Partilhar

Como fazer óleo de sândalo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer óleo de sândalo

O óleo de sândalo é um bom produto natural para fazer massagens e conseguir aproveitar ao máximo os benefícios deste ingrediente em nossa pele. Esta árvore é frequentemente usada nos tratamentos de aromaterapia e é muito utilizado nas práticas de medicina tradicional chinesa. Neste artigo de umComo contamos a você como fazer óleo de sândalo para que assim possa exibir um aspecto melhorado da pele, bem como uma sensação de relaxamento em todo o corpo quando aplicado com massagens.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de amêndoas
Passos a seguir:
1

O uso do sândalo nos tratamentos de beleza provém do antigo Egito onde, assim como na Índia, se usava este aroma para fazer perfumes; ainda que a madeira desta árvore também se usava como incenso e como bálsamo devido a seu delicioso aroma. Atualmente, este ingrediente utiliza-se no campo da cosmética devido aos benefícios que se detectaram que produzem tanto em nossa pele como em nossa saúde.

O aroma que tem o óleo de sândalo lembra o perfume da rosa, por isso, surgiu como um produto ideal para fazer aromaterapia. Costuma-se misturar com outro tipo de óleo para poder fazer uma massagem já que o sândalo atua também como fixador de outros óleos para conseguir que o perfume se mantenha durante mais tempo.

Como fazer óleo de sândalo - Passo 1
2

A seguir, indicamos a você como fazer óleo de sândalo em sua própria casa, uma solução ideal para conseguir criar óleos essenciais perfeitos para suas massagens e seus tratamentos de beleza em casa. Você precisará de:

  • 1 colher de sopa de óleo de uva
  • 1 colher de sopa de óleo de sândalo
  • 4 gotas de óleo de laranja
  • 1 pouco de canela em pó

Para conseguir preparar este óleo para massagem simplesmente terá que misturar em um recipiente todos estes ingredientes e agitar a mistura com força para que se integrem os componentes. Também é importante que cada vez que vá usar, agite o frasco para conseguir que voltem a se misturar todos os componentes. Um bom conselho que conseguirá potencializar os efeitos relaxantes e calmantes deste produto que elaboramos é esquentá-lo antes de fazer a massagem.

Como fazer óleo de sândalo - Passo 2
3

Mas além da receita anterior, também pode misturar óleo de sândalo com outros produtos dependendo do tipo de pele que tiver. Assim, aqui deixamos para você uma lista com os óleos ideais para misturar com o de sândalo:

  • Óleo de semente de uva: é o que comentamos anteriormente e se trata de um tipo de óleo que é perfeito para elaborar este produto porque o risco de alergia é muito baixo. É o que normalmente usam os terapeutas e massagistas profissionais.
  • Óleo de jojoba: este tipo de óleo está recomendado para todo o tipo de pele. Usa-se para umectar e curar os danos que sua pele possa ter sofrido como queimaduras, cicatrizes, etc.
  • Óleo de abacate: se você tem a pele dura e com tendência a secar, este óleo é ideal para misturar com o de sândalo. O motivo é que hidrata e nutre a pele seca curando também feridas produzidas pelo sol.
  • Óleo de amêndoa: é um óleo muito eficiente para tratar peles secas ou sensíveis. Tem altos componentes em vitaminas A, E e ácidos graxos essenciais, por isso é perfeito para hidratar completamente a pele e lhe dar poderosos nutrientes.
  • Óleo de damasco: é recomendado para massagens faciais porque sua consistência é mais leve que o resto. Tanto o aroma como a textura o convertem em um aliado perfeito do óleo de sândalo.
  • Óleo de gérmen de trigo: as pessoas mais maduras podem incorporar em seu tratamento este óleo essencial cuja composição contém altos níveis de vitamina E, antioxidantes e ácidos graxos.
Como fazer óleo de sândalo - Passo 3
4

Agora você já sabe algumas receitas para preparar óleo de sândalo em casa, mas em umComo queremos que você conheça as múltiplas propriedades e efeitos benéficos que experimentará em sua pele com a aplicação habitual deste produto.

  • Propriedades antibacterianas: pelo que sua pele estará melhor protegida das infecções bem como das doenças de pele (secura, acne etc.).
  • Profunda hidratação: o óleo de sândalo é perfeito para tratar a pele seca ou irritada pois tem um grande poder umectante, algo que consegue hidratar em profundidade. Isso, somado ao seu efeito antisséptico, o converte em um ingrediente ideal para tratar as impurezas e a acne.
  • Alívio das condições pulmonares: se fizer uma massagem na zona dos pulmões, consegue-se reduzir a congestão do peito, bem como diminuir a tosse. Isto ocorre porque o óleo de sândalo tem propriedades antissépticas que contribuem para esta melhora da saúde.

Neste artigo de umComo contamos a você de maneira detalhada quais são as propriedades do sândalo.

Como fazer óleo de sândalo - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de sândalo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de sândalo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
patricia canelas
eu adoro este site
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer óleo de sândalo
1 de 5
Como fazer óleo de sândalo

Voltar ao topo da página