Partilhar

Como tirar estrias vermelhas

Como tirar estrias vermelhas

Óleo de amêndoas, Cicatricure, e o multiuso Hipoglós são apenas algumas das soluções. As estrias são um problema que atacam tanto homens como mulheres. Isto acontece devido a um excessivo esticamento da pele, causando um rompimento da pele numa determinada zona. O esticamento da pele está, normalmente associado a uma mudança repentina no corpo, como emagrecer ou engordar com frequência, durante a gravidez ou até na adolescência, uma vez que nesta fase o nosso corpo não tem tempo para se adaptar ao crescimento acelerado dos órgãos. As estrias podem aparecer em qualquer parte do nosso corpo, mas atacam normalmente zonas como as nádegas, seios e barriga. Existem dois tipos de estrias, as brancas e as vermelhas. As estrias vermelhas significam que a estria é recente e que por isso precisam de um tratamento o quanto antes. Se apareceram estrias vermelhas em alguma zona do seu corpo, aprende neste artigo do umCOMO como tirar estrias vermelhas.

Também lhe pode interessar: Como eliminar estrias com Hipoglós

Estrias vermelhas saem?

As estrias vermelhas são aquelas que aparecem de início em razão de um recente esticamento da pele. Por serem mais recentes, as estrias vermelhas têm cura, o mais importante é não descuidar da hidratação para manter a elasticidade da pele e não deixar que elas se tornem brancas, quando é muito mais difícil tirar. Enquanto as marquinhas ainda estiverem avermelhadas, sua pele tenta repor o colágeno, o que não significa que você não tenha se preocupar, há tratamentos específicos e caseiros que dão uma turbinada nessa hidratação e outros que até as removem por completo.

Se você percebeu alterações na sua pele e quer saber como acabar com estrias vermelhas, leia as dicas abaixo.

Como tirar estrias vermelhas da gravidez

As estrias duranta a gravidez são mais do que normais e acontecem em 70% das gestantes[1], tanto pelo aumento de peso, quanto pelo estiramento da pele da barriga junto com as alterações hormonais. Ainda que seja mais comum estria na garriga durante a gestação, em razão do ganho de peso é possível que apareçam estrias vermelhas na coxa.

Por mais que a prevenção das estrias durante a gestação seja a melhor forma de evitar essa preocupação, nem sempre o nosso corpo reage da maneira que gostaríamos. Apesar de já existirem tratamentos e cosméticos ideais para acabar com as estrias, não há estudos suficientes que comprovem a segurança deles durante a gestação. Portanto, no caso de gestantes, não é recomendável utilizar cremes ou ácidos para remover as estrias sem o acompanhamento de um médico especialista.

O que pode ser feito tirar estrias vermelhas da gravidez, é apostar na hidratação convencional e tratamentos naturais que apresentaremos a seguir.

Entenda: Quando começar a usar creme anti-estrias na gravidez?

Estrias vermelhas saem com óleo de amêndoas?

A maneira mais eficaz de garantir que a pele não se rompa e cause estrias é através da hidratação. Você deve hidratar a sua pele todos os dias, após o banho, com hidratantes ou óleos que contenham as mesmas propriedades, como o óleo de semente de uva ou o óleo de amêndoas, que tem propriedades hidratantes e cicatrizantes que ajudam no tratamento de estrias e rugas[2]. Para diminuir este problema também é fundamental ter uma alimentação saudável, para que consiga controlar o ganho de peso e por conseguinte o aparecimento de estrias e tomar muita água.

Mais opções em: Óleos naturais para as estrias

Como eliminar estrias vermelhas com borra de café

Para este tratamento caseiro você vai precisar de:

  • Borra de café, que poderá encontrar no coador, depois de fazer o seu café;
  • Óleo de rosa mosqueta;
  • Azeite de oliva extra virgem.

Antes de tomar banho, passe a remédio caseiro para estrias vermelhas que deve ser composto por uma mistura dos elementos acima citados, friccione levemente para fazer uma esfoliação da pele. A pele das zonas com estrias vermelhas deve estar levemente umedecida e deve fazer a esfoliação por cerca de 30 segundos. De seguida, tome banho normalmente e seque muito bem a zona das estrias. Agora aplique um pouco de óleo de rosa mosqueta na área com estrias, friccionando muito bem para penetrar bem na pele. Deixe secar o óleo e aplique o azeite de oliva nas estrias, massageando por 10 segundos cada estria vermelha. Não precisa enxaguar o azeite de oliva, deixe secar naturalmente de maneira a que a sua pele o absorva por completo.

Se você está procurando como tirar estrias vermelhas da barriga, coxas ou nádegas porque estão te incomodando muito, faça a esfoliação com a borra de café até 3 vezes por semana, enquanto a aplicação do óleo e do azeite pode ser feita todos os dias.

