Partilhar

Como eliminar estrias com limão

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 26 março 2018
Como eliminar estrias com limão

Farta das estrias? Esta condição cutânea é muito desconfortável porque afeta a pele e torna-a irregular e com uma aparência menos favorecedora. Mas, por muito magro que alguém esteja, não se escapa destas marcas na derme que aparecem quando engorda ou emagrece muito rápido, sobretudo, se não cuida em profundidade da hidratação nem esfoliação semanal que a nossa pele necessita. As estrias aparecem principalmente em mulher grávidas, uma vez que o seu corpo aumenta de tamanho e a pele estica para poder criar o feto durante os 9 meses que dura a gravidez.

Assim sendo, se está farta de cremes e quer experimentar tratamentos naturais, não perca este artigo do umComo em que lhe mostramos como eliminar estrias com limão seguindo passos simples que ajudarão a conseguir melhorar o estado da sua pele.

Passos a seguir:
1

Comecemos por esclarecer as causas das estrias pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esta alteração na pele não aparece só porque engordou muito mas também ocorre com a situação contrária: quando perde peso de forma muito repentina. As estrias aparecem porque as fibras da pele se rompem e, consequentemente, aparecem estas marcas nas zonas onde temos mais tendência a ganhar ou perder peso: barriga, coxas, quadris, seios, etc.

As fibras elásticas da pele são compostas por cortisol, um hormônio que permite que a nossa derme esteja em ótimas condições. Mas se este hormônio for produzido em excesso, ou ao contrário não se produzindo, também pode ver-se refletido no nosso corpo com o aparecimento destas desconfortáveis marcas, embora não tenhamos ganho nem perdido peso. Nesse sentido, as estrias aparecem por motivos hormonais e, se assim for, deverão ser tratadas por um dermatologista ou especialista.

Quando as mulheres ficam grávidas podem apresentar ambas as condições, ou seja, que se alterem os seus hormônios, incluindo o cortisol, mas também ganhem peso de forma repentina e progressiva, e nesse caso a pele é então afetada. No umComo damos-lhe alguns conselhos que ajudarão a prevenir as estrias na gravidez com práticas muito simples.

Como eliminar estrias com limão - Passo 1
2

Para poder usar o limão para as estrias, primeiro é importante entender porque é que é um bom aliado para tratar esta condição. Dentro das propriedades do limão para a pele destacamos as seguintes que são as que nos ajudarão a ter uma melhor saúde cutânea:

Propriedades branqueadoras

O ácido cítrico é o componente básico do limão e trata-se de um potente branqueador natural que pode ajudar a reduzir o tom das estrias e disfarçá-las com a cor da nossa pele. De fato, o limão é um dos remédios que mais se usa para atenuar manchas da pele ou clarear zonas escurecidas como o bigode/buço ou as axilas.

Rejuvenesce a pele

A vitamina C que se encontra no limão é também perfeita para poder tratar as estrias de forma natural porque ajuda a rejuvenescer a derme, permitindo renovas as células e, desse modo, fazendo com que as estrias brancas possam reparar-se facilmente. Além disso, também é um antioxidante natural que combate os radicais livres, ou seja, os responsáveis pelo envelhecimento prematuro.

Propriedades esfoliantes

O limão também atua como um potente limpador, graças ao ácido cítrico que ajuda a depurar os poros da pele, conseguindo assim, limpar a sujidade que possa ter ficado encrustadas na pele. Isto é algo fundamental para acabar com as estrias da pele. Por outro lado, todos os remédios que lhe indicamos em seguida devem ser aplicados após uma esfoliação para aproveitar ao máximo a capacidade do limão para o tratamento das estrias.

Como eliminar estrias com limão - Passo 2
3

Agora vejamos como pode utilizar o limão para as estrias indicando-lhe alguns dos métodos mais eficazes e simples que poderá fazer em sua casa. O primeiro deles é o mais fácil mas, como acabamos de lhe indicar, antes de o levar a cabo recomenda-se que esfolie a pele que pretende tratar para que as propriedades do limão possam ser absorvidas melhor pelo nosso corpo.

