Outros Depilação

Como deixar os pelos mais finos

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 30 abril 2020
Como deixar os pelos mais finos

A depilação é uma prática antiga e muito comum principalmente entre mulheres, entretanto, é um assunto cheio de mitos e informações contraditórias que podem causar bastante dúvida. Uma das questões comuns sobre o assunto são as relacionadas com a frequência das depilações com a grossura dos pelos, já que muitos acreditam que realizar a remoção de pelos com frequência faz com que o crescimento diminua, enquanto outros dizem que, na verdade, a prática da depilação afina os pelos. Já que a depilação é um assunto bastante contraditório, muitas mulheres querem saber como deixar os pelos mais finos e não sabem exatamente o que fazer, com medo de que acabem por aumentar o crescimento dos pelos em vez de diminuí-lo.

Para esclarecer as dúvidas a respeito disso e entender se depilar demais engrossa os fios e se existe algum método de depilação que ajuda a afiná-los, confira as informações sobre o assunto aqui no umCOMO para ajudar você a ter pernas como sempre quis.

Também lhe pode interessar: Como depilar os braços

Depilação afina os pelos?

Segundo especialistas, é mito o fato de que quanto mais as pernas forem depiladas mais os seus pelos vão ficar grossos. A questão é que o pelo é mais grosso na raiz e ele vai afinando até chegar à sua ponta. Desse modo, quando a depilação é feita com lâmina, o pelo é cortado perto da base, ou seja, onde ele tem naturalmente uma circunferência maior. Assim, ao crescer, é a sua base, que é mais grossa, que aparece primeiro, dando a falsa ideia de que o pelo se tornou mais grosso.

Além do lá citado, é válido dizer que a depilação com lâmina machuca a pele de forma que, gradualmente, acabamos com manchas nas regiões depiladas, o que é acentuado em axilas e buço. Se você tem o costume de se depilar dessa forma e acabou com regiões escurecidas, veja como tratar as manchas da pele.

De qualquer forma, é válido dizer que não tem como fazer os pelos caírem naturalmente, com exceção de que, com o passar dos anos, a queda hormonal eminente a todos os organismos possibilita que os pelos percam a sua força e, assim, se tornam mais finos e até mesmo nasçam com algumas falhas de espaço entre eles. É importante dizer isso pois existem diversas propagandas de produtos milagrosos como desodorante que afina os pelos ou misturas que prometem resultados que apenas poderão ser obtidos com métodos mais radicais como a depilação a laser e que acabarão sendo um desperdício de tempo e de dinheiro.

Agora que você já sabe todas as informações necessárias antes de procurar o método ideal, veja abaixo pelos grossos: como afinar.

Como deixar os pelos mais finos - Depilação afina os pelos?

Como afinar os pelos

Cera de depilação

Visto que a depilação em si não diminui comprovadamente o crescimento dos pelo, quem deseja deixar os pelos mais finos, portanto, deve procurar saídas para que a quantidade seja reduzida de outras formas. A primeira ideia, como já visto, é evitar raspá-los com lâminas e dar preferência ao método de depilação com cera, uma vez que se trata de uma técnica que arranca os pelos a partir da raiz e não corta apenas a sua base, como acontece com a lâmina. Isso quer dizer que quando o pelo volta a crescer, ele está inteiro, ou seja, com a sua ponta fina, sem dar a impressão que o pelo engrossou.

Além disso, há especialistas que afirmam que depilar com cera durante muitos anos até mesmo tem o poder de afinar os pelos, sendo assim, se você quer saber como diminuir os pelos da perna com cera, bastará utilizar sempre esse método. A ideia também é válida se você quer saber como deixar os pelos da virilha mais finos, já que trata-se de pelos mais grossos e de difícil cuidado que a cera poderá remover com facilidade. A única desvantagem no afinamentos de pelos grossos do tipo é que, porque se tornarem mais frágeis, serão maiores as chances de ficar com pelos encravados. A explicação é que quando os pelos perdem a sua força têm dificuldade de atravessar a pele, motivo pelo qual ficam encravados e inflamados.

Como deixar os pelos mais finos - Como afinar os pelos

Depilação a laser

Se você quer saber como afinar os pelos e está disposta a ir longe com a ideia, a forma mais radical de eliminar os pelos é com a depilação a laser, assim, não existe preocupação com a grossura dos pelos, já que o método tem o objetivo de destruir os pelos para que eles não cresçam nunca mais. De acordo com o seu tipo de pele é preciso fazer um número determinado de sessões para chegar ao resultado desejado.

Dependendo da quantidade de pelos que você tem e do quanto estão de incomodando, a saída pode ser ótima, afinal, não existe fórmula mágica de como fazer os pelos pararem de crescer naturalmente, apenas métodos que reduzam o crescimento ou que os tornem menos aparentes.

Apesar desse ser o único método de remover pelos permanentemente, existem algumas desvantagens na depilação a laser e que não podem ser ignorados. O processo em questão pode ser bastante doloroso, além disso, é mais caro do que os outros métodos de depilação mais comuns.

Em caso de pelos em grande quantidade que pareçam fugir do controle, é válido mascar uma consulta com um ginecologista pois desequilíbrios hormonais causados por doenças como a Síndrome do Ovário Policístico têm como um dos sintomas o aumento no crescimento de pelos no corpo.

Creme depilatório

Feitos especialmente para você que deseja remover pelos sem sofrimento, os cremes depilatórios dissolvem a base dos pelos e podem evitar que os mesmos engrossem, além disso, já que esses produtos são capazes de ir até a base do pelo, acabam por fazer com que eles demorem mais para voltar a crescer de forma visível do que as lâminas, que vão apenas no superficial.

São apenas dois os cuidados que devemos tomar ao lidar com cremes depilatórios, sendo primeiramente ler o rótulo da embalagem para deixar o produto na pele apenas o tempo recomendado, avisando assim ferimentos, além de também procurarmos um que seja especialmente feito para a região que desejamos depilar, já que pelos mais grossos exigirão produtos mais fortes que também poderão prejudicar sua pele caso não foram corretamente utilizados.

Se você quer saber como afinar os pelos do rosto, os cremes podem ser ideais pois existem diversos feitos especialmente para a região e que ainda têm função hidratante, ou seja, você poderá utilizá-los e ficar com a pele lisinha e bem cuidada.

Máquina depiladora

Há também as máquinas depiladoras que funcionam com cera e são muito práticas de usar, além da vantagem de afinarem os pelos. Esses aparelhos são vendidos em perfumarias ou então podem ser encontrados na Internet, valendo apenas dizer que, antes de realizar a compra, você deverá se certificar de que se trata efetivamente de uma máquina com esse fim, já que existem outras similares cuja função é cortar cabelos e que poderão não funcionar tão bem.

As máquinas depiladoras custam um pouco mais caro do que outros métodos como a cera ou a lâmina, mas durarão bastante tempos e algumas são até mesmo a prova d'água, o que te permitirá se depilar durante o banho, o que facilita bastante a vida de quem as adquire e que tem o costume de depilar grandes áreas do corpo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar os pelos mais finos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como deixar os pelos mais finos