Partilhar

Como usar óleo de melaleuca para as unhas

 
Por Nathália Oliveira. 25 maio 2018
Como usar óleo de melaleuca para as unhas

Ter unhas bonitas é um excelente sinal de cuidado com o corpo. Mas não há esmalte que esconda unhas fracas, quebradiças e opacas. Existem diversos produtos industrializados no mercado que prometem fortificá-las, mas a verdade é que a melhor opção de cura é a alimentação e o uso tópico de produtos naturais que contêm vitaminas e nutrientes que, muitas vezes, cosméticos industrializados não possuem. Pensando nesse sentido, uma boa opção para o tratamento das unhas são os óleos vegetais naturais, pois além de serem biodegradáveis, provenientes de fontes limpas e ecologicamente corretas, são capazes de apresentar resultados melhores que medicações e cosméticos industrializados que, além de tudo, costumam ser prejudiciais ao meio ambiente.

Neste artigo do umCOMO, daremos dicas e informações sobre como usar óleo de melaleuca para as unhas, um produto natural utilizado para o tratamento de micose nas unhas, mas também para fortalece-las.

Também lhe pode interessar: Como tratar das unhas encravadas

Benefícios do óleo de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é extraído de uma planta da família Myrtaceae (mesma família das jabuticabas), de origem australiana. Segundos relatos, os aborígenes australianos costumavam usar a melaleuca de forma medicinal, para o alívio de dores. Dentre suas espécies mais famosas e cultivadas está a Melaleuca alternifolia, de onde extraímos o poderoso óleo que, conforme verá a seguir, é versátil e pode ser destinado a vários usos.

O óleo de melaleuca possui propriedades antifúngicas, antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e analgésicas. Por conta disso, é muito utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos. Além disso, possui eficácia maior do que muitos produtos industrializados. O óleo de melaleuca nas concentrações encontradas para comércio não possui níveis de toxicidade capazes de fazerem mal à saúde humana.

Por conta de sua atividade antimicrobiana de amplo espectro, o óleo de melaleuca mostra eficácia diante de diversas doenças superficiais como acne, candidíase oral (sapinho), micose nas unhas, dentre outros. Confira mais benefícios do óleo essencial de melaleuca na lista abaixo:

  • Antimofo;
  • Possui ação anticaspa;
  • Pode ser usado para tratar seborreia;
  • Tem ação antisséptica;
  • Combate mau-hálito (com bochechos);
  • Combate dores de garganta (com bochechos);
  • Possui efeito cicatrizante;
  • Alivia picadas de insetos;

Para que serve o óleo de melaleuca nas unhas?

É muito comum usar o óleo de melaleuca para fortalecer as unhas, mas os seu uso pode ir muito além disso. O maior benefício do óleo de melaleuca nas unhas estão nas suas propriedades antissépticas. O óleo age em todas as infecções bacterianas, reduzindo a proliferação de bactérias e também de fungos presentes nas unhas. Dessa forma, as unhas se regeneram lisas, sem manchas e fortes.

No quesito mais estético, o óleo essencial de melaleuca é um excelente auxiliador para quem buscas unhas mais fortes e hidratadas. O uso do óleo ajuda que as unhas se regenerem e cresçam sem deformações, escamas ou ondulações.

Vale lembrar que o uso do óleo essencial de melaleuca é apenas tópico, não sendo recomendado ingeri-lo. Quaisquer dúvidas sobre como ministrar o óleo de melaleuca devem ser tiradas com um médico. Para quem pretende usar o óleo apenas para aproveitar seus benefícios estéticos, não ingira a substância de forma alguma.

Óleo de melaleuca para micose nas unhas

Pode parecer surpresa para algumas pessoas, mas é altamente recomendado usar o óleo de melaleuca para fungos nas unhas. Conforme falado anteriormente, esse uso do óleo se dá por conta de suas propriedades antifúngicas.Reforçamos a necessidade de consultar um médico para receber a orientação necessária para começar a ministrar o óleo de melaleuca nas unhas. É possível que ele oriente que você recorra a uma farmácia de manipulação para fazer um óleo cuja concentração é a melhor para tratar o seu problema. Dessa forma, se consegue prevenir quaisquer contratempos advindos do uso irresponsável do óleo de melaleuca. Não se deve subestimá-lo apenas por ser um produto natural.

Confira passos para garantir unhas mais saudáveis:

  • Limpe as unhas toda semana;
  • Evite usar produtos com formol em sua composição. Atualmente existe uma variedade de esmaltes sem formol no mercado, que causam menos danos à saúde;
  • Não use esmalte todos os dias, procurando deixar a unha "respirar" por pelo menos dois dias na semana. Se você estiver fazendo tratamento com óleo de melaleuca para o tratamento de micoses, busque orientação médica para saber se pode utilizar esmalte;
  • Prefira utilizar removedores de esmalte ao invés de acetona, pois são muito menos agressivos;
  • a cutícula é um importante meio de proteção da unha contra agentes agressores do mundo externo. Tirá-la por completo pode te deixar mais suscetível a doenças;
  • Antes de passar o esmalte, passe uma base fortalecedora. Ela evita com que a pigmentação do esmalte agrida ainda mais as unhas.

Sugestão: confira em nosso outro artigo os melhores óleos para fortalecer as unhas.

Como aplicar o óleo de melaleuca nas unhas

Para usar o óleo de melaleuca no combate à micose de unha, basta passar uma gota sobre o local afetado uma vez por dia até que os sintomas desapareçam.

Evite ao máximo que o óleo entre em contato com a sua pele e de maneira alguma se exponha ao sol se isso tiver acontecido

Recomendações para usar o óleo de melaleuca

É sempre melhor que o óleo seja recomendando por um profissional, de maneira que até mesmo você possa pedir uma fórmula com a concentração ideal para o seu tratamento. Mas, se você deseja usar o óleo de melaleuca por conta e risco, você precisa estar atento às recomendações de uso e cuidados:

  • Evite a exposição solar sempre que usar o óleo por risco de manchas na pele. Antes de dormir é um ótimo momento para fazer isso;
  • Sempre que for usar o óleo em partes mais extensas do corpo, dilua-o em água ou em outro óleo vegetal.

Veja outras dicas no artigo sobre Como curar micose de unha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar óleo de melaleuca para as unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar óleo de melaleuca para as unhas

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar óleo de melaleuca para as unhas
Como usar óleo de melaleuca para as unhas

Voltar ao topo da página