PARTILHAR

Quanto cresce o cabelo por mês?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 15 março 2017
Quanto cresce o cabelo por mês?

Na sociedade atual, onde a beleza e a aparência física é de grande importância, ter um bom cabelo converte-se em uma obsessão para muitas pessoas. Não é apenas importante a quantidade ou saúde do mesmo, mas o comprimento do cabelo também é fundamental para conseguir certos looks ou penteados. Foi na salão de beleza cortar o cabelo, tentou cortar o cabelo em casa e acabou cortando demais, está fazendo cálculos para ver quando poderá usar aquele penteado ou simplesmente tem curiosidade, seja como for, no seguinte artigo do umCOMO vamos lhe explicar quanto cresce o cabelo por mês, em uma semana ou em 6 meses.

Também lhe pode interessar: Por que meu cabelo não cresce

Por que o cabelo cresce?

O cabelo, assim como as unhas, está composto por uma substância chamada queratina. E essa não é a única semelhança que têm entre si. Tal como as unhas, o cabelo cresce da sua raiz, situada debaixo da pele. Nesta raiz vão-se multiplicando as novas células, a partir das quais se formará o talo e, alimentado por diferentes vasos sanguíneos, o cabelo irá crescendo para cima até sair para o exterior.

Chega a um ponto que cresceu tanto para fora que é incapaz de se alimentar, de maneira que estas células morrem formando a queratina. Por isso, podemos dizer que o cabelo que vemos, que penteamos e que podemos tocar não é mais que células mortas que se converteram em queratina, enquanto que debaixo da pele se vão formando novas células que o vão tornando mais comprido.

A média de fios que temos é de 100.000 repartidos por toda a cabela, dos quais perdemos entre 50 e 100 por dia e são substituídos por outros.

Quanto cresce o cabelo por mês? - Por que o cabelo cresce?

O crescimento do cabelo

O cabelo passa por três fases diferentes:

  • Fase de crescimento
  • Fase de transição
  • Fase de repouso

No entanto, cerca de 80% dos fios que temos na cabeça encontram-se na primeira fase, caso contrário o cabelo não cresceria. Esta fase é a que mais se prolonga no tempo, entre 2 e 7 anos dependendo da pessoa. Uma vez terminada, passa por 2 semanas de transição em que se para progressivamente a produção de células, contrai-se o folículo piloso e o cabelo cai. Nesta fase encontram-se cerca de 1% dos fios, enquanto que 10-20% restantes estão na fase de repouso, que dura entre 2 e 4 meses e se carateriza pela formação de um novo fio.

Um fio de cabelo tem entre 6 e 8 anos de vida, mas dependendo de fatores como a genética, o estilo de vida, a alimentação e os produtos que se usem, este tempo pode ser maior ou menor. Por exemplo, em alguns casos de alopecia grave um fio de cabelo pode ter uma vida de 3 anos. Da mesma forma, se o normal é perder entre 30 e 100 cabelos diariamente, há pessoas que podem perder uma quantidade muito maior, geralmente por um excesso de produção de andrógenos que fazem com que a irrigação sanguínea até os folículos sejam escassa.

Agora que já sabe como o cabelo cresce e quais são as fases do seu crescimento, podemos dar uma resposta clara à sua pergunta sobre quanto cresce o cabelo por mês.

Quanto cresce o cabelo por mês? - O crescimento do cabelo

Quantos centímetros cresce o cabelo por mês

Em uma pessoa normal que esteja saudável e sem nenhuma herança genética que afete o crescimento capilar, o cabelo cresce cerca de 0,4 milímetros diários. Se calcularmos este crescimento de forma semanal teremos um crescimento de 2,8 milímetros em uma semana, o que multiplicado pelas 4 semanas que um mês tem, chegamos à conclusão que o cabelo cresce 1,12 centímetros em um mês.

Quanto cresce o cabelo em 2 meses, 3 meses e 6 meses

Sabendo quanto cresce o cabelo por mês, com simples operações matemáticas conseguimos saber quanto pode chegar a crescer o cabelo em diferentes momentos:

  • Em 2 meses o cabelo cresce 2,24 centímetros.
  • Em 3 meses o cabelo cresce 3,36 centímetros.
  • Em 6 meses o cabelo cresce 6,72 centímetros.
  • Em 1 ano o cabelo cresce 13,44 centímetros.

No seguinte artigo do umCOMO vamos lhe explicar como fazer crescer o cabelo com remédios naturais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto cresce o cabelo por mês?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quanto cresce o cabelo por mês?
1 de 3
Quanto cresce o cabelo por mês?

Voltar ao topo da página ↑