Partilhar

Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 19 março 2018
Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir

Você costuma ter cravos no queixo e gostaria de saber como acabar com o problema? Os cravos e as espinhas que surgem nessa parte do seu rosto costumam estar associados a mudanças hormonais do seu corpo que ocorrem em determinadas etapas, mas também podem ser consequência de uma má alimentação ou de uma higiene facial incorreta. Seja qual for o motivo pelo qual os cravos aparecem, a verdade é que são muito anti-estéticos, retirando a beleza a frescura da pele. Existem várias coisas que você pode fazer para fazer com que estes pontinhos desapareçam e não voltem a aparecer tão cedo. Se você gostaria de saber quais são, continue lendo esse artigo do umCOMO e confira como acabar com os cravos no queixo!

Também lhe pode interessar: Dicas caseiras para eliminar os cravos

Cravos no queixo: causas

O aparecimento de cravos ou acne costuma ser mais comum em zonas onde existe uma quantidade maior de glândulas sebáceas que produzem sebo, sendo assim mais provável que os poros entupam por excesso de óleo ou gordura e, assim, os cravos e espinhas se formem. No rosto, as zonas mais oleosas são as que fazem parte da chamada zona T que inclui a testa, o nariz e o queixo.

Mas, afinal, porque aparecem cravos no queixo? Em seguida, explicamos detalhadamente quais são as causas que podem justificar a formação dos cravos internos e espinhas na zona da mandíbula:

  • Desequilíbrios hormonais: esta é a principal causa dos cravos no queixo e do acne nesta zona do rosto. Em determinadas fases da vida, ocorrem mudanças hormonais relevantes, como é o caso da puberdade, a gravidez, os dias da menstruação, a ovulação e a menopausa. Nestes dias, a produção de sebo pode aumentar e promover o aparecimento de cravos e acne.
  • Estresse: é um fator que também pode provocar mudanças hormonais e aumentar a produção de sebo, o que resulta em mais cravos no queixo.
  • Maus hábitos alimentares: uma dieta com muitos alimentos gordurosos, com açúcares, picantes, muitos condimentos, fritos, etc., pode contribuir para a formação de impurezas e imperfeições na pele.
  • Fatores ambientais: o pó, a contaminação e os químicos do ambiente podem fazer com que os poros se obstruam e surjam cravos no rosto.
  • Maus hábitos de higiene facial ou de cuidado da pele.
  • Uso de produtos cosméticos que são irritantes para a pele.
  • Acumulação excessiva de toxinas que não são eliminadas corretamente e podem acabar por sair em forma de cravos.

Dica: Confira também como eliminar cravos do nariz com 13 técnicas caseiras.

Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir - Cravos no queixo: causas

Como eliminar cravos no queixo: limpeza do rosto

A primeira medida que você deve adotar para acabar com cravos no queixo e evitar o aparecimento de novas impurezas nessa zona é limpar o rosto adequadamente duas vezes por dia. Assim, conseguirá eliminar toda a sujidade acumulada durante o dia e reduzir o excesso de óleo nas partes mais gordurosas do rosto, o que evita que os poros entupam e formem cravos.

Em primeiro lugar, é essencial que você retire toda a maquiagem do rosto e, para isso, o ideal é usar um desmaquilante à base de água ou água micelar, um produto hipoalergênico e adequado para todo o tipo de peles. Caso você tenha acne severo, opte por loções de limpeza anti-acne indicadas pelo dermatologista.

Na limpeza facial, use sempre água morna ou fria, evitando a água quente, uma vez que pode piorar a quantidade de gordura na pele e irritar mais os cravos existentes.

Dica: Confira como fazer água micelar caseira nesse artigo!

Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir - Como eliminar cravos no queixo: limpeza do rosto

Como acabar com os cravos no queixo: exfoliação

A esfoliação é a melhor forma de eliminar os cravos no queixo e remover todas as impurezas acumuladas na pele nessa zona do rosto em geral. É especialmente eficaz quando falamos de cravos internos, uma vez que se eliminam todas as células mortas da capa superficial da pele, fazendo com que as impurezas saiam para o exterior.

