menu
Partilhar

Por que cortar as pontas do cabelo?

 
Por Redação umCOMO. 4 dezembro 2021
Por que cortar as pontas do cabelo?

As pessoas que ostentam cabelos longos provavelmente tiveram que lidar com o conceito de "apenas as pontas" no cabeleireiro em mais de uma ocasião. Não importa se você quer apenas um corte de um centímetro, a impressão é que lhe faltam vários dedos. Entretanto, este ritual capilar é muito mais necessário e saudável do que você possa pensar e é a maneira mais eficaz de se conseguir um cabelo longo e forte.

Embora possa parecer uma contradição, cortar e aparar as pontas contribui para um crescimento saudável e não precisamente porque o faz crescer mais rápido, como erroneamente se pensa, mas porque limpa e delimita as áreas mais antigas de seus cabelos, evitando as pontas duplas e o consequente rompimento dos fios.

Neste artigo do umCOMO você descobrirá por que cortar as pontas do cabelo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das pontas do cabelo

Por que cortar as pontas do cabelo?

Muitas pessoas têm a concepção errônea de que é preciso deixar o cabelo crescer e têm medo de ir ao cabeleireiro e perder o comprimento que desejam. Entretanto, cortar ou aparar o cabelo de vez em quando é essencial para um cabelo longo e saudável. O cabelo, assim como as unhas, cresce das raízes e tem que ser exposto todos os dias a centenas de agentes externos e danos como ressecamento, umidade, poluição e estresse. Além disso, o cabelo tem uma carga de trabalho extra para todos aqueles que aplicam produtos químicos como tinturas ou que modelam seus cabelos diariamente com secadores, chapinhas e babyliss.

Tudo isso cria uma deterioração e envelhecimento de nossos cabelos que é mais evidente nas pontas, pois esta é a parte mais antiga de nossos cabelos. É por isso que eles frequentemente tendem a se dividir e rachar, produzindo as chamadas pontas duplas. É por isso que, se for tomada a decisão de não cortar as pontas dos cabelos de vez em quando, podemos contribuir, sem perceber, para que nossos cabelos fiquem mais danificados e deteriorados, pois, com o passar do tempo, as pontas abertas se estenderão cada vez mais para as raízes, danificando os cabelos mais saudáveis e tornando-os mais frágeis e quebradiços.

Como acabar com as pontas duplas

Contra pontas duplas, a melhor coisa a fazer é curar seu cabelo cortando as partes que estão mais danificadas, mesmo que isso signifique cortar dois ou três dedos de comprimento. Muitas pessoas pensam que quando você corta seu cabelo, ele cresce mais rápido.

Cortar o cabelo faz crescer mais rápido?

Isto é um mito, pois a velocidade de crescimento será sempre a mesma. O que é bom em cortar as pontas duplas do seu cabelo é, precisamente, curá-lo e parar a rotura dos fios, já que ele acaba quebrando mais quando está assim. Ao cortá-lo temos a sensação de que nosso cabelo está mais grosso e mais forte. Desta forma, você pode remover as partes mais velhas do cabelo, que na verdade estão quase mortas ou são tecido morto, e deixar mais nutrientes para seu cabelo mais jovem, tornando seu cabelo saudável; assim como acontece com as plantas e a poda.

Aqui você pode levar mais sobre como evitar as pontas duplas.

De quanto em quanto tempo cortar o cabelo?

Tudo depende do tipo de corte que você tem e também do estado do seu cabelo, mas como regra geral, você não deve esperar até ver pontas duplas para visitar o salão. O ideal, como regra geral, é que sua rotina de autocuidado inclua uma visita ao salão pelo menos a cada 3 meses para limpar seus cabelos longos e aparar qualquer dano que possa ser prejudicial.

Entretanto, em cortes de cabelo de comprimento médio ou curto a visita deve ser mais freqüente, pois o cabelo geralmente cresce um centímetro por mês, de modo que as pessoas com penteados mais curtos notarão o crescimento muito mais cedo e, se tiverem pontas duplas, estas cobrirão mais cabelo do que os longos, afetando o corte em uma extensão muito mais perceptível. Aqui você pode ler mais sobre esta pergunta: O cabelo cresce quantos centímetros por mês?

Como orientação, uma pessoa com cabelos longos deve ter suas pontas aparadas a cada 3 meses, dependendo do estado do cabelo devido ao uso de alisadores e outros acessórios, pessoas com cabelos de comprimento médio a cada 2 meses para retocar o corte e pessoas com cabelos curtos a cada 6 semanas no máximo para que as pontas não danifiquem as raízes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que cortar as pontas do cabelo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Por que cortar as pontas do cabelo?
Por que cortar as pontas do cabelo?

Voltar ao topo da página