Partilhar
Partilhar em:

Como fazer sérum caseiro para o cabelo

Como fazer sérum caseiro para o cabelo

Os séruns capilares são os melhores produtos cosméticos para dar um acabamento espetacular ao seu cabelo, deixando-o suave e saudável. Estes produtos atuam nutrindo e hidratando profundamente chegando ao interior de cada fio sendo muito mais eficazes que as máscaras. Também estão recomendados para conseguir dar a forma que desejamos ao nosso penteado e para evitar o frizz quando estamos fora de casa. Conseguem estes resultados incríveis graças aos seus princípios ativos que se encontram muito mais concentrados que outros produtos mais leves e que atuam de forma superficial. Se quer aproveitar os seus benefícios e fazê-lo com ingredientes naturais, muito mais saudáveis para a sua saúde capilar, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra como fazer sérum caseiro para o cabelo para diferentes tipos de cabelo e problemas.

Também lhe pode interessar: Como usar o sérum para o cabelo

Para que serve o sérum capilar

O sérum capilar é diferente das máscaras para o cabelo pelo fato de nos oferecer uma maior concentração de princípios ativos. Desta forma, quando o aplicamos a sua ação ocorre diretamente no interior das fibras capilares e não fica na superfície. É aconselhável para cabelos quebradiços, danificados, secos, com frizz, tingidos ou descoloridos e também há fórmulas específicas para cabelos oleosos. Assim, algumas das suas principais caraterísticas são:

  • Sela as cutículas capilares.
  • Hidrata e nutre em profundidade.
  • Protege o cabelo do calor dos aparelhos que usamos nele.
  • Previne e elimina o frizz.
  • Repara as pontas abertas e o cabelo danificado.
  • Facilita a tarefa de moldar o cabelo para terminar o penteado, seja para ondular ou alisar.
  • Oferece brilho e suavidade extra.

A sua textura costuma ser líquida, mas existem à venda alguns com uma textura um pouco mais cremosa. Mas se quer que este produto tenha facilidade para penetrar nos cabelos, o melhor é optar pela versão mais líquida e fazê-lo você mesma em casa com ingredientes naturais.

Assim, só precisa de prestar atenção ao seu tipo de cabelo e às suas necessidades para decidir que tipo de sérum é o mais indicado para si: protetor, reparador, alisador, etc. Usando-o conseguirá que o seu cabelo se equilibre, nutra e fique saudável e brilhante.

Se quiser conhecer mais detalhes sobre as caraterísticas e usos deste produto, recomendamos-lhe este outro artigo do umCOMO sobre para que serve o sérum capilar.

Sérum caseiro para o cabelo seco

O cabelo seco é um tipo de cabelo que precisa ser cuidado e hidratado em profundidade, pois caso contrário quebra-se facilmente e o seu aspeto fica pouco saudável. Se este é o seu caso e quer incorporar à sua rotina de beleza capilar este produto cosmético que lhe ajudará a nutrir, hidratar e reparar o seu cabelo, então só precisa de prestar atenção às seguintes indicações para fazer um sérum para o cabelo com óleo de argan e outros óleos essenciais naturais perfeitos para este objetivo.

Ingredientes

Preparação

Como pode ver esta receita é para fazer um sérum capilar sem silicones, algo muito procurado entre quem quer cuidar do seu cabelo da forma mais natural possível. Vai precisar de um frasco de vidro com conta gotas, de preferência escuro para evitar o efeito da luz nos ingredientes e para que estes durem mais tempo, suficientemente grande para colocar 15 ml de cada um destes ingredientes, ou seja deve ser de mais de 60 ml. Adicione no frasco todos os ingredientes e mexa tudo muito bem. E já tem um cosmético natural pronto para cuidar do seu cabelo seco.

Se o conservar em um local protegido da luz direta, esta mistura pode durar até 6 meses em perfeito estado, mas deverá agitá-lo cada vez antes de usar.

