As espinhas

Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 11 abril 2018
Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido

Bicarbonato, água de arroz e mel são alguns dos truques. As espinhas, ou acne, são inflamações temporárias que podem surgir em qualquer parte do corpo mas têm uma incidência maior no rosto. Manchas podem ser consequências e aparecer nos locais onde as espinhas estavam devido a um processo de pigmentação da pele. Já as marcas, têm mais chances de surgir quando a acne é espremida voluntariamente. A exposição ao sol também pode contribuir para o surgimento de manchas e marcas. Para saber como tirar mancha de espinhas do rosto rápido, veja as dicas que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Como secar espinhas

Índice

  1. Como tirar mancha de espinhas
  2. Peeling para marcas de espinhas
  3. Cremes com ácidos
  4. Laser ou luz pulsada
  5. 'Tira manchas' de espinhas caseiro
  6. Como tirar manchas de espinhas do rosto com limão
  7. Mel nas marcas de espinhas
  8. Babosa (aloe vera) para eliminar manchas de acne
  9. Como amenizar manchas de espinhas em 1 dia com gelo
  10. Como tirar mancha de espinhas do rosto com arroz
  11. Truques para disfarçar marca de espinhas com maquiagem

Como tirar mancha de espinhas

Peeling para marcas de espinhas

Os dermatologistas são os profissionais mais indicados para te ajudar a tirar mancha de espinhas do rosto rápido. Além de analisar seu caso de forma personalizada, entender explicar a causa das suas espinhas e marcas, eles podem receitar cremes e medicações que não podem ser vendidas na farmácia sem receita.

Além de diagnóstico médico, alguns procedimentos estéticos também prometem tirar mancha de espinhas do rosto rápido. Um dos métodos mais comuns para tirar marca de espinhas é o peeling.

Ele funciona por meio de uma descamação na pele, que se renova depois surgindo mais uniforme, fina e lisa e visivelmente com menos manchas e cicatrizes de espinhas. Se elas não desaparecem na primeira sessão, outras consultas serão necessárias para ir realizando o tratamento de forma gradual.

Cada tipo de pele e de mancha de espinha tem um tipo de peeling mais indicado, é por isso que um profissional deve ser consultado para indicar o melhor tratamento para cada caso.

Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido - Peeling para marcas de espinhas

Cremes com ácidos

Os cremes com ácidos também são uma maneira eficaz de tirar mancha de espinhas do rosto rápido. Os ácidos mais comuns na composição desses cremes são o glicólico e o retinoico. Entretanto, essas pomadas só podem ser usadas com a orientação de um profissional, pois possuem uma fórmula que pode causar alergias em alguns tipos de pele e ocasionar manchas ainda piores do que as originais. O profissional que indicar o uso desse tipo de creme também deve passar recomendações quanto à exposição solar e misturar com outras pomadas.

Veja também: Como secar espinhas

Laser ou luz pulsada

Tratamentos a base de laser ou luz pulsada também são uma alternativa eficaz para tirar manchas de espinha do rosto rápido. Sua ação proporciona um clareamento gradual da pele uniformizando as manchas com as outras partes do rosto. Cada tipo de pele reage melhor a um tipo de laser ou luz pulsada, é por isso que um profissional deve avaliar e indicar o tratamento mais adequado.

Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido - Laser ou luz pulsada

'Tira manchas' de espinhas caseiro

Algumas soluções caseiras também podem ajudar a tirar mancha de espinha do rosto rápido. Uma delas é a aplicação de bicarbonato de sódio durante a noite. Essa técnica caseira é indicada principalmente para manchas mais escuras.

É muito simples, basta preparar uma mistura com bicarbonato de sódio e um pouco de água e mesclar até que chegue na consistência de uma pasta (que também pode ser usada como esfoliante). Aplique sobre as manchas e cicatrizes de acne antes de dormir e lave o rosto pela manhã.

Como tirar manchas de espinhas do rosto com limão

O suco de limão também tem propriedades que ajudam a clarear a pele de forma natural. Entretanto, só pode ser usado para manchas e nunca para feridas, visto que é um ácido natural e pode queimar.

Para usar essa técnica, prepare uma mistura com uma parte de suco de limão e uma parte de água e aplique sobre as cicatrizes ou manchas. Longe do sol, deixe agir por 15 minutos, lave bem o local e use um hidratante.

Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido - Como tirar manchas de espinhas do rosto com limão

Mel nas marcas de espinhas

O mel tem características naturais que ajudam a reduzir as marcas vermelhas e acalmam a pele. Essa técnica é indicada para quem tem pele sensível, pois também hidrata.

Para tirar mancha de espinhas do rosto rápido com mel, use um cotonete para aplicar o mel sobre a área manchada, deixe agir durante a noite e lave na manhã seguinte.

Sugestão: Como usar o mel para acne

Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido - Mel nas marcas de espinhas

Babosa (aloe vera) para eliminar manchas de acne

Quem tem acesso à planta da babosa (aloe vera), pode aproveitar os seus benefícios calmantes para tirar mancha de espinhas do rosto rápido. A hidratação de pele com aloe vera estimula o desaparecimento das manchas e cicatrizes. Basta partir uma folha de babosa ao meio e utilizar a seiva que sai da folha para para aplicar sobre a mancha ou cicatriz. Deixe agir sem enxágue.

Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido - Babosa (aloe vera) para eliminar manchas de acne

Como amenizar manchas de espinhas em 1 dia com gelo

Manchas vermelhas de espinhas espremidas recentemente pode ser amenizadas com um cubo de gelo ou de chá verde congelado. Embrulhe um cubo em um pano fino ou papel toalha e deixe sobre a área marcada até que adormeça. Essa técnica ajuda a acalmar a inflamação e reduzir a vermelhidão.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como tirar espinha no lábio com as melhores dicas.

Como tirar mancha de espinhas do rosto com arroz

Outro tratamento caseiro para tirar manchas espinhas rapidamente é com o uso do tônico facial de água de arroz. Para prepará-lo, basta seguir o tutorial sobre como fazer um tônico facial de água de arroz, aplicar no rosto, deixar secar e então enxaguar. Recomenda-se usar o tônico diariamente, no entanto deve ser sempre com uma água nova. A usada deve ser descartada.

Truques para disfarçar marca de espinhas com maquiagem

Se você deseja tirar mancha de espinhas do rosto rápido para uma emergência apenas superficialmente, pode usar a maquiagem como sua aliada. Ela não removerá essas manchas, mas alguns truques podem fazer com que esconda melhor. Com uma paleta de corretivos você consegue combinar cores que são mais adequadas para cada tonalidade de mancha.

A cor verde, por exemplo, é indicada para esconder as marcas vermelhas. Enquanto o corretivo azul ou lilás neutraliza marcas da cor marrom, e o corretivo vermelho ou rosê é ideal para manchas mais claras.

Se você é adepta dos tratamentos naturais, saiba como fazer uma máscara de pepino para espinhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos
  • Muito cuidado com exposição ao sol, principalmente se estiver usando ácidos ou tratamento com limão
  • Sempre antes de usar uma técnica ou produto no rosto, teste em uma pequena região da sua pele para ver como ela reage

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lari
O truque de tirar manchas de espinhas com arroz é genial. E dá para usar a água do arroz que vamos cozinhar!
1 de 6
Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido