Depilação de sobrancelhas

Como tirar sobrancelha com cera

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 agosto 2017
Como tirar sobrancelha com cera

As sobrancelhas marcam a expressão do nosso rosto e uma depilação errada pode mudar a nossa aparência, sendo essencial cuidá-las. A maioria das pessoas que depila as sobrancelhas em casa usa pinças para fazê-lo, julgando que é o jeito mais simples de tirar os pelinhos. Contudo, o uso de cera em casa é muito fácil e não requer muitos utensílios. Uma máquina de certa e uns palitos de madeira são suficientes para fazer maravilhas e definir muito a sua sobrancelha. Quando combinado com a pinça, o uso de cera pode oferecer um resultado espetacular. Se você não faz ideia de como fazer depilação desse jeito, o umCOMO ensina como tirar sobrancelha com cera em casa com 10 passos muito simples!

Vai precisar de:

  • Fundidor de cera
  • Cera caliente en pastillas
  • Palitos o espátulas de madera
  • Cepillo para cejas
  • Pinzas de depilar
  • Crema, gel o aceite muy hidratante
  • Agua termal

Passos a seguir:

1

Contrariamente ao que se acredita, a melhor cera para depilar as sobrancelhas não é a fria, mas sim a cera quente, mais precisa para essa zona. Você também pode usar as pinças, mas a combinação de cera e pinças é o que garante um resultado profissional.

A primeira coisa que você vai precisar de uma panela de aquecer cera, uma máquina que pode ser comprada em lojas que vendem produtos para salão, em algumas superfícies grandes ou pela Internet. Não são caras e duram muitos anos, sendo um excelente investimento. Você também vai necessitar do discos de cera quente, que podem ser comprados nos mesmos sítios. E, por fim, espátulas ou palitos de madeira como os dos sorvetes, que podem ser encontrados em qualquer supermercado. Você também pode usar uma espátula de plástico que tenha por casa, caso seja fina.

Se não quer investir numa panela de cera, pode usar a cera quente comprada diretamente cada vez que se vai depilar. Algumas marcas vendem pequenos potinhos de cera com uma espátula que você pode aquecer no microondas.

Confira também esse artigo do umCOMO onde explicamos passo a passo como fazer cera caseira para depilação.

Como tirar sobrancelha com cera - Passo 1
2

Comece por aquecer a cera. Se tem uma panela, ligue-a à corrente, ligue o aparelho e adicione dois discos de cera. Se não são muito grandes, você pode adicionar mais uma ou outra, mas costumam ter um tamanho definido e duas são suficientes para começar. Deixe aquecerem durante um pouco, pode levar alguns minutos por isso seja paciente.

Se tem uma cera de compra, basta seguir as instruções do fabricante. Normalmente, é aquecida no microondas por alguns minutos que variam de acordo com a potência.

3

Quando a cera estiver quente, terá derretido completamente até ficar líquida (se é a de panela, a comprada pode ter textura de gel). Desligue a panela e deixe esfriar um pouco pois, aplicar a cera de diretamente pode provocar uma queimadura na sua pele. Se é cera de compra, experimente tocar com o dedo, sendo que o ideal também é esperar que esfrie um pouco.

4

Quando tiverem passado alguns minutos (vigie a cada 5 minutos), a cera deve ter passado de líquida a viscosa, tendo uma textura semelhante à do mel. É nesse momento que deve ser usada. Ainda está quente, mas não o suficiente para queimar a pele, tendo uma textura perfeita para a depilação.

Como tirar sobrancelha com cera - Passo 4
5

Para fazer o formato da cera, comece por pegar a escova de sobrancelhas e pentear todos os pelinhos para cima. As medidas para tirar sobrancelha com cera corretamente são as seguintes:

  1. Comece por pegar a escova de sobrancelhas ou um lápis e coloque-o na lateral do nariz, onde ele termina, em posição vertical desenhando uma linha que passa pelo canal lacrimal. Esse é o ponto onde as suas sobrancelhas devem começar.
  2. Depois, olhando em frente, use o lápis ou escovinha e posicione-o de modo a que uma extremidade se situe na fossa nasal (direita ou esquerda, dependendo do lado que você está medindo) e o lápis passe pela zona mais externa da íris do olho. O outro extremo do lápis marcará a zona onde deve estar o arco da sobrancelha.
  3. Para terminar, coloque o lápis ou escovinha também na fossa nasal até passar pelo final de olho, no cantinho, e a extremidade do lápis marcará o final da sobrancelha.

