Partilhar
Partilhar em:

Como eliminar as estrias com remédios caseiros

As estrias são essas marcas irregulares que aparecem na superfície da pele quando esta se estica e se rompem as fibras que proporcionam colágeno e elastina na pele. No inicio as marcas são de uma cor rosa ou violeta, mas com o passar do tempo vão adquirindo um tom esbranquiçado e é quando são mais difíceis de eliminar. Existem alguns produtos naturais que são muito bons para reduzir, na medida do possível, as estrias e também para prevenir o seu aparecimento. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar como eliminar as estrias com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como eliminar estrias com Hipoglós

Por que as estrias aparecem

As estrias aparecem quando as fibras elásticas da pele se rompem durante algum processo que provoca o esticamento da pele. No início, aparecem como uma marca avermelhada ou arroxeada devido ao processo inflamatório pelo qual está passando a pele, no entanto depois acaba por se transformar em uma marca de cor branca e é neste ponto quando a sua eliminação completa é mais complicada.

Entre as causas mais frequentes que podem resposta à pergunta de por que as estrias aparecem encontram-se as mudanças bruscas de peso, os antecedentes familiares, um aumento desmedido e repentino da musculatura, uma dieta deficiente em nutrientes essenciais, transtornos hormonais e certos medicamentos.

Vitamina E

A vitamina E é uma das vitaminas mais benéficas para o cuidado da nossa pele, uma vez que é perfeita para combater o envelhecimento da pele e favorecer uma correta circulação sanguínea. Além disso, ajuda a cicatrizar e a regenerar os tecidos da pele danificados. Por isso, é um bom remédio caseiro para eliminar as estrias.

Tratamento

O melhor é comprar cápsulas de vitamina E na farmácia ou numa ervanária e aplicar o líquido sobre a zona afetada pelas estrias dando massagens circulares até que o produto seja absorvido por completo.

Outra opção é massagear a zona com óleos vegetais ricos em vitamina E como o azeite de oliva, o óleo de soja, o óleo de avelã ou o óleo de rícino, entre outros.

Descubra mais tratamentos eficazes com este nutriente consultando o artigo como aplicar vitamina E na pele.

Manteiga de cacau

Um dos remédios caseiros mais populares e eficazes para prevenir e eliminar as estrias é a manteiga de cacau. Trata-se de uma gordura vegetal que tem um grande efeito hidratante na pele, ajudando a proteger a sua elasticidade e favorecendo o desaparecimento de algumas cicatrizes e estrias. É um dos produtos mais recomendados para evitar e eliminar as estrias na gravidez.

Tratamento

Utilize a manteiga de cacau como creme e aplique-a precisamente na área a tratar pela manhã e antes de se deitar. Faça massagens circulares até que a pele a absorva por completo.

Óleos para as estrias

Quando falamos de eliminar as estrias com remédios caseiros, não podemos deixar de lado a eficácia de alguns óleos essenciais, pois entre eles encontram-se os melhor produtos naturais para reduzir e eliminar este tipo de marcas na pele. Tome nota de quais são os que podem oferecer-lhe melhores resultados:

  • Óleo de rosa mosqueta: regenera os tecidos da pele graças aos seus ácidos graxos e devolve-lhe a suavidade e a firmeza perdidas, devido ao seu conteúdo em vitamina A. Também favorece a circulação sanguínea e regenera a melanina, o que ajuda a eliminar manchas da pele. Descubra no seguinte artigo como eliminar as estrias com óleo de rosa mosqueta.
  • Óleo de amêndoas: tem propriedades regeneradoras, é rico em vitamina E, desinflamante e dá muita elasticidade e hidratação à pele.
  • Óleo de sementes de uvas: graças ao seu conteúdo rico em vitaminas, é excelente para a regeneração da pele, o tratamento das estrias e para a produção de colágeno e elastina.
  • Óleo de coco: o seu conteúdo em ácidos graxos essenciais, vitamina K e E é excelente para hidratar a pele, deixá-la muito mais lisa, suave e sem imperfeições.
  • Óleo de calêndula: promove a renovação celular da pele ao mesmo tempo que hidrata e nutre em profundidade.

Tratamento

Aplique este tipo de óleos depois do banho sobre a pele bem limpa, realizando massagens circulares suaves para favorecer a penetração dos seus princípios ativos na zona. Se levar a cabo este tratamento duas vezes por dia, conseguirá resultados mais rápidos.

Aloe vera

O aloe vera é uma planta incrível para eliminar as estrias vermelhas e reduzir a visibilidade daquelas que se tornaram brancas. Destaca-se pela sua capacidade de regeneração celular, o que estimula tanto a produção de colágeno como elastina e permite atenuar marcas, cicatrizes e manchas. Para além disto, retarda o envelhecimento e é um grande hidratante natural.

Tratamento

Pode aplicar um pouco de gel de aloe vera sobre a zona a tratar duas vezes por dia ou preparar a máscara que lhe mostramos de seguida. Misture 1 xícara de gel de aloe vera com 2 colheres de chá de mel e 2 colheres de chá de óleo de amêndoas. Aplique a preparação e deixe atuar durante 30 minutos.

Se quer descobrir mais tratamentos como este consulte o nosso artigo sobre como usar o aloe vera para as estrias.

Creme anti-estrias de abacate

O abacate é um alimento que é composto por óleos naturais que são altamente positivos para melhorar a elasticidade da pele, pelo que é um perfeito reparador e um ótimo remédio caseiro para eliminar as estrias. Tome nota dos melhores cremes anti-estrias que pode preparar à base de abacate:

  • Abacate e azeite de oliva: misture a polpa de 1 abacate maduro bem esmagado com 3 colheres de sopa de azeite de oliva, uma vez que este é ideal para regenerar a pele. De seguida, aplique-o sobre a área afetada pelas estrias e deixe-o atuar durantes uns 40 minutos, aproximadamente.
  • Abacate e aloe vera: misture 5 colheres de sopa de gel de aloe vera com a polpa de 1 abacate maduro e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Bata todos os ingredientes e aplique a mistura sobre a pele deixando atuar durante uns 30 minutos.