Sérum para o cabelo oleoso caseiro

Se quiser cuidar do seu cabelo mas sem correr o risco de o deixar oleoso, porque tem o couro cabeludo oleoso, pode optar por usar um sérum caseiro para cabelo oleoso muito simples de fazer. Este cosmético inclui ingredientes naturais que tratam este problema ao mesmo tempo que conferem os benefícios procurados para hidratar, nutrir e proteger.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de argan
  • 15 ml de óleo de alecrim
  • 15 ml de óleo de hortelã
  • 10 ml de óleo de árvore de chá

Preparação

Em um frasco de vidro escuro suficientemente grande adicione todos os ingredientes e misture bem. Depois agite-o quando usar. É importante não o aplicar diretamente nas raízes para evitar um aspeto sujo e oleoso.

Aplicando este cosmético natural desde a metade do seu cabelo até às pontas estará ajudando a reduzir a oleosidade e a que estes ingredientes atuem diretamente desde o interior, complementando o tratamento capilar para o cabelo oleoso indicado pelo especialista ou os remédios caseiros que utiliza habitualmente.

Sérum para frizz

Se o que procura é uma solução para o cabelo com frizz, sobretudo se tem o cabelo danificado, normalmente não é suficiente usar uma máscara ou xampu especial, pois são muitos os fatores que fazem com que isto aconteça no nosso cabelo. Um sérum contra o frizz é o complemento perfeito para dar um acabamento espetacular ao seu cabelo. Siga estas indicações para fazer um sérum para o cabelo com frizz.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de glicerina vegetal
  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas
  • 10 ml de óleo de macadâmia
  • 10 ml de óleo de argan

Preparação

Adicione em um frasco de vidro todos os ingredientes e misture bem até obter uma mistura homogênea. Deixe repousar por duas horas antes de o usar e guarde-o sem ficar exposto diretamente à luz. Esta mistura também funciona como um sérum para cabelos crespos, uma vez que permite uma grande hidratação e faz com que seja mais simples moldar os cachos para um acabamento perfeito. Por isso, é recomendável aplicá-lo a seco e não com o cabelo úmido.

Sérum para o cabelo tingido

Por último, é comum querer proteger e nutrir o cabelo quando o tingimos ou descoloramos, por isso usar um sérum para o cabelo com mechas ou tingido é a melhor opção. Se quer que o seu cabelo continue saudável e brilhante siga estes passos:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba
  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de óleo de abacate
  • 1/2 colher de sopa de azeite de oliva

Preparação

Procure um frasco de vidro suficientemente grande e adicione as quantidades indicadas de cada ingrediente. Misture bem e deixe repousar por, pelo menos uma hora antes de o começar a usar. É recomendável aplicá-lo no cabelo seco.

Como aplicar o sérum capilar corretamente

Este produto pode se usar tanto sobre o cabelo molhado como seco, mas é sempre melhor aplicá-lo depois de ter lavado o cabelo, para aproveitar melhor e por mais tempo as suas propriedades. O truque mais importante para usar bem este cosmético é não ultrapassar a quantidade, pois se o fizer ficará com o cabelo com um aspeto oleoso e sujo. Por isso, deve usar uma quantidade mínima, pois já será suficiente. Para saber como usar o sérum no cabelo preste atenção às seguintes indicações:

No cabelo seco

Costuma se usar assim no caso de querer moldar o penteado mais facilmente e conseguir todos os benefícios deste cosmético. Por isso, terá apenas que aplicar duas gotas nos seus dedos e esfregá-los entre eles. Passe apenas nas mechas de cabelo que precisa moldar para conseguir um acabamento perfeito e tente não o usar nas raízes nem na parte superior do cabelo. Se aplicar o produto no couro cabeludo, conseguirá apenas um aspeto oleoso.

No cabelo úmido

Quando queremos usar este cosmético para cuidar do nosso cabelo para além de o pentear, a melhor opção é fazê-lo no cabelo úmido, pois assim facilitamos a sua absorção. Coloque apenas duas gotas nos seus dedos e esfregue-os entre si para aplicar facilmente o produto nas pontas e nas mechas que estão mais danificadas. Massageie o cabelo para que o sérum penetre bem e lembre-se que não precisa enxaguar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer sérum caseiro para o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer sérum caseiro para o cabelo

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer sérum caseiro para o cabelo
1 de 5
Como fazer sérum caseiro para o cabelo