Partilhar

Como desinflamar uma espinha

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como desinflamar uma espinha

Se lhe apareceu uma espinha no rosto e está inflamada, deve saber que existem alguns truques que podem ajudar você a desinflamar uma espinha. Desde remédios naturais a produtos que certamente você tem em casa, são muitas as possibilidades que tem para conseguir diminuir a inchaço e dissimular, ao máximo, a aparência de acne. Em umComo mostramos-lhe como desinflamar uma espinha e também damos alguns conselhos para que cuide do seu rosto e o mantenha liso e perfeito.

Também lhe pode interessar: Como tirar as espinhas com alho

Remédios caseiros para a acne

Existem diferentes tratamentos naturais para a acne que pode fazer em sua própria casa. Existem alguns produtos cotidianos que contêm componentes que ajudarão a desinflamar a espinha e melhorar sua aparência. Em umComo damos-lhe alguns para que escolha o que mais gostar:

  • Gelo: quando nos machucamos com uma batida usamos o gelo para desinflamar, pois quando se tem uma espinha o gelo também ajudará a baixar a inflamação. Só deve tentar colocá-lo em uma sacola de plástico para evitar queimar a pele com o contato direto; coloque na espinha e deixe agir durante 6 ou 7 minutos.
  • Pasta de dentes com flúor: o flúor é um componente habitual nas pastas dentais e que ajudam a diminuir a inflamação de uma espinha. Para consegui-lo, deverá colocar um pouco de pasta sobre a região inflamada e deixar secar; depois, limpe com bastante água e volte a repetir o processo até notar melhora.
  • Massagem ao redor da espinha: se fazemos uma suave massagem circular ao redor da área inflamada, conseguimos ativar a circulação do sangue e, portanto, conseguimos que o inchaço vá diminuindo aos poucos. Este é um remédio caseiro um tanto lento e com o qual terá que ter paciência.
  • Limão com sal: a acidez do limão misturada com o sal consegue desinfetar a espinha e fazer com que melhor; para consegui-lo só deverá misturar o suco de um limão com um pouco de sal e aplicar na área com a ajuda de um algodão. O processo de cura de acelerará e você exibirá um rosto mais limpo e macio.
  • Óleo de árvore de chá: contém propriedades antibacterianas, por isso é ideal para tratar a acne e para prevenir que a gordura da pele volte a produzir espinhas. Aplique um pouco deste óleo em um algodão e passe pela área que quer aliviar.
  • Vinagre de maçã: a acidez do vinagre também é perfeita para lutar contra a acne; portanto, para desinflamar uma espinha deverá misturar meia xícara de vinagre em 1 litro de água e jogar 1 colher de chá de sal. Lave seu rosto cada noite antes de dormir com esta mistura e verá como sua acne melhora.
  • Arroz integral: este ingrediente tem propriedades para a irritação da pele, de modo que é perfeito para ajudar a eliminar uma espinha. Para isso, deverá pôr para ferver 1 xícara de arroz integral em uma panela com 2 xícaras de água; coe o arroz e guarde a água porque é a que usaremos para o rosto. Com a ajuda de um algodão, ponha a água sobre a área a tratar e repita este processo 3 vezes por semana. Em umComo mostramos-lhe como fazer uma máscara de arroz para que se beneficie deste e outros de seus múltiplos benefícios.

Além destes remédios, existem outros que ajudarão você a eliminar a acne; em umComo oferecemos a você mais variedade neste artigo onde contamos como tratar a acne com remédios caseiros.

Como desinflamar uma espinha - Remédios caseiros para a acne

Cuidar do rosto com acne

Se é propensa a ter espinhas, é importante que tenha alguns cuidados específicos para a pele com acne que ajudarão você a prevenir seu aparecimento e a exibir um rosto mais liso e firme. São tratamentos simples que você pode acrescentar a sua rotina sem nenhum tipo de esforço e cujos resultados se verão imediatamente.

  • Aloe vera: esta planta tem um grande poder para cicatrizar, por isso aplicá-la diariamente em seu rosto fará que as marcas que tenham ficado no rosto pela acne se vejam melhoradas e menos profundas; pode usar o aloe vera diretamente da planta ou em seus formatos em gel ou creme. Em umComo damos a você alguns truques de beleza com aloe vera para que aproveite ao máximo seus benefícios.
  • Troque os lençóis: é importante que semanalmente troque os lençóis de sua cama inteira, mas se padece de acne deverá trocar a fronha todos os dias para que a gordura que solta do seu rosto não produza mais espinhas.
  • Boa alimentação: as espinhas do rosto também estão relacionados com o tipo de dieta que seguimos. Para levar uma alimentação saudável para sua pele, é importante reduzir a ingestão de alimentos gordurosos e comer muita fruta e fibra; a água também é importante para eliminar as toxinas do corpo. Antes de tudo, o que deve evitar é fumar ou beber álcool já que são produtos que agravam o aparecimento da acne. Neste artigo contamos a você como combater a acne com a alimentação.
  • Cuidado com a maquiagem: há alguns produtos de cosmética que podem aumentar a oleosidade de sua pele, portanto, se você tem uma pele com espinhas é melhor optar por maquiagem específica para seu tipo de pele. Em umComo ajudamos você a saber como se maquiar se tem acne explicando que produtos deve procurar e como deve se desmaquilar.
Como desinflamar uma espinha - Cuidar do rosto com acne

Por que aparece a acne

Existem diferentes causas da acne que fazem que seu rosto se veja invadido por pequenas infecções cutâneas incômodas e antiestéticas. Em umComo queremos que conheça as causas da acne para que possa saber como tratar e aprender a preveni-la.

  • Hormônios: durante a adolescência é quando mais acne aparece em nosso rosto, isso ocorre porque as mudanças hormonais propiciam o aparecimento de espinhas. As mulheres também sofrem de acne em períodos como a menstruação ou a gravidez, já que seus hormônios também estão experimentando mudanças.
  • Genes: o aparecimento de acne também se deve a motivos genéticos, já que se seus pais sofreram deste problema durante a vida, é provável sua pele também seja propensa à espinhas.
  • Alimentação gordurosa: se está acostumado a incorporar a sua dieta produtos gordurosos, como frituras, doces ou empanados, é provável que tenha mais acne que outras pessoas, por isso, para ver melhoria é importante mudar seus hábitos por outros mais saudáveis.
  • Outras causas da acne: fumar, um uso de maquiagem oleosa ou viver em um clima úmido também pode propiciar o aparecimento da acne.
Como desinflamar uma espinha - Por que aparece a acne

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinflamar uma espinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como desinflamar uma espinha

O que lhe pareceu o artigo?

Como desinflamar uma espinha
1 de 4
Como desinflamar uma espinha

Voltar ao topo da página