menu
Partilhar

Como fazer essência de canela

Como fazer essência de canela

A canela é uma especiaria utilizada não apenas na culinária em razão de seu sabor e aroma, mas também na medicina, já que tem propriedades que a tornam um medicamento fitoterápico, o que é proporcionado pelo Cinamaldeído, componente presente na planta[1]. Além do uso da canela in natura, também é possível produzirmos óleo tendo essa planta como base, sendo esse uns produtos mais apreciados dentro do mundo da aromaterapia. Apesar de ser usualmente comprado em lojas de produtos naturais, podemos fabricar o óleo de canela em casa, o que é bastante fácil e pode calhar numa economia de dinheiro.

Se você quer aproveitar as propriedades desse produto e aprender como fazer essência de canela em casa, não perca a receita a seguir nesse artigo do umCOMO pois aqui mostraremos passo a passo da produção.

Também lhe pode interessar: Truques de beleza com canela

Como fazer óleo de canela

Em razão das propriedades do produto, muitas pessoas se perguntam como produzir óleos essenciais em casa. Para elaborar este óleo essencial caseiro de canela, você precisará reunir os seguinte ingredientes:

  • Canela em pau;
  • Azeite de oliva virgem;
  • 1 frasco de vidro com tampa e que seja preferivelmente opaco para que o óleo se conserve em perfeitas condições.

Tendo tudo em mãos, o primeiro passo para elaborar o óleo é pegar o frasco de vidro que vai utilizar e introduzir nele 3 ou 4 paus de canela. A quantidade dependerá se quer que o aroma final seja mais ou menos intenso, você decide.

Agora, basta encher o frasco de vidro com azeite de oliva até cobrir por completo todos os pauzinhos de canela. Quando tiver acabado, tampe o frasco e comprove que está bem fechado. Coloque o frasco de vidro em um lugar fresco e sem umidade em seu lar. Deve deixá-lo ali repousando durante 20 dias. É importante que diariamente se lembre de agitar o frasco para que a canela e o azeite de oliva se vão misturando bem e o resultado seja o esperado.

Uma vez decorrido este tempo, sua essencia de canela já estará pronta para usar. Você precisará agora apenas coar o conteúdo do frasco para obter o líquido resultante e voltar a introduzi-lo em um pote com tampa no qual possa conservá-lo.

Como fazer essência de canela - Como fazer óleo de canela

Propriedades do óleo essencial de canela

Ainda que tenhamos ao nosso lado diversos remédios que foram desenvolvidos graças à evolução da ciência e da tecnologia, muitos problemas da saúde podem ser resolvidos com produtos naturais, o que é bastante vantajoso pois reduzem as possibilidades e efeitos colaterais, além costumarem ter preços bastante acessíveis.

Os óleo essenciais são comercializados principalmente em razão de seu aroma, entretanto, também chamam a atenção em razão de suas propriedades medicinais. No caso especificamente do óleo de canela, o produto deve ser usado caso você estiver procurando algo que seja capaz de ser:

  • Antioxidante;
  • Antimicrobiano;[2]
  • Antidiabético.[1]

Em relação à função antimicrobiana, o óleo de canela é até mesmo mais eficiente do que a água sanitária, ou seja, é mais capaz do que a água sanitária do que de acabar com bactérias.[3]

Além das funções acima, a canela tem outras propriedades bastante interessantes e pode ser utilizada para favorecer a circulação sanguínea[1], tratar algumas doenças respiratórias, estimular a função cerebral e melhorar a aparência da pele, entre muitas outras coisas.

Importante: apesar de ter diversas propriedades que favorecem o bem-estar físico e mental, essa é uma planta que não pode ser utilizada por todos. Para saber suas limitações, veja também quais são as contraindicações da canela.

Diferença entre essência e óleo essencial

Já que ambos possuem aroma de plantas tais quais a canela, é muito comum que nos perguntemos a diferença entre as essências e os óleos essenciais. Em razão da confusão iremos explicar exatamente o que é e para que serve cada uns dos produtos.

A essência é, como o nome pode indicar, um produto cuja função é unicamente aromatizante, ou seja, serve apenas para perfumar e não pode ser usada visando as propriedades da planta. Sendo assim, caso você adquira uma aromatizador de canela, deverá utilizá-lo para perfumar ambientes pois o produto será feito com ingredientes artificiais, que foram produzidos em laboratório e que simulam o aroma da planta. Já que não são naturais, não temos como fazer essência de canela em casa, ao contrário do que acontece com os óleos que podemos extrair as plantas.

O óleo essencial é um produto natural que utiliza um óleo como base (como o azeite foi utilizado no passo a passo acima) mas que é produzido através da extração das substâncias da planta da qual emana seu aroma. Por ser natural e utilizar a gordura apenas para "dar forma" ao produto, os óleos essenciais mantêm as propriedade da planta. Pense no produto como um chá, do qual, através da infusão, conseguimos consumir uma planta sem que tenhamos que ingeri-la diretamente.

