Sapatos de salto alto

Dicas para o salto alto não machucar

Dicas para o salto alto não machucar

Os saltos altos são um dos grandes símbolos da feminilidade, uma mulher sobre bonitos saltos consegue estilizar sua silhueta e ficar bem mais sexy. No entanto, como diz o ditado, sem sofrimento não há recompensa, pois o salto alto pode chegar a ser muito doloroso. Mas não tem que se conformar com isso, existem alguns truques e conselhos que podem ajudá-la a lidar com a dor provocada pelos sapatos de salto. No seguinte artigo do umCOMO vamos mostrar para você algumas dicas para o salto alto não machucar.

Também lhe pode interessar: Como aprender a andar de salto
Passos a seguir:
1

O atrito é o principal inimigo na hora de usar saltos, por isso mesmo, se queremos evitar que os saltos machuquem, deve tentar evitar este atrito.

Para isso, pode usar os sticks ou sprays antifricção destinados a isso, uma aplicação nas zonas mais propensas a isso, como o calcanhar e a ponta, mesmo antes de calçar os sapatos, evitará que friccione a cada movimento e lhe doa.

2

Sabia que pode usar o congelador de sua casa para fazer com que os sapatos não machuquem seus pés? Se ficam um pouco justos e incomodam você, pode colocá-los no congelador enchendo-os de saquinhos de congelados ou simplesmente com jornal. Quando os calçar, logo após tirá-los, o sapato irá se descongelando e se adaptando perfeitamente à forma do seu pé. Além disso, o frio ativará a circulação sanguínea, algo que também é benéfico.

Dicas para o salto alto não machucar - Passo 2
3

Amortecer suas pisadas é outra boa forma de evitar a dor. Para isso pode usar as palmilhas e almofadas de silicone que existem à venda. Existem de diferentes tipos, de calcanhar, de dedos ou de palmilha inteira. O que o silicone faz é diminuir a pressão que sofrem seus pés, distribuindo o peso e dando um apoio bem mais suave.

4

Há diferentes exercícios que pode praticar para estimular os diferentes grupos de músculos que usa ao andar com saltos. Ao fazer estes exercícios melhorará sua postura, o modo de andar e evitará as dores causadas pelos saltos.

Alguns dos exercícios que pode praticar são:

  • Apoiar a parte dianteira dos pés em um degrau enquanto baixa os saltos tentando manter o equilíbrio.
  • Apoie-se na ponta dos dedos e tente se esticar para cima.
  • Apoiada nas pontas dos dedos, flexione uma perna ao mesmo tempo que estica a outra.

No seguinte artigo explicamos para você como aprender a andar de salto, para que consiga ter uma boa postura que dificulte o aparecimento de dor.

Dicas para o salto alto não machucar - Passo 4
5

Aumentar uns centímetros e estilizar seu corpo não tem que significar oposto do conforto. Se não quer renunciar a esses centímetros pode optar por saltos de plataforma ou, pelo menos, que também estejam erguidos na parte dianteira. Este tipo de sapatos distribui muito melhor o peso e evitará que tenha tanta dor.

6

Também não é preciso calçar saltos de 15 centímetros que machuquem e não deem liberdade de movimentos. É preferível calçar sapatos de saltos de menos altura, que podem causar também um grande impacto.

Quase mais importante que o sapato em si é a forma de usá-lo. Usar um salto de 3 centímetros com estilo é muito melhor que usar saltos altos com dificuldades e dores.

Dicas para o salto alto não machucar - Passo 6
7

A solução básica para acabar com a dor nos pés, ou pelo menos para dificultar que apareça, é usar seu número exato. Ainda que pareça óbvio, não são poucas as pessoas que calçam números que não são adequados aos seus pés, seja pela ansiedade de comprar ou pela pressa; não param para examinar as sensações ao andar até os comprarem e acabarem por causar dores.

Se um sapato fica grande e ao andar desliza para a frente e para trás, cria um atrito com seus pés que causará bolhas e dores.

