PARTILHAR

Como fazer laquê caseiro

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 10 abril 2017
Como fazer laquê caseiro

Se fizermos algumas contas, ter um pelo cuidado, saudável e brilhante exige muito dinheiro em cada mês. Entre o salão, o xampu, condicionadores e spray fixador, acabamos gastando uma boa granada para garantir que nosso cabelo sempre está perfeito.

Além disso, nem tudo o que brilha é ouro e muitos dos produtos para o cabelo que encontramos no marcado são feitos à base de químicos que, embora na altura possam parecer benéficos, danificam e estragam o nosso cabelo com o tempo. Consegue imaginar um produto caseiro, natural e econômico que ajuda a modelar e fixar o seu cabelo sem danificá-lo? Ele existe! No seguinte artigo do umCOMO, explico como fazer laquê caseiro para o cabelo passo a passo para que, a partir de hoje, você possa fazê-la você mesmo!

Vai precisar de:
  • Media taza de agua
  • 2 cucharaditas de azúcar moreno
  • Alcohol, preferiblemente isopropilo de 91%
  • Olla pequeña
  • Botella con rociador en spray
Também lhe pode interessar: Como limpar a escova de cabelo
Passos a seguir:
1

para fazer laquê caseiro, comece por colocar meio copo de água para ferver em uma panela ou caçarola pequena. É importante que a água seja de qualidade, por isso prefira usar água de garrafa ou filtrada ao invés de água da torneira. Tendo em conta que a quantidade de água necessária não é muita, fique atento ao fogo para que não evapore e você tenha de adicionar mais líquido.

Como fazer laquê caseiro - Passo 1
2

No momento em que a água começar a ferver, retire a panela do fogo. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de açúcar, de preferência mascavo, e mexa bem com suavidade até o açúcar dissolver completamente no líquido. Para que o laquê caseiro fixe melhor, você pode adicionar um pouco mais de açúcar. Contudo, não recomendo que adicione mais do que 4 colheres de açúcar pois, embora fixe mais, também deixará o cabelo sujo e com uma aparência desagradável.

Como fazer laquê caseiro - Passo 2
3

Depois de dissolver o açúcar até não restar nenhum grão, deixe o líquido esfriar durante 3 ou 4 minutos. Deve ficar morno, nem frio nem quente. Você pode ir comprovando a temperatura com uma colher pequena.

Como fazer laquê caseiro - Passo 3
4

Chegando a esse ponto, você tem duas opções:

  • Usar álcool para fazer o laquê caseiro.
  • Deixar a mistura final como está

O álcool não oferece nenhuma qualidade extra no que diz respeito à fixação ou potência do laquê, simplesmente é um componente que vai prolongar o uso do laquê caseiro, assim como o seu prazo de validade. Por ser completamente natural e não incluir conservantes, não adicionar álcool ao laquê vai fazer com que expire muito tempo antes. Desse jeito, se quiser usá-lo apenas uma vez, não é necessário adicionar álcool. Contudo, se está planejando um uso mais intensivo, recomendo que adicione álcool à mistura. Na verdade, este químico pode garantir uma consistência que facilita a sua passagem pelo spray.

5

Se você não vai adicionar álcool, apenas tem que verter o laquê caseiro em um recipiente com difusor em spray. Em qualquer supermercado você pode encontrar recipientes deste tipo. Contudo, certamente existe algum em sua casa que você pode reutilizar!

Se, depois de umas semanas de uso do laquê caseiro para o cabelo, você notar que a água começa a escurecer ou a ficar turva, você deve jogá-la no lixo e preparar outra. Esse é o resultado da fermentação do açúcar, o que pode ser evitado ao adicionar álcool. Em seguida, explicamos como fazer laquê caseiro para o cabelo, usando álcool.

Como fazer laquê caseiro - Passo 5
6

Para adicionar o álcool à água com açúcar, é muito importante que a água esteja morna. Se você adicionar quando estiver demasiado quente ou, pelo contrário, colocar quando está demasiado frio, a sua ação na mistura será menor e ficará turva com maior facilidade.

A quantidade que você deve adicionar é de 2 colheres de café, mexendo bem para obter uma mistura bem homogênea. O tipo de álcool que recomendo para fazer o laquê caseiro é o isopropilo de 91%, um produto cujas propriedades funcionam bem com este produto.

Outro benefício de adicionar álcool ñe que, principalmente no verão, o laquê caseiro fornece um efeito refrescante que você vai amar.

7

Agora que já sabe como fazer laquê caseiro para o cabelo, pode repetir esta operação quantas vezes quiser ou quando necessitar de uma ficação extra para o sue penteado. Mas, como utilizar este laquê? O processo que você deve seguir é muito simples:

  1. Se você vai fazer um penteado com chapinha ou secador, pulverize primeiro o cabelo com uma capa de laquê caseiro e volte a pulverizar quando o pelo já estiver seco para acabar de fixá-lo.
  2. Se você quer pentear o cabelo seco, basta pulverizar o cabelo com uma camada do laquê caseiro depois de obter o penteado desejado. Não exagere na quantidade, é importante lembrar que o produto tem uma base de água e que, se você adicionar demasiado produto, você perderá o penteado.
  3. No seguinte artigo do umCOMO, você pode conferir como aplicar o laquê no cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer laquê caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer laquê caseiro
1 de 5
Como fazer laquê caseiro

Voltar ao topo da página ↑