Dica: se você quer saber como fazer aromatizador de ambiente natural de canela, não se desanime pois é possível queimar o óleo essencial para aromatizar ambientes fazendo uso de difusores. Outra possibilidade é preparar álcool com cravo e canela para esterilizar e perfumar sua casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer essência de canela, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. FIGUEIREDO, C. S. S. e S.; OLIVEIRA, P. V. de. SAMINEZ, W. F. de S.; DINIZ, R. M.; RODRIGUES, J. F. S.; SILVA, M. S. M. da. SILVA, L. C. N. da. GRISOTTO, M. A. G. Óleo essencial da Canela (Cinamaldeído) e suas aplicações biológicas. Revista de Investigação Biomédica, Vol. 9, Nº 2, p. 192-197, Sao Luís, 2017. Disponível em: http://www.ceuma.br/portalderevistas/index.php/RIB/article/download/143/pdf. Acesso em: 12/11/2020.
  2. ANDRADE, M. A.; CARDOSO, M. das G.; BATISTA, L. R.; MALLET, A. C. T.; MACHADO, S. M. F. Óleos essenciais de Cymbopogon nardus, Cinnamomum zeylanicum e Zingiber officinale: composição, atividades antioxidante e antibacteriana. Revista Ciência Agronômica, Vol. 43, Nº 2, p. 399-408, 2012. Acesso em: https://www.scielo.br/pdf/rca/v43n2/a25v43n2.pdf. Acesso em: 12/11/2020.
  3. BERALDO, C.; DANELUZZI, N. S.; SCANAVACCA, J.; DOYANNA, J. T.; FERNANDES JÚNIOR, A.; MORITZ, C. M. F. Eficiência de óleos essenciais de canela e cravo-da-índia como sanitizantes na indústria de alimentos. Pesquisa Agropecuária Tropical, Vol. 43, Nº 4, 436-440, Goiânia, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pat/v43n4/06.pdf. Acesso em: 12/11/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
50 comentários
A sua avaliação:
Fred
Esse óleo pode ser usado em sabonetes ou velas?
A sua avaliação:
renatavieira2@hotmail.com
Na não se obtem o óleo essencial da canela dessa forma o que se obterá é um azeite como algumas propriedades da canela, inclusive um pouco do óleo essencial, mas isso não pode ser chamado de óleo essencial de Canela porque não é algo puro.
A sua avaliação:
Inês
Por favor posso usar óleo de côco ? Obrigada
A sua avaliação:
Alzira Pompeu Delfino
Gosto de aprender fazer óleos para meu uso
A sua avaliação:
Raimunda
Adorei esse artigo

A sua avaliação:
Gil Bezerra
Será que o esse óleo essencial pode ser usado no difusor elétrico?
Cíntia
Os óleos essenciais são voláteis, eles evaporam. Este óleo de oliva com canela pude sujar seu aromatizador!
Francisca Alves
Onde posso encontrar a essência da canrela
A sua avaliação:
Vera Minkevicius
Boa explicação.
A sua avaliação:
Newton Alves
Parabéns pelo artigo.
Editor umComo.com.br
Oi Newton! Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
A sua avaliação:
Vera
Adorei o passo a passo, especialmente o do óleo de limão! Gratíssima - e continuem postando essas preciosas dicas!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vera! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Sandra mara Carvalho de Melo
Boa tarde amigos , agradeço , amei conhcer como se faz o ole oleo de canela ,,, Parabens , partilhar, conhecimento ,e abençoado por Deus, abre campo para vermos e apromorarmos , a duvida de um pode ser a soluçao para muito e nova idea para quem patilha
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! Que bom saber que o artigo foi do seu agrado! Continue acompanhando e partilhando a nossa página, valeu :)
A sua avaliação:
Rubia
Gostaria de saber se o azeite precisa ser extra virgem porque o que eu tenho não é, ou se posso substituir por oleo de coco extra virgem
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rubia! Não precisa ser extra virgem, pode utilizar qualquer outro que tiver em casa. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Suzana
Boa tarde; Gostaria de saber, se posso substituir o azeito, pelo óleo de coco, para produzir os óleos essenciais. Obrigada Att Suzana
A sua avaliação:
izabel
posso fazer com oleo mineral ? o de canela para a pele
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Izabel! Para fazer óleo essencial de canela convém mesmo usar azeite de oliva. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
messiah
Gostaria d saber se conhece receita para fazer oleo essencial de arruda
A sua avaliação:
Nilma Brito da Silva
Quando tempo deve tomar, qual período devo consumí-lo
A sua avaliação:
Roseli Lopes Fernandes
gostaria de ganhar um pronto eu posso?
A sua avaliação:
Adam
Adorei aprender a fazer oleo essencial de canela! Parabens pela ideia! Gostaria de saber como uso esse oleo essencial em sabonetes . Gostaria de saber se o fato dele ter passado esses 20 dias guardado, que o transforma em oleo essencial, faz dele inadequado para consumo em saladas ou alimentos.... Obg!! ^^
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adam! Você pode usar o óleo essencial de canela para fazer sabonetes artesanais. Neste artigo explicamos como os pode fazer: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-sabonete-artesanal-8111.html O óleo de canela caseiro é próprio para consumo, por isso você pode usar em saladas ou outros alimentos. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Valdeluci c vasconcelos
Eu posso usar o oleo mineral????? Porque não vai ficar com o cheiro do oleo de oliva???
Elisa Goncalves
Ola amo suas dicas, gostaria de saber se no lugar do azeite poder ser usado o oleo de coco natural tambem feito em casa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisa! O recomendável é usar o azeite tal como indica no artigo. Obrigada pelo seu comentário :)

Como fazer essência de canela
1 de 2
Como fazer essência de canela

Voltar ao topo da página