Outros Anéis e Brincos

Como saber o tamanho do anel

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 16 junho 2021
Como saber o tamanho do anel

Não sabe o tamanho do seu anel? Em certas ocasiões é difícil acertar e saber que anel ficará melhor na sua mão, sobretudo se você não conhece qual o tamanho ideal para você ou se não vai até a loja física para fazer a escolha e saber se realmente vai encaixar bem.

Também existem outras situações como, por exemplo, se você vai comprar um anel que não seja para você, mas para quem você dará um presente especial. Nestes casos, o melhor é ir até uma joalheria de confiança, onde conseguirá uma atenção totalmente personalizada para encontrar o anel ideal para você ou para a pessoa para quem você dará o presente.

Sem dúvidas nestas situações é muito importante conhecer qual o tamanho do dedo ou do anel, como aconteceria com qualquer outro acessório ou peça de roupa. Por isso, no umCOMO queremos te explicar como saber o tamanho do anel para que você não erre. Continue lendo e verifique os distintos métodos para encontrar o anel perfeito para você.

Também lhe pode interessar: Como descobrir o tamanho do anel

Índice

  1. Como saber o tamanho do anel com outro anel
  2. Como saber o tamanho do dedo para anel
  3. Como saber o tamanho do anel em uma joalheria

Como saber o tamanho do anel com outro anel

Este é um dos melhores métodos quando você quer saber como medir o tamanho do anel. Se você tem um anel que te sirva perfeitamente, isto é, não é nem apertado nem frouxo, você pode basear-se nele para obter o tamanho ideal do seu novo anel.

O mesmo se aplica se o anel não é para você, mas, sim, para uma pessoa especial, como nos casos em que você busca um anel de compromisso perfeito, como um solitário, e pode conseguir um dos anéis que caibam nessa pessoa. Assim, essa é uma das maneiras mais confiáveis na hora de conhecer o tamanho do anel. Basta colocá-los juntos e se as circunferências se encaixarem não há dúvidas de que é o tamanho correto.

Como descobrir o tamanho do anel medindo seu diâmetro

Outro método para conhecer o tamanho do anel, para assim poder dizer a alguém ou fazer uma compra online também é usando outro anel, mas, dessa vez, não para fazer uma comparação de um com o outro, mas, sim, para medir seu interior, porque assim você saberá que o outro também vai te servir. Siga estes passos:

  1. Coloque o anel sobre uma régua ou fita métrica.
  2. Meça o diâmetro interior, isto é, de lado a lado da parte de dentro da circunferência, o espaço em que você colocará o dedo. Lembre-se de concentrar-se sempre nos milímetros. Lembre-se 1 cm equivale a 10 mm. Esta proporção te ajudará a fazer a conversão rapidamente quando você se pergunta o tamanho do anel em cm.
  3. Consulte seu tamanho nas tabelas das imagens a seguir, onde você poderá observar as equivalências. Os tamanhos estão em mm, não em cm.
Como saber o tamanho do anel - Como saber o tamanho do anel com outro anel
Como saber o tamanho do anel -

Como saber o tamanho do dedo para anel

Quando você não tem outro anel em mãos é quando pode se complicar na hora de descobrir o tamanho do anel. Entretanto, não é impossível. Se você quer saber como descobrir o tamanho do anel sem ter acesso a uma peça. Siga estes passos:

  1. Enrole ao redor do dedo um fio dental ou uma fita métrica maleável, como se fosse um anel e ajuste-o de uma maneira cômoda para que não fique nem apertado, nem solto demais.
  2. Marque o ponto onde se unem os extremos e se fecha a circunferência.
  3. Em seguida, meça o fio usando uma régua ou fita métrica.
  4. Foque, mais uma vez, nos milímetros: 1 centímetro é igual a 10 milímetros. Exemplo: 5,2 cm seriam 52 mm.
  5. Uma vez tenha a medida correta, deverá calcular o diâmetro do dedo. Para isso, utilize a seguinte fórmula: Medida em milímetros dividido por 3,14. Exemplo: 52 mm/3,14 = 16,5.
  6. Uma vez tenha o resultado, poderá descobrir qual é o tamanho indicado usando a tabela abaixo.

No caso em que a medida não seja exata com a tabela indicada, te recomendamos arredondar sempre para cima, assim evitará que te aperte e fique incômodo.

Como saber o tamanho do anel - Como saber o tamanho do dedo para anel

Como saber o tamanho do anel em uma joalheria

Além dos métodos anteriores, você sempre poderá levar o seu anel a uma joalheria profissional para ter absoluta certeza. Lá te indicarão qual é o tamanho ideal do anel para você graças ao uso do medidor. No caso de que você não tenha um anel para levar para comprovar, eles também dispõem de medidores de dedo em forma de anel que facilitarão o processo para descobrir o tamanho do anel certo para você.

Acertar o tamanho do anel pode ser muito fácil se você dedicar alguns minutos para medir o dedo ou se contatar com uma joalheira de confiança.

Agora que você já sabe como descobrir o tamanho do anel, talvez tenha dúvidas sobre que tipo de anel escolher. Por isso, te animamos a seguir lendo os artigos aqui do umCOMO para aprender sobre diferentes elementos e materiais destes acessórios para os dedos. Por exemplo, aqui poderá ler sobre os distintos tipos de lapidação de diamantes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o tamanho do anel, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber o tamanho do anel