Depois da esfoliação, pegue um limão, parta ao meio e, simplesmente, aplica sobre as zonas afetas com estrias espremendo suavemente para que saia o suco do seu interior. Depois terá que deixar atuar durante 30 minutos ou, se puder, faça-o antes de ir dormir e deixe atuar toda a noite. Repita todos os dias este tratamento e, pouco a pouco, verá melhoras.

Como eliminar estrias com limão - Passo 3
4

Outra opção é misturar as propriedades branqueadoras do limão com as propriedades hidratantes do azeite criando um creme anti-estria caseiro perfeito para aplicar diariamente, depois do duche. Com este creme estará enchendo a sua pele de nutriente ótimos para cuidar da sua derme e, além disso, conseguirá clarear as marcas e dar ao seu corpo uma potente hidratação que é perfeita para evitar o aparecimento de novas estrias.

Para fazer este creme só tem que misturar o suco de limão com azeite (metade metade de cada) e aplicá-lo na zona que pretende tratar. Repita o processo todos os dias. Lembre-se que os ácidos gordos, Omega 3 e a vitamina E do azeite ajudam a reparar os tecidos da pele e, portanto, a reduzir a presença de estrias.

No umComo damos-lhe mais receitas de cremes anti-estrias que pode elaborar na sua própria cada.

Como eliminar estrias com limão - Passo 4
5

Outra forma de aproveitar o limão para tratar as estrias é juntando-o com outro potente remédio natural que ajudará a regenerar a pele e a dar-lhe um profunda hidratação: o aloe vera, também conhecido como babosa. É um dos ingredientes estrela para ajudar a combater as estrias e, junto com o limão, converte-se em um potente anti-estrias natural. Assim sendo, para fazer este remédio só tem que juntar o suco de 1 limão e o gel de aloé vera mexendo bem para que ambos os ingredientes se integrem na perfeição.

Assim que estiver pronto, terá que pegar a pasta e aplicá-la na zona onde tem estrias repartindo bem para que os produtos possam atuar, depois, deixe repousar até que a pasta seque e, em seguida, retire com bastante água. O melhor é que faça este tratamento 3 a 4 vezes por semana para conseguir notar melhoras com o passar dos dias.

Dica: Acesse esse artigo e descubra também como eliminar estrias com babosa - tratamento caseiro.

Como eliminar estrias com limão - Passo 5
6

Além do limão deve saber que existem outros remédios caseiros para as estrias que podem ajudar a melhorar a saúde da sua pele e a devolver a elasticidade e a respetiva tonalidade. Em seguida mostramos-lhe dois dos mais destacados produtos que, além do limão, também poderá introduzir nos seus tratamentos:

Manteiga de cacau

É uma gordura vegetal que atua como um potente hidratante e que ajuda a proteger a elasticidade da pele. Permite atenuar a presença de cicatrizes ou marcas como as estrias, isto tudo porque ajuda a regenerar a derme. Deverá aplicá-la nas zonas a tratar todas as noites antes de dormir e todas as manhã quando acordar, desse modo, verá como as estrias começam a desaparecer.

Óleo de rosa mosqueta ou de amêndoas

Ambos os óleos são perfeitos para eliminar as estrias porque contêm propriedades que ajudam a regenerar as células da pele e, assim sendo, ajudam a hidratar profundamente todas as camadas eliminando a rotura das fibras. O melhor é que o aplique diariamente depois de tomar banho, desse modo a pele está completamente limpa quando o aplicar.

Não deixe de ler: 9 segredos valiosos para acabar com as estrias vermelhas

Como eliminar estrias com limão - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar estrias com limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como eliminar estrias com limão

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Beatriz
Como clareia minhas estrias usando limão e bicarbonato de sódio?

Como eliminar estrias com limão
1 de 7
Como eliminar estrias com limão

Voltar ao topo da página