8

Se à dor provocada pelo atrito adicionarmos o fato dos saltos serem o oposto de estabilidade, temos um resultado nada otimista. As solas dos saltos são escorregadias, o que provoca movimentos constantes do pé para se manter estável e que podem ser a causa de ainda mais dores.

O truque tradicional nestes casos é fazer alguns cortes na sola com uma tesoura para que assim tenha mais atrito com o solo. Os métodos têm se sofisticado e já podemos encontrar à venda adesivos antiderrapantes feitos com este objetivo.

9

Se prevê que vai ser uma noite agitada, deve sempre levar um par de sapatos extra para o caso da dor se tornar insuportável. Hoje em dia já se vendem sapatos planos feitos para isso, que vão dobrados na sua bolsa sem ocupar nenhum espaço.

Dicas para o salto alto não machucar - Passo 9
10

Sabe que já existem cremes para fazer com que o salto alto não machuque? Pode usar os cremes com ibuprofeno ou as ampolas de nolotil, cuja ação analgésica e anti-inflamatória ajudará a que possa aguentar todo o dia com os saltos.

Da mesma forma, há cremes analgésicos, como os que se usam na depilação a laser ou na hora de fazer tatuagens. Em ambos os casos devemos dizer que não vão eliminar a dor, simplesmente vão camuflá-la.

De qualquer forma, antes de os usar, recomendamos que pergunte para seu médico por seus benefícios e dosagens.

Dicas para o salto alto não machucar - Passo 10
11

Um truque para evitar que a dor de pés chegue antes do esperado é fazer tudo o que quiser menos ficar de pé e parada. Ande, dance ou sente-se e descanse os pés, mas se ficar de pé sem se mexer não demorará a aparecer essa dor insuportável.

12

Talvez não saiba, mas existe uma solução extrema que passa pela cirurgia. Há uma operação que consiste em extrair gordura de alguma parte do seu corpo e inseri-la no calcanhar como uma almofada. Esta operação serve até que seu corpo volte a absorver a gordura, quando deverá voltar a passar pelo mesmo processo. A operação é rápida, dura cerca de uma hora, e só requer anestesia local.

Esta operação só é recomendável se for indispensável usar saltos altos diariamente e isso causar muitas dores. Em qualquer outro caso, é sempre preferível usar outros truques menos invasivos ou, simplesmente, deixar de usar sapatos de salto.

Vale ressaltar que o uso de sapatos que machucam, em geral, sejam eles de salto alto ou não, podem fazer mal à saúde dos pés e da coluna. Portanto, siga as dicas deste post de maneira pontual, quando não tiver outro sapato para usar. Dê sempre preferência aos calçados confortáveis, que não machuquem os pés.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para o salto alto não machucar, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Debora
Gosto muito das matérias e dicas que vocês apresentam, mas DESTA VEZ NÃO!!! Isso é um absurdo, INCONCEBÍVEL vocês estimularem as pessoa a usarem um sapato que machuque tanto os pés a ponto de ser necessário utilizar pomada anestésica!!! Mulheres, nunca se submetam a isso! Quando forem comprar um sapato de salto experimentem vários, caminhem pela loja o máximo de tempo possível, nunca comprem um sapato apenas pela beleza, se não for confortável nos 10 primeiros minutos esqueça, Jamais será! Procurem calçados que lhes dê apoio, que fiquem firme nos pés, geralmente os mais confortáveis são os que se prendem ao tornozelo, pois você ganha mais apoio e quanto mais firme ele ficar mais fácil de você andar! Se estiver começando aposte nas botas, depois sapatos e por último as sandálias de tiras finas, que são literalmente uma tortura…. #ficaadica
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Débora, ficamos felizes que nos acompanhe e goste das nossas matérias. Você tem razão quanto ao que diz, mas a nossa intenção com este post é ajudar as pessoas que precisam, de maneira emergencial, usar um sapato que machuque e não têm outra opção. De todas as maneiras já adicionamos um disclaimer à matéria para que fique mais claro. Esperamos que continue nos acompanhando. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
1 de 6
Dicas para o salto alto não machucar