PARTILHAR

Como alisar o cabelo com maizena

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 25 agosto 2023
Como alisar o cabelo com maizena

Você gosta de cuidar de você mesma naturalmente? Atualmente, tanto para cuidar da nossa saúde como para cuidar do nosso aspecto, muitas meninas estão usando produtos que podemos encontrar em nossa casa. As máscaras ou cremes caseiros para alisar o cabelo, por exemplo, são um dos casos mais frequentes. Um dos ingredientes naturais que oferecem melhores resultados ao cabelo liso é o amido ou farinha de milho, mais conhecida como maisena ou maizena (nome de uma marca bem conhecida), graças às suas propriedades nutritivas, hidratantes e reparadoras que ajudam a deixar o cabelo suave, forte, brilhantes e fácil de alisar. Se você quer descobrir como alisar o cabelo com maisena e ter um cabeleira saudável e brilhante, não perca esse artigo do umCOMO onde explicamos todos os detalhes!

Benefícios da maizena para cabelo

A maisena nada mais é do que o amido ou farinha de milho, sendo muito usada na cozinha. No entanto, há muitos anos que a vemos sendo usada em receitas para tratamentos caseiros de beleza e saúde. Entre os principais componentes desta farinha, podemos ver que possui fibras, minerais como ferro, fósforo, zinco, cálcio, magnésio e potássio e antioxidantes como vitamina A, do grupo, C e E.

Devido a essa combinação de elementos, este produto natural oferece propriedades perfeitas para controlar o frizz ou encrespamento, dar suavidade, brilho e vitalidade aos fios, fazendo com que cresçam fortes e facilitando o penteado. Contudo, a maisena não alisa o cabelo sem outros ingredientes, embora ajude a dominar os fios arrepiados, proteger o cabelo e a deixá-lo mais solto, o que permite que seja mais fácil pentear cabelos difíceis, usando até menos produtos e menos calor para alisar. Assim, podemos dizer que prepara perfeitamente o cabelo para ser alisado sem danificar os fios. Por isso, está indicada não só para ajudar a dominar cabelos ondulados e cacheados, mas também para alisar o cabelo afro em casa mais facilmente. A maisena para cabelos cacheados, crespos ou afro está super indicada, ajudando a pentear e alisar os fios.

Além disso, quando é usada no couro cabeludo sem adição de óleos, é perfeita para regular a produção de sebo e, por isso, a maizena para cabelo oleoso é um dos melhores produtos naturais para esse tipo de tratamento.

Se você tem cabelo crespo ou frisado ou liso mas muito arrepiado, as máscaras de maisena podem te ajudar a obter um cabelo mais liso mas, se você tem ondulações muito marcadas, cachos ou cabelo afro, apenas pode ajudar com o problema do encrespamento. Deixará os fios suaves, soltos, fortes e brilhantes, mas não garante o efeito de alisamento ou tratamento de keratina.

Como alisar o cabelo com maizena - Benefícios da maizena para cabelo

Como alisar o cabelo com maizena e mel

O mel nutre e hidrata as fibras capilares em profundidade desde a raiz até às pontas, o que é perfeito para domar o penteado e conseguir um cabelo liso e brilhante. O óleo de coco é outro ingrediente que, graças às vitaminas e ácidos gordos que contém, permite hidratar, nutrir, dar brilho e suavidade e ainda alisar o cabelo.

logo, se unirmos as propriedades desses ingredientes com a farinha de milho, conseguiremos um resultado incrível e um efeito de alisamento caseiro mais permanente. Esta receita é uma das melhores para controlar o cabelo arrepiado e frisado, permitindo ter um cabelo solto e definido mais facilmente. Para fazer essa hidratação com maizena e mel e ainda óleo de coco, siga esse passo a passo bem simples:

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de maisena
  • 1 xícara de água
  • 4 colheres e sopa de mel natural
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Preparação e tratamento

  1. Misture a farinha de milho com a água e esquente a mistura um pouco no fogo, mexendo sempre até obter uma pasta com textura de gelatina.
  2. Separadamente, esquente ligeiramente as 3 colheres de sopa de óleo de coco para que fique mais líquido, quer seja no microondas ou em banho-maria.
  3. Em um recipiente grande que permita misturar bem os ingredientes, adicione o óleo de coco, o mel e a pasta de maizena. Misture até obter uma pasta homogênea.
  4. Deixe a máscara esfriar um pouco e, sem lavar o cabelo, aplique a mistura mecha por mecha. Se você tem o couro cabeludo oleoso, evite passar a máscara hidratante nessa zona.
  5. Deixe repousar por 30 a 40 minutos e retire com água morna abundante.

