Penteados cabelo curto

Como fazer tranças em cabelos curtos

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 10 julho 2017
Como fazer tranças em cabelos curtos

A Internet está cheia de tutoriais de tranças para cabelos compridos, esquecendo-se muita vez dos estilos para cabelos curtos. A moda do penteado long bob atacou 2015 de surpresa, fazendo com que muitas meninas trocassem o comprimento dos fios pela leveza do clássico corte. Estas meninas, assim como as que estão a deixar crescer cortes bem curtinhos, necessitam de tutoriais adaptados ao comprimento dos seus fios para que possam variar os estilos ao invés de is usar sempre soltos. Se procura um estilo mais formal ou apenas quer tirar os fios da frente do rosto, continue lendo esse artigo do umComo e aprenda como fazer tranças em cabelos curtos de três formas diferentes.

Também lhe pode interessar: Como prender cabelos curtos
Passos a seguir:
1

Cuidados

Antes de conhecer as técnicas necessárias para fazer tranças em cabelos curtos, é necessário ter atenção à saúde dos seus cabelos. Qualquer comprimento ou estilo fica muito mais bonito quando os cabelos estão hidratados, brilhosos e sedosos.

Além disso, as pontas ressecadas e os fios embaraçados são bem mais difíceis de trabalhar do que mecha saudáveis. O calor do secador ou chapinha danificam muito os fios, pelo que é necessário protegê-lo desse tipo de agressões para que os penteados com tranças fiquem bonitos.

Dica: Acesse esse artigo para saber como manter o cabelo hidratado e garanta a beleza e saúde dos fios todos os dias.

Como fazer tranças em cabelos curtos - Passo 1
2

Semi-apanhado

Para fazer este penteado com trança semi-apanhado, siga os passos:

  • Comece com os fios secos e desembaraçados. Passe uma mousse ou pomada para garantir que os fios não estão arrepiados e facilitar o processo.
  • Penteie os fios todos para trás com a ajuda da escova.
  • Puxe duas mechas grossas de cada lado do rosto e separe-as do resto dos fios. Prenda uma delas com um elástico e comece trabalhando a outra.
  • Entrance a mecha, puxando para trás, e prenda com um elástico. Solte os fios entrançados para que a trança pareça maior e mais volumosa, puxando as mechas para os lados.
  • Repita o processo para o lado oposto, trabalhando a mecha que prendeu no início.
  • Separe os fios entre as mechas laterais e puxe para cima. Entrance mas não puxe demasiado, a trança deve ficar soltinha e começar na zona da nuca como vê na imagem. Quando terminar, prenda com um elástico.
  • Puxe uma das tranças das laterais até à trança de trás e passe a ponta pelo meio. prenda com um grampo atrás da trança de trás, escondendo a ponta. Repita o processo com a outra trança lateral.
  • Passe um pouco de spray fixador e o penteado está pronto!

Sugestão: Como fazer box braids passo a passo

Como fazer tranças em cabelos curtos - Passo 2
3

Coque com tranças

O coque com tranças é um dos penteados mais fáceis de fazer, e pode ser usado em ocasiões despojadas ou formais, dependendo do acabamento e das roupas. Confira como fazer:

  • Desembarace os fios. Divida os cabelo ao meio e separe duas mechas fininhas de cada lado do topo da cabeça.
  • Entrance as quatro mechas até ao fim e prenda-as com elásticos transparente.
  • Faça um rabo de cavalo normal, tentando que as pontas das tranças também fiquem apanhadas dentro do elástico. Se não for possível, use grampos.
  • Torça o rabo de cavalo sobre si mesmo e comece enrolando em caracol, como faria com um coque normal, cobrindo o elástico e as pontas das tranças. Prenda o coque com grampos de forma a ficarem escondidinhos.
  • Para um penteado formal, passe spray fixador e está pronto. Se preferir algo mais romântico e descontraído, solte duas mechas na frente do rosto como na imagem e passe spray.

Dica: Esse penteado pode ser recriado com outros tipos de trança. Veja aqui como fazer uma trança tipo fishtail ou espinha de peixe e deixe o penteado ainda mais original.

Como fazer tranças em cabelos curtos - Passo 3
4

Trança embutida

Como os fios mais curtos não permitem fazer qualquer tipo de tranças e manter a ilusão de comprimento, as tranças embutidas são as mais indicadas para este estilo. Você pega as mechas de cada vez que entrança, podendo continuar a entrançar por toda a coroa capilar. Essa é, sem dúvida, a forma mais simples de fazer tranças em cabelos curtos.

Uma vez que você saiba fazer uma trança embutida, poderá fazer semi apanhados, apanhados completos e trabalhar o cabelo como desejar em qualquer comprimento. Veja como fazer uma trança embutida, acessando esse passo a passo.

Como fazer tranças em cabelos curtos - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tranças em cabelos curtos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer tranças em cabelos curtos