Para outras receitas caseiras para tirar estrias vermelhas, consulte nosso artigo sobre como fazer creme anti-estrias.

Cosméticos e tratamentos para estrias vermelhas

Existem vários tratamentos medicinais disponíveis para amenizar as estrias na pele. Caso você opte por algum destes tratamento para estrias vermelhas, deve sempre seguir as orientações de um profissional, principalmente se você está grávida, afinal, os tratamentos são um tanto agressivos para a pele e podem causar danos caso não sejam feitos sem o aval de um especialista. Os métodos mais comuns e eficazes disponíveis no mercado são:

  • Ácido retinoico;
  • Peeling;
  • Infravermelho;
  • Laser fracionado;
  • Microdermoabrasão;
  • Subcisão com ácido hialurônico.

Os tratamentos profissionais para estrias como a microdermoabrasão e o peeling visam aumentar a capacidade da pele de absorver ácidos que trabalharão para a reconstrução do tecido de forma que não haja danos[3].

Cicatricure tira estrias vermelhas?

Um dos produtos indicados para o tratamento de estrias vermelhas mais famosos no mercado é o Cicatricure, em gel ou em creme. De maneira resumida, o que o produto faz é potencializar a hidratação da pele, potencializando a regeneração da cicatriz ainda vermelha. Outras pomadas e cremes que contém colágeno e têm propriedades de cicatrização da pele também prometem um efeito parecido, como é o Bepantol.

Confira: Como usar Cicatricure gel para estrias e cicatrizes

Hipoglós para estrias: mito ou verdade?

Quem é fã de produtos "coringas" pode já ter ouvido sobre o Hipoglós no combate às estrias vermelhas. Sim, é verdade que as propriedades da pomada que estimulam a produção e regeneração de colágeno e elastina podem ajudar no tratamento anti-estrias, assim como o Bepantol.

Você pode, inclusive, preparar uma mistura hidratante potente de hidratante corporal, Hipoglós e óleo de amêndoas (nas mesmas proporções) e utilizar diariamente sobre as estrias vermelhas.

O que é bom para estrias

A estria roxa é mais "evoluída" do que a vermelha, entretanto, ainda não está no estágio final e mais difícil de remover que é quando passa a ficar branca. Para remover estrias roxas uma boa opção é fazer esfoliação com aveia e leite de soja!

Veja abaixo os ingredientes necessários:

  • 250mL litro de leite de soja;
  • 1 mão cheia de aveia.

Misture os ingredientes e passe delicadamente em cima das estrias fazendo movimentos circulares.

Como fazer esfoliante com aveia e laranja

Outra opção é a esfoliação com aveia e laranja. Para isso você precisará de:

  • 1 laranja;
  • 1 colher de chá de aveia;
  • 1 colher de sopa de amêndoas trituradas;
  • Algum óleo vegetal de sua preferência, é possível utilizar óleo de coco, de amêndoa[2] ou então optar por óleos hidratantes feitos para pele.

Remova a casca da laranja, rale e desidrate-a. Então, misture a casca de laranja ressecada com os outros ingredientes e passa delicadamente em cima das estrias.

Como eliminar estrias roxas

Tirar estrias roxas é um pouco mais difícil do que remover estrias vermelhas, entretanto, realizando 3 vezes por semana uma das esfoliações recomendadas acima e mantendo a pele sempre hidratada passando um hidratante adequado após a esfoliação você verá sua pele melhorando a cada dia que passa.

Dica para disfarçar estrias com maquiagem

Os tratamentos para as estrias apresentam resultados progressivos e não imediatos, por isso poderá sentir a necessidade de disfarçar estas incômodas marcas. Para isso, pode usar maquiagem para tapar estas marcas. Para disfarçar as estrias vermelhas, utilize um corretivo de cor verde antes de usar o corretivo do mesmo tom da pele.

Caso lhe tenham aparecido estrias brancas, também existem alguns tratamentos caseiros que pode fazer em casa. Veja aqui uma seleção dos melhores tratamentos caseiros para estrias.

