menu
Partilhar

Como tirar queimadura de sol do rosto

 
Por Redação umCOMO. 1 outubro 2021
Como tirar queimadura de sol do rosto

A pele do rosto é especialmente sensível às queimaduras do sol. Tomar sol sem a devida proteção e por tempo excessivo implica em uma sobre-exposição aos raios ultravioletas (UVA e UVB), que pode danificar nossa pele. Vermelhidão, inflamação, ardor e inclusive dor mais ou menos intensa são alguns dos sintomas que indicam que a pele sofreu uma agressão em forma de queimadura solar.

Há a necessidade de insistir na importância de tomar medidas preventivas para evitar que isso aconteça. No entanto, quando o mal já está feito, devemos cuidar da queimadura e da nossa pele. Como tirar queimadura de sol do rosto? Agir à tempo e aplicar remédios eficazes para acalmar a pele reduzirá os efeitos do excesso de sol. Siga lendo este artigo do umCOMO e descubra como tratar queimaduras de sol no rosto.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de sol do rosto

Evite o sol durante uns dias

Mesmo que pareça óbvio, não é demais lembrar que em casos de queimadura de sol no rosto, por mais leve que seja, é essencial parar de tomar sol durante alguns dias para que, assim, a pele possa se regenerar. Às vezes, a vontade de desfrutar do sol durante as férias para obter um bronzeado bonito, pode fazer com que não demos a importância necessária à vermelhidão do rosto. Contudo, isso é um erro.

Se você está pensando em como tirar vermelhidão da pele causada pelo sol, a primeira medida e a mais simples é evitar, à medida do possível, a exposição ao sol. Se por algum motivo você precisa ficar no sol, deve no mínimo proteger a área com protetores com fator máximo enquanto a queimadura ainda estiver aí.

E, quanto dura uma queimadura? Isso depende da gravidade. Uma queimadura leve pode provocar desconfortos durante dois ou três dias. No entanto, as queimaduras mais intensas podem durar mais de uma semana. Além disso, se a queimadura é muito grave, pode ser imprescindível a consulta médica para curá-la.

Compressas frias

Em caso de vermelhidão leve ocasionada pelo excesso de sol, aplicar coisas frias na área é uma medida rápida para conseguir alívio imediato. Para isso, recomenda-se que coloque uma compressa ou pano previamente ensopado em água muito fria. Você pode colocá-lo em uma tigela e adicionar alguns cubinhos de gelo.

Antes da aplicação, passe um pouco de creme hidrante na área e, em seguida, vá dando toques suaves com a compressa fria sem esfregar nem pressionar. Nunca aplique gelo diretamente na pele do rosto queimado porque te machucaria ainda mais.

Babosa

O gel da babosa é extraído das folhas duras da planta e tem excelentes propriedades calmantes, antibacterianas e cicatrizantes, o que a faz ser uma aliada magnifica para regeneração da pele. Frequentemente a encontramos como ingrediente de cremes para queimaduras, embora também possa utilizá-lo diretamente extraído da planta.

Se você se pergunta o que passar no rosto queimado de sol e tem um pé de babosa ou aloe vera em casa, não hesite em cortar uma de suas folhas e aplicar o gel nas suas queimaduras várias vezes ao dia. Recorrer a este elixir natural de alto poder regenerativo é sempre uma boa aposta para a pele.

Como tirar queimadura de sol do rosto - Babosa

Máscara de pepino e iogurte

Se depois de um dia de sol intenso seu rosto arde, apresentas áreas vermelhas e você percebe inclusive que está ligeiramente inflamado, sua pele precisa de um remédio que igualmente a acalme, hidrate e refresque. Uma boa opção para tirar queimaduras de sol da cara é fazer uma máscara de pepino e iogurte. Para isso, siga estes passos:

  1. Rale ou liquidifique meio pepino.
  2. Misture o pepino ralado ou liquidificado ao iogurte natural bem frio.
  3. Aplique sobre o rosto.
  4. Deixe agir por alguns minutos.
  5. Retire com água fria.

Com esta máscara, você perceberá que sua pele ficou mais fresca e menos vermelha em tempo recorde. Se quer conhecer mais usos da máscara de pepino, dê uma olhadinha neste outro artigo sobre Como fazer máscaras de pepino.

Calêndula

Algumas plantas e ervas medicinais também são eficazes quando o objetivo é tratar o rosto queimado de sol. A calêndula é uma das mais utilizadas desde a antiguidade para tratar irritações, pequenas feridas e inflamações leves na pele.

Uma pomada ou creme de calêndula ou até uma compressa fria ensopada na infusão de calêndula já trarão um grande alívio às queimadura superficiais.

Aqui você aprenderá sobre Como fazer sabonete de calêndula em casa.

Rodelas de batata

Poucos remédios caseiros para queimaduras de sol são tão simples quanto este. Se você tem zonas vermelhas no rosto, especialmente as bochechas e ao redor dos olhos, experimente cortar uma batata em rodelas e deixá-las esfriando uns minutos na geladeira (não no congelador).

Quando estiverem frias, coloque-as sobre as queimaduras solares leves e verá como o incômodo vai diminuir.

Água e aveia

A aveia é um cereal que aporta múltiplos benefícios para a saúde no geral e que admite o uso tópico para tratar diferentes condições cutâneas. Por isso, um excelente remédio para queimadura de sol no rosto é a água de aveia. Você só precisará seguir a estes passos:

  1. Acrescente duas colheres de sopa de aveia em um litro de água e coloque a mistura para ferver.
  2. Depois de fervido, deixe esfriar na geladeira.
  3. Coe o líquido.
  4. Aplique nas queimaduras de sol faciais.

Pronto! Você vai ver como a água de aveia ajuda a refrescar e hidratar a pele danificada profundamente. Se quiser ver o preparo em detalhes leia nosso artigo sobre Como fazer água de aveia.

Como tirar queimadura de sol do rosto - Água e aveia

Sabonetes específicos

É necessário reiterar que qualquer queimadura de sol no rosto é uma "ferida" (mais ou menos séria) que precisa de cuidados para que a pele se recupere o quanto antes. Neste sentido, deve-se reforçar as precauções e evitar o uso de produtos que possam irritar a pele ainda mais.

Em caso de queimaduras cutâneas, utilize sempre sabonetes hipoalergênicos, especiais para peles sensíveis ou, diretamente, para peles queimadas. Antes de aplicar qualquer produto, consulte o médico ou farmacêutico.

Hidratação e umectação

O que passar no rosto queimado de sol? Em casos de queimaduras solares é fundamental hidratar não somente a pele do rosto, como também o corpo todo. Lembre-se de tomar uma quantidade suficiente de líquidos em forma de água, suco e batidas de frutas, infusões...

Além disso, é importante ajudar a pele a manter seu nível hídrico, especialmente na área queimada. Por isso, uma boa resposta sobre como amenizar rosto queimado de sol é utilizar creme hidratante. Este tipo de creme retém a umidade natural da pele, criando uma película protetora sobre ela.

Com estas 9 soluções tirar queimadura de sol do rosto será mais rápido e fácil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar queimadura de sol do rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar queimadura de sol do rosto
1 de 3
Como tirar queimadura de sol do rosto

Voltar ao topo da página