abrir os poros com vapor corretamente:

  1. Encha uma panela com água pela metade e coloque no fogo. Retire do fogo antes de ferver.
  2. Coloque a panela sobre uma mesa e espere um pouco para não se queimar.
  3. Cubra a sua cabeça com uma toalha e aproxime o rosto da panela para que se impregne com o vapor solto.
  4. Fique nessa posição por, pelo menos, 5 minutos para que todos os poros se abram e se limpem bem.

Para uma maior eficácia, no momento de aquecer a água você pode adicionar folhas de alguma planta indicada para pele oleosa ou com acne, como a menta, a sálvia ou o alecrim.

Remova a espinha com cuidado

Quando a espinha está muito avançada e é possível observar um ponto branco no lábio, você já pode proceder à sua extração. Isto deve ser feito com muito cuidado e seguindo as recomendações que indicamos em seguida.

Primeiro, lave muito bem as mãos para desinfetar e evitar passar novos germes e bactérias no rosto. Para estourar uma espinha no lábio corretamente, é importante que você nunca pressione nem aperte com as unhas, já que pode acabar por criar feridas. O ideal é pressionar com as pontas dos dedos ou envolver os dedos em gazes limpas. Você deve apertar com cuidado até drenar todo o pus do interior da espinha. Se, ao espremer, você sentir muita dor na zona ou notar que fica muito vermelha e irritada, adie a extração para quando a erupção estiver mais desenvolvida e seja possível tirar com facilidade.

Depois de remover o cravo do lábio, você pode aplicar um produto antisséptico sobre a zona para desinfetar e eliminar os micróbios que restam. O gel de aloé vera (ou babosa), o suco de limão ou o chá de louro são boas opções. Por fim, deixe a zona secar ao ar livre e não cubra com maquiagem nem outro tipo de cosméticos.

Remédio para espinha no lábio

Em seguida, indicamos os remédios caseiros para eliminar espinhas mais eficazes. Além de ajudar a tratar o problema, estes tratamentos naturais ajudam a reduzir a oleosidade da pele e prevenir o aparecimento de novas impurezas:

  • Aplicação de gelo: envolva um cubo de gelo com uma toalha ou pano e coloque diretamente sobre a zona afetada. A zona ficará adormecida e aliviará o incômodo e a inflamação.
  • Aspirina: tem a capacidade de secar as espinhas e os cravos e regular a produção de sebo. Triture duas aspirinas até virarem pó e, logo, misture com um pouco de água até obter uma pasta untuosa. Aplique esta máscara sobre a impureza e deixe atuar por 10 minutos. No seguinte artigo do umCOMO, você pode ver como fazer uma máscara de aspirina em detalhe.
  • Bicarbonato e limão: uma mistura muito adstringente perfeita para limpar a pele e eliminar as impurezas. Misture 1/2 colher de sobremesa com 4 gotas de suco de limão e 1 colher de sopa de água. Aplique a pasta sobre a espinha e deixe por 15 minutos.

Descubra mais tratamentos como estes no artigo Remédios caseiros para as espinhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar espinha no lábio? As melhores dicas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tirar espinha no lábio? As melhores dicas!

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar espinha no lábio? As melhores dicas!
1 de 2
Como tirar espinha no lábio? As melhores dicas!

Voltar ao topo da página