É, então, muito importante que você esfolie a zona com cravos com muita suavidade e com produtos adequados, pelo menos 1 ou 2 vezes por semana. As melhores opções são as seguintes:

  • Adquirir uma loção esfoliante comercial indicada para pele oleosa ou com tendência a ter acne.
  • Preparar um esfoliante caseiro para o rosto com ingredientes naturais com propriedades adstringentes e que favoreçam a eliminação das impurezas. Os que oferecem melhores resultados são os esfoliantes preparados à base de babosa (aloé vera), aveia, limão ou argila verde. Confira as receitas completas no artigo Como fazer esfoliantes para a pele oleosa.
Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir - Como acabar com os cravos no queixo: exfoliação

Como tirar cravos internos no queixo

Quando sofremos de um surto de acne no queixo ou com o aparecimento de muitos cravos internos, vermelhos e irritados nessa zona, é essencial aplicar um creme ou loção anti-acne depois da limpeza facial. Este tipo de cremes devem ser adquiridos em farmácias, uma vez que os farmacêuticos podem aconselhar qual é o mais apropriado para o seu caso. No geral, costumam conter componentes como ácido salicílico, AHA, enxofre, peróxido de benzoílo, etc., para reduzir a inflamação dos cravos e acelerar o seu desaparecimento completo.

Caso você não tenha acne mas necessita de um creme para ajudar a diminuir a oleosidade no queixo e evitar o aparecimento de novas impurezas, o melhor é que você adquira um em formato de gel, à base de água e oil free. Você pode conferir mais informações no artigo Como escolher um creme para pele oleosa.

Remédios caseiros para cravos no rosto

Além dos conselhos anteriores, você pode recorrer ao uso de alguns remédios caseiros acabar com os cravos no queixo e em todo o rosto rapidamente. Os seguintes tratamentos são eficazes para conseguir uma pele bonita e sem imperfeições:

  • Máscara de papaia: triturar 2 rodelas de papaia com uma colher de sopa de flocos de aveia e um pouco de água. Aplicar a máscara no rosto e deixar atuar por 15 minutos. A papaia ajuda a reduzir a inflamação dos cravos e a prevenir surtos de acne.
  • Gel de babosa: aplicar um pouco de gel de aloé vera sobre a zona com cravos antes de dormir e deixar aturar durante toda a noite. O aloé vera, ou babosa, reduz a oleosidade da pele e faz com regenere e recupere mais rapidamente.
  • Máscara de mel e limão: misturar 1/2 vaso de suco de limão com 4 colheres de mel e aplicar a pasta dobre o rosto. Deixe repousar por 20 minutos e, em seguida, retire com água abundante, morna ou fria. Ambos os ingredientes possuem propriedades antibacterianas e antissépticas.
  • Chá verde: preparar uma infusão de chá verde e, com a ajuda de um disco de algodão, aplicar no queixo quando esfriar. É antibacteriano e combater a hiperatividade das glândulas sebáceas.

Descubra mais tratamentos como estes no artigo Como fazer máscaras caseiras para tratar a acne.

Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir - Remédios caseiros para cravos no rosto

Como evitar cravos no rosto: cuidar da alimentação

A nossa alimentação diária tem uma grande influência na saúde e aparência da pele e outra das medidas para eliminar cravos no queixo e prevenir a formação de novos é cuidar da dieta e apostar no consumo de alimentos saudáveis.

É importante seguir uma dieta rica em verduras e frutas frescas e, sobretudo, limitar o consumo de alimentos que favorecem a acne, como os embutidos, as carnes vermelhas, os produtos lácteos integrais, doces de padaria, bebidas com cafeína ou álcool, etc. Sem esquecer, também, que é essencial manter uma boa hidratação no interior para manter a pele saudável e perfeita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir

O que lhe pareceu o artigo?

Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir
1 de 5
Como acabar com cravos no queixo - tratar, eliminar e prevenir

Voltar ao topo da página