Partilhar

Como arrumar as unhas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como arrumar as unhas

Quer conseguir umas unhas impecáveis e bonitas? Para isso, nada melhor do que lhes dar os cuidados que precisam para se manterem hidratadas e seguir uma série de passos de limpeza, corte, lixa e pintura que as deixarão com uma aparência incrível e realmente mais atraentes. Lembre-se que as mãos estão diariamente expostas a milhares de agressões externas, o que as prejudica com muita facilidade e a sua beleza pode desaparecer na hora caso não cuide delas como merecem. Neste artigo de umComo mostramos a você as melhores dicas para arrumar as unhas, por isso fique atenta.

Também lhe pode interessar: Como arrumar uma unha quebrada
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para arrumar as unhas é limpar profundamente para as deixar livres de resíduos e eliminar toda a sujeira. Comece aplicando um removedor de esmalte sem acetona (para não debilitar a unha) caso tenha restos de esmalte e pressione levemente cada uma delas com um disco de algodão para deixá-las limpas.

Após retirar o esmalte velho, aconselhamos mergulhar as mãos em um recipiente com água e sabão para acabar com toda a sujeira acumulada. Basta esperar 5 ou 10 minutos para conseguir também que as unhas amoleçam e poder trabalhar melhor posteriormente.

Como arrumar as unhas - Passo 1
2

Agora, é hora de cortar e lixar as unhas para conseguir a forma desejada. Deve considerar os seguintes pontos para fazer bem estas duas tarefas e ter a certeza de que o resultado final será o de umas unhas bonitas e bem arrumadas:

  • Use um cortador de unhas em vez da tesoura tradicional, já que com elas o corte não é tão preciso.
  • Deve cortar as unhas retas, deixando que saiam dos dedos cerca de 3 milímetros, no mínimo. Isso impedirá que depois cresçam encravadas na pele.
  • Certifique-se de não deixar cantos nem bordas irregulares.
  • Depois, para lixar as unhas é importante que as situe um pouco inclinadas para cima e as deslize de uma esquina para a outra seguindo uma única direção.
  • Se deseja conseguir uma forma específica, recomendamos que consulte os conselhos do artigo Como dar forma às unhas das mãos; aprenderá a lixar unhas arrendondadas, ovaladas e quadradas.
Como arrumar as unhas - Passo 2
3

O terceiro passo e não menos importante é o cuidado das cutículas, essa borda esbranquiçada situada na base da unha que a protege de possíveis infecções. O que deverá fazer é empurrar para trás e tirar as pelinhas com um alicate de unhas, que é um utensílio que conta com dois extremos metálicos com o qual poderá remover as cutículas e retirar as partes que sobram.

Antes de realizar esta tarefa, pode aplicar sobre as unhas um óleo para cutículas para que amoleçam e sejam mais fáceis de tratar. Se quiser ver um passo a passo mais detalhado sobre como fazer isso, consulte o artigo Como tirar as cutículas das unhas.

Como arrumar as unhas - Passo 3
4

Quando chegar a este ponto, antes de pintar, pode colocar nas unhas algum produto que ajude a revigorá-las e a fortalecê-las. Isso será especialmente útil caso sofra de debilidade e fragilidade nas unhas, pois é um sinal de que precisam de uma quantia importante de vitaminas.

Pode adquirir uma loção comercial fortalecedora de unhas ou conseguir bons produtos naturais para isso como os óleos; as melhores opções são o azeite de oliva, o óleo de rícino ou óleo de amêndoas, o óleo de argan e o óleo de rosmaninho. Aplique algumas gotas do óleo escolhido em um disco de algodão e passe por toda a superfície da unha até que o produto penetre bem.

Como arrumar as unhas - Passo 4
5

De seguida, já pode selecionar o esmalte da cor que quiser para potenciar o visual das unhas e conseguir uma manicure espetacular. Antes de aplicar a primeira camada, recomendamos que pinte com um esmalte transparente ou endurecedor de unhas para evitar que o esmalte debilite em excesso.

Para que a manicure seja mais duradoura, é essencial que aplique o esmalte em camadas finas e deixe que elas sequem por completo antes de passar para a seguinte. Se precisar acelerar esta tarefa, não perca as técnicas que revelamos a você no artigo Como secar o esmalte de unhas mais rápido.

Como arrumar as unhas - Passo 5
6

Se além de arrumar as unhas das mãos, também quiser saber como fazer com as dos pés para que fiquem igualmente bonitas, só tem que seguir os passos do artigo Como cuidar das unhas dos pés.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como arrumar as unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como arrumar as unhas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Julia
Ameeeei
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Julia! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como arrumar as unhas
1 de 6
Como arrumar as unhas

Voltar ao topo da página