Métodos de eliminação do pelo

Como se depilar com cera sozinha

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se depilar com cera sozinha

A depilação com cera tem vantagens e desvantagens, mas a verdade é que cada vez mais mulheres a experimentam. É um método que no início dói um pouco, mas dura bem mais que a depilação com uma lâmina de barbear, além da pele ficar menos irritada. Além disso, cada vez o pelo cresce mais fino e, portanto, será menos visível, fino e frágil. Se não pode ir a um centro de estética e prefere se depilar em casa, aprenda estes truques que vamos dar para você em umComo sobre como se depilar com cera sozinha e se tornará em uma especialista em pouco tempo.

Também lhe pode interessar: Como depilar a vagina
Passos a seguir:
1

Antes de mais, tem que examinar a sua pele. Pense que a cera não pode ser aplicada em cima de pintas, cicatrizes, queimaduras, erupções ou outras lesões, porque poderiam ficar irritadas e causar dor durante o processo. Também tem que preparar a pele: limpe-a com água morna (nunca com água quente), esfolie e hidrate-a. Isto ajudará a que a depilação seja menos dolorosa o pelo saia com mais rapidez, facilitando assim o processo. Se quiser, pode usar um creme hidratante antes da depilação, mas certifique-se que quando começar, esteja totalmente absorvido.

Outra coisa que deve verificar antes de começar com a depilação a cera é o tamanho do pelo. O ideal para a depilação com cera é entre 13 e 19 mm, assim, se estiver mais longo, é melhor cortar antes com tesoura. E se estiver mais curto, a depilação a cera não será tão eficaz.

Como se depilar com cera sozinha - Passo 1
2

Tenha em conta que zona do corpo vai depilar, porque dependendo disso os cuidados serão diferentes. Por exemplo, a depilação das pernas é bem mais simples porque a pele dessa zona é mais dura, tende a se irritar e machucar menos e, além disso, não dói tanto. Por outro lado, zonas como as virilhas, as axilas ou o rosto precisam de estar mais preparadas quanto à hidratação e limpeza, de maneira que deve prestar mais atenção.

3

Se vai se depilar com cera quente, deve estar muito atenta à temperatura. Se estiver muito quente, machucará a pele e certamente desistirá de continuar com o processo. Para evitar estas situações, já existem à venda produtos que controlam a temperatura para que não aumente mais do que o desejado.

A cera quente é sempre a melhor opção, porque precisamente o fato da sua elevada temperatura faz com que os poros da pele se abram, deixando assim sair o pelo com muita mais facilidade. No entanto, não se pode usar em todas as partes do corpo, já que é apta apenas para as pernas, as virilhas e as axilas. Nunca a use para o rosto, a zona púbica ou perianal, pois poderia danificar a sua pele.

4

A cera fria é apta para muito mais zonas do corpo e essa é a sua principal vantagem. Além disso, não precisa de preparação prévia, sendo assim um método mais rápido, ainda que também mais doloroso, porque não abre os poros como a cera quente. Pode usá-la, para além das pernas, axilas e virilhas, na zona facial (buço e sobrancelhas).

Também é apta para usar na zona púbica, mas deve ter muito cuidado porque esse tipo de pelo tende a ser bem mais grosso e duro, assim, faça-o sempre por zonas e em dias diferentes. E lembre-se de cortar o pelo se estiver muito longo para a cera, caso contrário poderia se machucar.

5

Se nos centramos em como se depilar com cera, o processo é muito simples. Devemos cobrir com uma faixa de cera (seja fria ou quente e com ou sem faixas) uma parte da zona que queremos depilar, esfregar a mão por cima da banda para ficar bem agarrada à pele e puxar sempre na direção contrária ao crescimento do pelo. Por quê? Porque assim arrancamos muitos mais pelos de uma só vez. Pense que passar a cera duas vezes na mesma zona é mais prejudicial para a pele do que fazê-lo apenas uma vez.

Como se depilar com cera sozinha - Passo 5
6

Quando tiver acabado, se vir que ainda ficaram alguns pelinhos soltos, não volte a passar a cera, o que pode fazer é arrancá-los com uma pinça. Certifique-se de tirar bem toda a cera e que não fiquem restos, isto pode ser feito passando um óleo de bebê pela zona depilada. Este produto fará saltar com facilidade os restos de cera que possa ter, tenha-os visto ou não.

7

Para terminar, aplique na zona depilada um creme hidratante, que acelerará o processo de recuperação da pele e fará com que fique com menos bolinhas. Mas é normal que saiam algumas, não se preocupe, é completamente normal e logo desaparecem. Se quiser, antes do creme hidratante, pode tomar um banho com água morna para que a pele relaxe.

Aconselhamos você a consultar o artigo Como hidratar a pele depois da depilação para evitar o aparecimento de irritações e bolinhas em excesso.

Como se depilar com cera sozinha - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se depilar com cera sozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como se depilar com cera sozinha