Partilhar

Como tirar as espinhas com alho

Como tirar as espinhas com alho

Quando se trata de espinhas , são muitos os remédios caseiros que podemos utilizar para tirá-las. No entanto, o alho é uma das alternativas mais conhecidas e eficientes graças à sua propriedade anti-inflamatória, antibiótica e purificante. Quando aparece uma espinha, às vezes é inevitável controlar o impulso de espremê-la, mas isso pode deixar uma grande marca na pele, o que pode se evitar se optar por uma solução caseira. Neste artigo do umCOMO explicamos como tirar as espinhas com alho.

Também lhe pode interessar: Como tirar as espinhas com mel

Tirar espinha com alho

O alho é capaz de tirar espinhas mais rapidamente e passar alho no rosto é a alternativa mais simples para tirar esse incômodo do caminho, bastando aplicar o a planta diretamente sobre sua pele. Para isso você deve:

  1. Esfoliar a zona onde se encontra a espinha para eliminar as células mortas e deixar a área suficientemente limpa, assim evitará que a espinha se infecte;
  2. Aplicar alho esmagado ou líquido e deixar atuar durante 20 minutos;
  3. Repetir este procedimento uma vez ao dia até que a espinha desapareça.

Comer alho para combater a acne

Muitas vezes o nosso organismo é propenso à produção constante de espinhas, nestes casos, pode-se comer alho cru na tentativa de combater a acne. A propriedade do alho de purificar o sangue permite que se consumir três dentes de alho todos os dias durante pelo menos três semanas, se normalize a formação de espinhas e se curem algumas doenças da pele.

Caso mesmo após uso de produtos naturais suas espinhas não melhorarem, será necessário recorrer a um médico dermatologista para que sua situação seja analisada e que, se necessário, seja receitado um remédio mais forte e fabricado.

Como tirar espinhas com alho e limão

Uma das melhores maneiras de tirar as espinhas com alho é combinar as propriedades desta planta com as propriedades antibacterianas do limão. Como? Muito simples:

  1. Limpe com sabão facial a zona onde esteja a espinha, depois corte um limão e massageie a área com uma metade durante cinco minutos;
  2. Aplique alho esmagado na área e deixe repousar durante 10 minutos. O limão abrirá os poros para que o alho penetre da melhor forma e possa tirar a espinha.

Há boatos de que alho mancha a pele ou então de que alho no rosto queima, entretanto, a informação não procede. Apesar disso, caso você for utilizar alho com limão no rosto, evite a qualquer custo o contato com luz solar pois o limão pode sim queimar e manchar seu rosto.

Se você se interessa por meios naturais de remover espinhas, veja também como fazer máscara de pepino para espinhas.

Tirar espinha com alho e coentro

Também pode-se tirar as espinhas com alho se misturado com coentro, para fazer isso você deve:

  1. Esmagar um alho;
  2. Misturar o suco de um dente de alho esmagado com suco de coentro;
  3. Limpar a zona onde se encontra a espinha e aplicar a mistura deixando repousar durante 15 minutos.

Esta mistura é muito potente para eliminar espinhas pois, assim com o coentro, alho é bom para espinhas por proporcionar efeitos anti-inflamatórios que ajudarão a revitalizar a saúde de sua pele e expulsar agentes nocivos.

Remédio para secar espinha inflamada

Máscara de bicarbonato de sódio

Além do alho na espinha inflamada, existem outros produtos simples e facilmente encontrados em casa que podem ser utilizados para a manter a pele facial saudável. O bicarbonato de sódio ajuda a secar a espinha e por ser anti-inflamatório e antisséptico, também mata as bactérias locais. Para usá-lo na face contra espinhas é necessário:

  1. Misturar o bicarbonato com água até que se forme uma pasta homogênea;
  2. Passar no rosto e lavar após 5 minutos.

Não se esqueça de lavar bem sua pele após o uso do bicarbonato e jamais se expor à luz do sol com a mistura na pele pois isso pode acabar resultando em queimaduras.

Máscara de arroz e mel

A mistura de arroz com mel é capaz de desinflamar a pele e também de ajudar na remoção de marcas deixadas por outras espinhas. Para fazê-la, basta:

  1. Misturar 2 colheres de sopa de arroz bastante cozido com 1 colher de sopa de mel;
  2. Amassar a mistura até que fique bastante homogênea;
  3. Passar na face e deixar por 20 minutos.

Após, basta lavar o rosto e, se quiser, passar um creme hidratante adequado para sua pele.

Como fazer máscara facial com alho

Outra alternativa para eliminar espinhas faciais é preparar uma máscara de alho para tirar as espinhas. Esta máscara é muito fácil de fazer, você deve:

  1. Esmagar um dente de alho e misturar com duas colheres de sopa de mel;
  2. Lavar o rosto ou a zona onde se encontra a espinha;
  3. Aplicar a máscara de alho e deixar repousar durante 15 minutos;
  4. Enxaguar a área com água fria e sabão.

Outra receita de máscara facial de alho é:

  1. Preparar uma pasta de alho;
  2. Esmagar todos os dentes de um alho;
  3. Adicionar duas colheres de sopa de azeite de oliva;
  4. Lavar bem a área onde está a espinha e aplique a pasta;
  5. Deixar repousar durante 15 minutos e depois retirar com água fria.