No umCOMO também pode ver como deixar a pele do rosto mais bonita com esta fruta, descubra todos os detalhes no artigo como fazer máscaras de abacate para o rosto.

Limão

Outra fruta muito recomendada como tratamento anti-estrias é o limão, pois são várias as propriedades que o convertem em um dos melhores produtos para combater este tipo de marcas na pele:

  • O ácido cítrico que contém confere-lhe propriedades clareadoras muito fortes e ajuda a reduzir as manchas escuras e a conseguir um tom de pele mais uniforme.
  • Atua como um bom esfoliante e elimina todas as células mortas da pele.
  • É rico em vitamina C, que favorece a formação de colágeno e elastina.
  • Ao ser antioxidante, contribui para a adequada renovação celular da pele e previne o envelhecimento.

Tratamento

Esprema 1 limão que esteja bem frio e extraia todo o seu suco. Embeba um disco de algodão no suco de limão e aplique-o sobre a pele com movimentos circulares. Deixe atuar entre 15 e 20 minutos e depois retire com água morna ou fria em abundância.

Pode ver mais remédios no artigo Como eliminar as estrias com limão.

Cavalinha

A cavalinha além de ter efeitos diuréticos muito benéficos para a nossa saúde, também conta com propriedades muito interessantes para a beleza da pele. É um bom remédio caseiro para as estrias porque permite renovar os tecidos celulares danificados e dá firmeza à pele.

Tratamento

Prepare uma infusão com 2 sachês de chá de cavalinha e deixe esfriar. Aplique o líquido na pele dando massagens circulares e deixe absorver durante uns 15 ou 20 minutos.

Creme anti-estrias de cenoura

Outro creme para as estrias caseiro que pode elaborar é o que tem a cenoura como ingrediente principal. Este vegetal tão saudável ajuda a nutrir a pele desde o interior e a regenerar os tecidos danificados ou aqueles que apresentem impurezas e imperfeições. É muito rico em betacarotenos e provitamina A, pelo que é excelente para manter a pele jovem e em perfeitas condições.

Tratamento

Neste caso propomos-lhe um creme anti-estrias elaborado com 2 cenouras cozidas, 2 colher de sopa de gel de aloe vera, 10 gotas de óleo de rosa mosqueta e 5 gotas de óleo de amêndoas. Processo todos os ingredientes no liquidificador e aplique o creme na área a tratar 2 vezes por dia.

Conselhos para prevenir e eliminar estrias

Além dos remédios caseiros para as estrias brancas e vermelhas anteriores, é muito importante ter em conta recomendações como as seguintes:

  • Cuide da sua alimentação para ter uma pele saudável e com um aspeto mais firme. Uma dieta rica em vitaminas e minerais irá ajudar bastante na prevenção da formação de estrias em algumas zonas do seu corpo. É recomendável consumir vegetais frescos, legumes, frutas, óleos vegetais e alimentos ricos em vitamina E.
  • Beber água em abundância por dia, pelo menos uns 8 copos diários.
  • Realizar atividade física de forma regular.
  • Evitar aumentar e diminuir de peso de repentina.
  • Aplicar cremes anti-estias na pele depois do banho.

No seguinte artigo damos-lhe outros conselhos para conseguir esconder as estrias o máximo possível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como eliminar as estrias com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Evite seguir dietas rigorosas.
  • Realizar exercício físico diariamente é imprescindível para manter uma pele lisa e prevenir as estrias.
Comentários (7)

Escrever comentário sobre Como eliminar as estrias com remédios caseiros

7 comentários
Carla Maria souza
Olá tenho muitas estrias na barriga inteira gostaria que me indicasse algum creme ou ácido pois não consigo colocar biquíni pois elas vem até assim a do umbigo
Lara
Cicatricure para estrias é ótimo, é caro e não rende, mas some ou diminuem bastante. Em especial as brancas.
mikaelly Mendes
Teve estrias no ultimo mês da minha gestação,hoje minha filha ta com 8 meses.. Quero mim livra das estrias..
Sara Viega
Oi Mikaelly, confira o nosso artigo com dicas para eliminar as estrias da gravidez: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-eliminar-as-estrias-da-gravidez-2337.html
Giselle
Como eliminar as estrias e hidratar a pele com remédios caseiros.
fernanda
Ólio vegetal tipo 1 ajuda a retirar estrias claras?
Keila
Como fazer pra mim tirar minhas estrias,eu estou até com depressãopor causa das estrias ,mim fala como eu ffaço pra retirar isso não suporto.. t
Sara Viega
Oi Keila, nesse link poderá encontrar várias artigos com dicas para eliminar as estrias: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=estrias
Silvana
Trabalho como massoterapeuta. O óleo de rosa mosqueta pode ser usado na drenagem linfática? Qual sua eficiência neste tipo de massagem? Pode ser associado a outros cremes para drenagem? Obrigada
Sara Viega
Oi Silvana, você pode utilizar o óleo de rosa mosqueta sim na drenagem linfática. Quanto a cremes, deverá utilizar um que tenha como princípios ativos a ginkgo biloba, guaraná, cafeína e cavalinha. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! :)
Usuário anônimo
As informações passadas são sobre como previnir, não ensina realmente a tratar.O artigo é bom apenas não traz informações de como tratar, como exfoliar com cafe e depois passar o azeite de oliva, passar pente fino e depois aplicar bepantol.

1 de 6