Partilhar

Como lavar o cabelo sem xampu

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lavar o cabelo sem xampu
Imagem: pinterest.com

Já ouviu falar da tendência no poo? Muitos já entraram nesta moda, chamada assim por uma variação do termo no shampoo (sem xampu), que consiste em deixar de lavar o cabelo com xampus comerciais e fazer isso só com água ou com uma solução completamente natural. Os seguidores desta tendência garantem que as loções habituais estão repletas de ingredientes agressivos que danificam o cabelo, debilitam e acabam arruinando sua aparência. Se você também quer descobrir como lavar o cabelo sem xampu e experimentar a solução natural usada pelos seguidores do no poo, preste atenção a este artigo de umComo porque contamos todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Como lavar o cabelo a seco
Passos a seguir:
1

O método no poo defende a eliminação de qualquer xampu comercial na hora de lavar o cabelo habitualmente, alegando que este tipo de produtos favorece a redução da oleosidade produzida pelo couro cabeludo para se manter protegido e, portanto, a longo prazo o resultado é um cabelo apagado, com raízes muito oleosas e pontas secas que se sujam com muita facilidade.

A alternativa a isso é deixar de usá-los completamente e, ao invés disso, usar uma solução natural à base de bicarbonato e vinagre de maçã; após duas semanas, o seu cabelo estará livre de todos os produtos químicos acumulados e a oleosidade será regulada por si só, obtendo um cabelo bem mais forte, brilhante e saudável.

2

Se quer entrar na moda e lavar o cabelo sem xampu para comprovar os resultados por si mesma, siga os seguintes passos. Primeiro, consiga os ingredientes que servirão para elaborar a solução usada como xampu. Você precisa de:

  • 1 colher média de bicarbonato de sódio;
  • Entre 1 a 5 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • Água;
  • O óleo essencial que preferir para conseguir um bom aroma.

Lembre-se que as quantidades de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã devem variar em função de quão seco é o seu cabelo. Além disso, quanto mais seco for, menor quantidade de bicarbonato deverá acrescentar e, por outro lado, maior quantidade de vinagre de maçã.

Como lavar o cabelo sem xampu - Passo 2
3

Para preparar esta solução natural, você tem que introduzir o bicarbonato em uma garrafa ou frasco e adicionar uma xícara de água morna, aproximadamente. Depois, coloque o vinagre de maçã em outra garrafa e adicione uma xícara de água fria para dar mais brilho ao cabelo. Por último, adicione também algumas gotas do óleo essencial escolhido na garrafa do vinagre; mexa e pronto!

4

Depois de preparar esta espécie de xampu caseiro, você só tem que molhar todo o cabelo, aplicando primeiro a mistura de bicarbonato e água no couro cabeludo e massageando com os dedos. Espalhe pelo resto do cabelo até chegar às pontas e espere um minuto antes de enxaguar. A seguir, aplique a mistura de vinagre de maçã (que atuará como condicionador) por todas as partes do cabelo e volte a enxaguar com água limpa abundante. Para finalizar, desembarace, seque e penteie como faz normalmente.

Como lavar o cabelo sem xampu - Passo 4
5

É importante lembrar que o cabelo precisa de cerca de duas semanas de adaptação e um determinado período para restabelecer o seu equilíbrio. Depois disso, as fiéis ao método no poo garantem que é possível manter o cabelo limpo e radiante até cinco ou sete dias sem necessidade de lavar.

6

Além desta solução à base de bicarbonato e vinagre, existem outras que pode testar se quiser lavar o cabelo sem xampu. Convidamos você a consultar o artigo Alternativas naturais ao xampu onde poderá encontrar muito mais informação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar o cabelo sem xampu, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como lavar o cabelo sem xampu

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Gabriel
Quanto tempo dura na garrafa as substâncias?
deisinha
Será que dar certo esse método?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Deisinha, nada melhor que experimentar, mal não vai fazer porque você está aplicando produtos naturais no seu cabelo.

Como lavar o cabelo sem xampu
Imagem: pinterest.com
1 de 3
Como lavar o cabelo sem xampu

Voltar ao topo da página