Estas são as medidas ideais. Contudo, elas dependem do seu gosto. Não depile demasiado ou pode acabar fazer com que os pelos não cresçam no futuro e as sobrancelhas tenham falhas.

6

Chegou o momento de tirar sobrancelha com cera. Com os pelos penteados para cima, pegue um palito de madeira e coloque-o na panela para pegar um pouco de cera. Dê uma volta ao palito (ou espátula) girando-o sobre ele mesmo ou fazendo círculos para que a cera não caia. De imediato, prenda a parte superior da sobrancelha com uma mão e, com a outra, aplique a cera desde o princípio da sobrancelha até ao arco, com muito cuidado para não remover pelos a mais. Pentear as sobrancelhas para cima ajuda a ter uma precisão maior.

Uma vez aplicada, volte a pegar outro pedaço de certa (muito pouco) passe-o sob a zona final da sobrancelha, fazendo novamente uma linha desde o arco ao final. Deixe os dois pedaços de cera enquanto repete o procedimento para a outra sobrancelha.

Como tirar sobrancelha com cera - Passo 6
7

Quando notar que, depois de algum tempo, a cera está endurecendo, pegue o final da mesma e levante-o levemente. Agarre o pedaço de cera com os dedos e remova-o para a parte interna, sem medo. Você deve puxar de uma vez, diretamente. Pode colocar a sua mão por cima em seguida para aliviar um pouco a dor. Em seguida, remova a cera do início do arco e faça o mesmo, repetindo o procedimento para a outra sobrancelha.

8

Para finalizar, você pode usar a pinça antes de passar o creme. Pode usar a cera várias vezes, mas não recomendo mais do que duas aplicações em cada zona para evitar que a pele fique irritada. Com as pinças, é possível eliminar os pelos pequenos que não saíram com a cera.

Como tirar sobrancelha com cera - Passo 8
9

Se prefere usar apenas as pinças no lugar da cera, o procedimento é o mesmo. Ao invés de usar a cera, penteie as suas sobrancelhas para cima e depile com as pinças, removendo todos os pelinhos que estão sob a linha que marca a sobrancelha do mesmo jeito. Para fazer o arco, o ideal é usar a pinça. O ideal é que você remova todos os pelos que estão mais na borda, até à zona da pálpebra, e ir vá subindo. Não é conveniente tirar demasiados pelos e, por isso, se você não se atreve a fazê-lo prefira marcar o arco num centro de estética para depois você fazer a manutenção da depilação em casa.

10

As sobrancelhas ficarão vermelhas, seja qual for o método que você use. Esta irritação é muito fácil de controlar, basta hidratar bem a zona com um creme hidratante ou algum óleo de rosto hidratante ou balsâmico. Também pode usar óleo de amêndoas ou gel de babosa.

O óleo da árvore do chá também é muito indicado para depois da depilação, mas é conveniente que você o dissolva um pouco de água ou a aplicação pode arder. Recomendo que você use um creme hidratante e depois pulverize água termal sobre a zona. A irritação será refrescada e acalmará a pele, além de ser perfeito para eliminar a vermelhidão. Não seque, simplesmente pulverize a pele e deixe a zona umedecida secar ao natural.

Dica: Acesse também esse artigo que ensina como tirar pelo encravado na sobrancelha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar sobrancelha com cera, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • Se você está com medo de usar a cera, confie no uso das pinças pois é mais fácil controlar os pelos que são depilados.
  • Antes de tirar sobrancelha com cera, a pele deve estar limpa de impurezas, maquiagem, cremes ou loções de qualquer tipo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como tirar sobrancelha com cera