A vantagem desta pasta é que, ao contrário da primeira, pode-se congelar a porção restante e ter sempre à mão quando aparecer uma nova espinha.

Também pode tirar as espinhas utilizando limão, por esta razão convidamos você a ler nosso artigo como usar o limão para a acne e descobrir mais remédios caseiros para tratar este problema da pele e eliminar uma espinha facilmente.

Para que serve o alho?

O alho tem propriedades que ajudam a prevenir e curar de gripes, controla a gordura do sangue, também sendo eficaz no combate à hipertensão, equilibra a flora intestinal, ajuda no tratamento de doenças respiratórias como a asma, bronquite, pneumonia e ameniza consequências do tabagismo.

Passar alho na espinha ajuda por ser esse alimento que contém propriedades anti-inflamatórias naturais, o alho pode ser usada em picadas e outras inflamações cutâneas como as espinhas e dermatites, eliminando as bactérias locais.[1]

Como são os sintomas da acne adulta

Quando você escuta a palavra acne, automaticamente se associa a adolescentes que sofrem esta alteração cutânea que cobre seus rostos com espinhas. Mas a verdade é que a acne também se produz em pessoas adultas, cuja causa principal é o sebo, a substância gordurosa produzida pelas glândulas sebáceas da pele. A produção em excesso destas glândulas é o que gera a pele gordurosa e, a consequência, a obstrução dos poros, onde podem chegar a se instalar bactérias e provocar assim inflamação. Entenda com detalhes quais são os sintomas da acne adulta:

Diferenças da acne adulta com a acne em adolescentes

A acne adulta está caracterizada por:

  • Contar com um componente mais inflamatório.
  • As lesões localizam-se na parte inferior do rosto (ao redor da boca, na mandíbula e no queixo).
  • Consequências severas: cicatrizes, marcas e manchas.
  • Efeitos psicológicos que gera nos afetados.

A seguir, passaremos a detalhar os sintomas da acne adulta, alguns compartilhados com a acne juvenil, ainda que com diferenças:

Cravos escuros

Os cravos ou comedões são pequenos pontos escuros causados pela obstrução de um poro ou folículo da pele, estes são um dos principais sintomas da acne adulta.

Pápulas

Quando os comedões se obstruem se elevam sobre a superfície da pele e evidenciam pápulas ou protuberâncias de cor branca. Costumam concentrar-se na parte inferior do rosto: boca, mandíbula, queixo, etc., ainda que também possam aparecer, por exemplo, nos ombros.

Pústulas

Quando se produz um excesso de sebo gerado pelas glândulas sebáceas e se acumula no folículo ou poro, favorece o aparecimento de gérmenes e se gera uma reação inflamatória. Geram-se assim as pústulas, lesões cheias de pus e similares a uma bolha na superfície da pele. A bactéria causadora destas lesões é o Propionibacterium acnes, que se encontra na pele e se considera ator secundário na infecção dérmica.

Cistos

Por causa da obstrução das glândulas sebáceas e a infecção, também podem chegar a se formar cistos, cavidades cheias de pus. Estes são um dos sintomas da acne adulta que mais deixa marcas e cicatrizes.

Tratamentos anti-acne

No caso de começar a notar sintomas de acne adulta em sua pele, você deverá ir ao médico ou dermatologista para que lhe examine e faça o diagnóstico adequado. Desta forma, poderá indicar um tratamento anti-acne que lhe ajude a melhorar. Ainda assim, damos aqui alguns conselhos sobre como tratar a acne da pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar as espinhas com alho, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. http://www.uepg.br/fitofar/dados/Alho.pdf

Escrever comentário sobre Como tirar as espinhas com alho

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
eduardo
como se faz se livar de espinas no rosto
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Enéas
Minha pele queimou... inferno!!! Esta tudo vermelho e não saiiii!!! Pelo amor de Deus deem uma dica para resolver ou tirem esse artigo do ar... pelo amor de Deus! Não façam, não deixem 10 min, quiça 20... Meu pai amado, que falta de responsabilidade!
A sua avaliação:
Alan
Eu usei o alho diretamente na espinha durante 5 min apenas e o local ficou como se tivesse queimado. Como fasso para tirar essa marca?
A sua avaliação:
geovanna
Eu usei detergente,alho e sal...sera que sair as espinhas?
A sua avaliação:
ADRIANA
Essa máscara de alho com mel deve aplicar todos os dias?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adriana! Não convém usar essa máscara todos os dias, pode fazê-la uma vez por semana ou a cada 15 dias. Obrigada pelo seu comentário :)
Bruna Medeiros
Eu passei o limão e logo depois o alho batido no meu nariz aonde avia algumas espinhas e aí ardeu bastante e eu quero saber como tirar o odor do alho e o que eu posso passar agora pra ir dormir ?
thaina
o processo do limão com o alho deve ser feito todos os dias?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thaina! Sim este remédio caseiro com o alho deve ser feito todos os dias até a espinha desaparecer. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Khamylly
Gostei das dicas e vou usar com certeza. Obg..
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Khamylly! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como tirar as espinhas com alho
Como tirar as espinhas com alho

Voltar ao topo da página