Como evitar estrias

Lembre-se que a prevenção é a melhor forma de tratamento para as estrias, por isso, nutrir a sua pele todos os dias para garantir a sua elasticidade e impedir assim a ruptura das suas camadas internas é essencial. Truques eficazes na hora de manter a pele resistente e saudável são:

  • Beba bastante água: se hidratar de dentro para fora é a dica mais importante na hora de manter a pele saudável, elástica e hidratada. Vale dizer que quando estamos desidratados a primeira parte do corpo a se manifestar é a pele, sendo assim, beba em média 2 litros de água por dia principalmente no verão;
  • Use cremes hidratantes: se hidratar de fora pra dentro também é importante! Use cremes hidratantes diariamente após o banho, principalmente se você tiver a pele seca, nesses casos, procure creme especiais para reforçar devidamente sua pele;
  • Evite grandes e frequentes alterações de peso: o famoso "efeito sanfona" que consiste no ganho e perda de peso é um dos grandes causadores de estrias. Além de esticar a pele quando ganhamos peso, o efeito sanfona faz com que a pele fique solta quando o peso é perdido e, na tentativa de se recuperar e acabar sendo novamente esticada, a pele fica fraca e fina;
  • Mantenha uma alimentação balanceada: além de evitar grande consumo de alimentos gordurosos, para evitar estrias é necessário se alimentar com bastante colágeno, afinal, é essa a substância responsável pela resistência e elasticidade da pele[3]. Entre os alimentos com colágeno estão gelatina, ovo, castanhas, cenoura e alho, além disso, também é possível comprar cápsulas de colágeno em farmácias. Veja também bons alimentos para produzir colágeno.

Outra recomendação é evitar os banhos com água muito quente, pois isso pode agravar mais as estrias vermelhas, além de ressecar a pele. O uso de roupas muito apertadas também não é recomendado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar estrias vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Use e abuse do seu creme hidratante de pele, pois manter a pele hidratada também contribui para evitar o aparecimento destas incômodas marcas.
Referências
  1. http://www.scielo.br/pdf/abd/v84n6/v84n06a05.pdf
  2. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/o/oleos.pdf
  3. http://siaibib01.univali.br/pdf/Cintia%20Netto%20do%20Amaral%20e%20Joziana%20Cristina%20Weiss%20Benites.pdf

Escrever comentário sobre Como tirar estrias vermelhas

O que lhe pareceu o artigo?
38 comentários
Amelie
parece ótimo para estrias vermelhas e roxas.
A sua avaliação:
Lela
Dá-lhe Hipoglós nas estrias! Mas também quero testar o Cicatricure gel nas estrias vermelhas, dizem que é tiro e queda!
bismaiq
pode ser usado na gravidez de 8 meis
joao
apareceu machas vermelhas na minha pele dps de muitas pesquisas descobrir que e ESTRIAS VERMELHAS -_-
Anony
Na manha de quarta-feira pegue meio copo de água e coloque dentro dele o numero de grãos de arroz que corresponde a quantidade de quilos que você deseja perder. É preciso ter cuidado e não exagerar colocando mais grãos do que seria o ideal uma vez que os quilos que você perder não poderá mais recuperar. Quando chegar a noite beba a água, mas deixe os grãos de arroz no copo e novamente coloque água pelo meio do copo. Quinta de manhã em jejum beba novamente a água, deixe os grãos e novamente acrescente água até o meio do copo e finalmente sexta-feira pela manhã beba a água com os grão de arroz junto.
A sua avaliação:
joice
eu faço o uso do pó de café com açúcar e óleo de amêndoas para fazer a esfoliação na pele e lavo cm água fria porem não vejo resultado algum. as minha estrias ainda tem uma coloração avermelhada e arroxeada também! sera que vocês poderia mim recomendar algo q realmente funcione pelo menos disfarce estou quase maluca pois nuca tive estrias e ainda tenho q levar em conta a gravidez...desde de já agradeço...
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Joice! Nesses artigos poderá encontrar mais dicas para tirar as estrias:
https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-eliminar-as-estrias-com-remedios-caseiros-2458.html
https://beleza.umcomo.com.br/artigo/oleos-naturais-para-as-estrias-24000.html
Para disfarçar as estrias pode recorrer à maquiagem aplicando um corretivo de cor verde nas estrias vermelhas.
A sua avaliação:
ana caroline
então eu estou gravida eu já tinha estrias vermelha , eu tenho 19 anos eu posso passar isso na pele por esta gravida ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Pode passar que sim não tem problema, pois tratam-se de remédios caseiros. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
cicera
Posso substituir o óleo de rosa com o óleo de argan?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Cicera! Seria bom usar mesmo o óleo de rosas, se não tiver pode aprender a fazer aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-oleo-de-rosas-caseiro-12217.html
A sua avaliação:
cícera rodrigues
Posso substituir o óleo de rosa musqueta com o óleo de argan???
A sua avaliação:
Ruth De Andrade Silva
Esta aparecendo muita estrias vermelha no meu bum bum, corsa muito. o que eu faco para, parar de nascer e de corsa ?????
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ruth! Você já experimentou alguma das indicações que demos acima?

Como tirar estrias vermelhas
Como tirar estrias vermelhas

Voltar ao topo da página