Esta máscara pode ser usada de 2 a 4 vezes por semana, de acordo com as necessidades do seu cabelo.

Como alisar o cabelo com maizena - Como alisar o cabelo com maizena e mel

Como alisar o cabelo com maizena e leite

Esta é uma das combinações mais habituais para fazer máscaras de maisena, mas nós recomendamos que você use leite de coco. Este produto natural ajuda a domar o penteado, uma vez que a sua composição possui propriedades que nutrem e hidratam, além de eliminarem a eletricidade estática para controlar o encrespamento e para ajudar a alisar o cabelo facilmente. Junto com a farinha de milho, esta máscara deixa os fios macios, brilhantes e saudáveis, com um efeito mais liso. Para alisar o cabelo com maizena e leite, siga essas instruções simples:

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de maisena
  • 2 copos de leite de coco (se você não tem esse ingrediente em casa, use leite integral pois oferece resultados semelhantes).

Preparação e tratamento

  1. Em um recipiente, misture os dois ingredientes nas quantidades recomendadas (se você tem cabelo muito longo, pode adicionar mais uma parte de cada ingrediente) e misture bem para integrar tudo.
  2. Despeje a mistura em uma frigideira em fogo lento, mexendo sempre.
  3. Quanto formar uma textura de creme ou gelatina, retire do fogo e aplique no seu cabelo não lavado depois de esfriar.
  4. Garanta que todo o cabelo fica bem coberto e deixe atuar por, no mínimo, 1 hora.
  5. Lave o cabelo como habitualmente com água abundante e shampo e deixe secar naturalmente ou com secador, como você preferir.

Quanto mais vezes você usar essa máscara, melhores resultados obterá. Recomendamos que você use essa técnica 2 vezes por semana durante um mês.

Como alisar o cabelo com maizena e ovo

Por último, esta receita de máscara para alisar o cabelo seco e encrespado tem um resultado espetacular graças às propriedades da farinha de mil mas também às benéficas propriedades do ovo para o cabelo. Adicionar esse ingrediente é excelente, uma vez que o ovo é uma fonte natural de nutrição, hidratação, brilho, suavidade e crescimento para os cabelos, ajudando a conseguir fios suaves e soltos. Siga essas indicações para alisar o cabelo com maizena e ovo:

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de maisena
  • 2 xícaras de água
  • 3 claras de ovo
  • 1 colher de sopa de mel

Preparação e tratamento

  1. Separe as claras das gemas do ovo e reserve as claras em um recipiente grande.
  2. Misture a água e a maisena em uma frigideira e esquente em fogo baixo, mexendo sempre até obter um creme ou gel.
  3. Despeje esse creme de amigo de milho no recipiente com as claras, adicione o mel e misture bem até integrar tudo e fazer uma pasta ou creme uniforme.
  4. Aplique no seu cabelo sem lavar a máscara e deixe repousar por 45 minutos a uma hora.
  5. Lave o cabelo como habitualmente, com champô e água morna abundante.

Você pode usar essa máscara de maisena para alisar e reduzir o encrespamento 4 vezes por semana e, embora os resultados sejam visíveis desde o primeiro uso, os melhores resultados serão notórios após, pelo menos, um mês de uso.

Como alisar o cabelo com maizena - Como alisar o cabelo com maizena e ovo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alisar o cabelo com maizena, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Eduarda
Esse é aquele famoso alisamento com maizena e água?
Eliana
Fiz e não recomendo
Como alisar o cabelo com maizena
1 de 4
Como alisar o cabelo com maizena

Voltar ao topo da página ↑