Partilhar

Como hidratar a pele com remédios caseiros

Por Sara Viega. Atualizado: 5 agosto 2019
Como hidratar a pele com remédios caseiros

Ter uma pele adequadamente hidratada é essencial para ter uma derme bonita e livre de rugas precoces. A hidratação é, junto à limpeza, uma das bases do cuidado da nossa pele, por isso não podemos deixá-la passar, pois além de utilizar sabonetes com nutrientes e loções que proporcionem uma maior hidratação, podemos usar algumas soluções naturais que aumentarão a umidade. Não sabe quais são? Continue lendo porque em umComo.com.br explicamos como hidratar a pele com remédios caseiros de maneira fácil.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para hidratar as axilas
Passos a seguir:
1

Os cremes hidratantes à venda no mercado contam com muitos ingredientes naturais, pois alguns deles contam com propriedades muito destacadas para favorecer a umidade da nossa pele. E um dos mais populares é a aveia, por isso aparece sempre como protagonista entre as opções para hidratar a pele com remédios caseiros.

Há várias formas de usá-la e em umComo.com.br propomos a elaboração de um creme hidratante com base neste ingrediente. Para fazê-lo, você precisará de:

  • ¼ de xícara de aveia previamente cozida
  • 1 colher de sopa de polpa de aloe vera previamente lavada
  • 2 colheres de sopa de mel

A aveia é uma excelente opção para proporcionar hidratação à nossa pele, por sua vez a aloe vera favorece a cicatrização, a redução na visibilidade das rugas e a nutrição da derme, enquanto o mel conta com grandes propriedades hidratantes, limpadoras e antioxidantes, o que favorece a prevenção do envelhecimento precoce.

Para fazer este creme hidratante natural você deverá cozinhar a aveia e deixar esfriar, adicione a polpa do aloe que extrairá cortando uma folha da planta e retirando o gel em seu interior para depois lavá-la e eliminar o iodo que contém, e incorporar o mel. Misture bem tudo e aplique em sua pele uma ou duas vezes ao dia. Lembre-se que por não ter conservantes esta opção durará cerca de 7 dias.

Como hidratar a pele com remédios caseiros - Passo 1
2

Se a sua intenção não é substituir o seu creme hidratante, mas conseguir outras alternativas para umedecer a sua pele, então tomar um banho de ervas uma vez por semana é a alternativa ideal para hidratar a pele com remédios caseiros. Esta opção conta com ingredientes perfeitos para a derme como a camomila que serve para desinflamar, acalmar e hidratar a pele, a melissa que além de propriedades calmantes favorece a tonificação da derme, e o mel, cujas propriedades hidratantes e antioxidantes já explicamos anteriormente.

Para realizar este banho revigorante você deverá encher a banheira com água morna, é importante que não esteja muito quente, e acrescentar uma infusão preparada com:

  • 2 litros de água
  • 6 colheres de sopa ou sachês de camomila
  • 6 colheres de sopa ou sachês de melissa
  • 6 colheres de chá de mel

Quando a água ferver adicione as plantas, desligue o fogo e depois incorpore o mel mexendo bem. Deixe repousar a mistura durante pelo menos 30 minutos, após este tempo comece a preparar a banheira e verta este líquido na água. Basta tomar um banho de 20 minutos para desfrutar dos benefícios desta mistura sobre a pele.

Como hidratar a pele com remédios caseiros - Passo 2
3

O banho de aveia é também uma excelente alternativa para proporcionar hidratação à sua pele de forma natural e recebendo diretamente todos os benefícios deste alimento sobre a sua derme. Este ingrediente é perfeito para favorecer a hidratação, acalmar a pele irritada e fornecer nutrientes que a façam ficar bonita e em perfeito estado.

Pode-se fazer este banho até 2 vezes por semana de forma muito simples. Você só deverá bater 2 xícaras de flocos de aveia, envolver em uma gaze fazendo um nó com ela para que fique um saquinho, e colocando-o na banheira para que o cereal solte todas as suas propriedades.

Como hidratar a pele com remédios caseiros - Passo 3
4

As propriedades da manteiga de karité fizeram deste ingrediente natural uma das alternativas hidratantes mais destacadas. Fornece à nossa pele vitaminas A, D, E e F, combate a irritação da derme, ajuda a prevenir estrias e nutre a pele e o cabelo eliminando qualquer rastro de secura.

Hidratar a pele com manteiga de karité é muito fácil, pois trata-se de um produto que não requer preparação, você pode adquiri-lo em lojas de produtos naturais ou herbanários. Recomenda-se comprar manteiga de classe A, pois é a mais refinada, beneficiando bem mais a sua pele.

Este produto endurece quando o clima não é muito quente, por isso é conveniente derreter uma porção em banho-maria antes de aplicá-lo sobre a pele do mesmo modo que o faria com qualquer loção hidratante. Você pode usar a manteiga de karité diariamente ou quando quiser dar uma hidratação extra à sua pele.

Como hidratar a pele com remédios caseiros - Passo 4
5

Outra excelente ideia para potencializar a hidratação da nossa pele de maneira natural é optar por óleos que contenham destacadas propriedades hidratantes, forneçam vitaminas e nos permitam ter uma pele bonita.

Duas boas opções são o azeite de oliva e o óleo de amêndoas, que podem ser aplicados diretamente sobre a pele previamente limpa, ou adicionados à nossa loção hidratante para aumentar os seus efeitos. É importante ter claro que estes produtos devem ser usados com moderação, pois podem manchar a nossa roupa e têxteis, por isso recomenda-se aplicar na pele durante 20 minutos e depois limpá-la bem, ou misturar com outros produtos cosméticos.

Como hidratar a pele com remédios caseiros - Passo 5
6

E se a sua meta for hidratar a pele do rosto com remédios caseiros, não há alternativa melhor que as máscaras naturais elaboradas à base de ingredientes como o iogurte, o mel, o abacate ou a aveia, que proporcionarão à sua pele a nutrição e beleza que você procura.

As opções são várias, e em nosso artigo como fazer máscaras hidratantes faciais temos todas, por isso se anime a experimentar estas soluções naturais e ter uma pele bonita e livre de secura.

Como hidratar a pele com remédios caseiros - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como hidratar a pele com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como hidratar a pele com remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?

Como hidratar a pele com remédios caseiros
1 de 7
Como hidratar a pele com remédios caseiros

Voltar ao topo da página