Partilhar

Por que minhas unhas estão amarelas

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2018
Por que minhas unhas estão amarelas
Imagem: madamenoire.com

As unhas de suas mãos ou seus pés ficaram com um tom amarelado e você não sabe o porquê? São várias as causas que podem desenvolver esta anomalia na cor das nossas unhas, muitas delas relacionadas com temas de saúde. Conhecer a origem de um determinado problema permite que possamos selecionar o melhor tratamento para combatê-lo e evitar que volte a ocorrer. Em umComo queremos ajudar você a manter a saúde de seus pés e mãos e, por isso, neste artigo mostramos a você por que suas unhas estão amarelas.

Também lhe pode interessar: Como remover as manchas amarelas das unhas
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns do tom amarelado das unhas é o uso de esmaltes de má qualidade. Do mesmo modo, os esmaltes de cores escuras ou muito intensas têm em sua composição uma quantidade um pouco mais alta de um produto químico chamado formaldeído que amarela as unhas se não as protegermos antes. Por isso, é aconselhável limpar bem nossas unhas antes de pintá-las e aplicar uma camada de endurecedor.

2

Em relação ao passo anterior, uma vez pintadas, manter o mesmo esmalte durante muito tempo, independentemente do tom e da qualidade, pode dar como resultado uma anomalia na cor natural das nossas unhas por não permitir que estas respirem adequadamente.

Por que minhas unhas estão amarelas - Passo 2
Imagem: siewie.com
3

As pessoas fumadoras têm mais probabilidades de desenvolver um tom amarelado nas unhas das mãos. Em geral, este fato vê-se patente na mão que se costuma utilizar para segurar o cigarro, pelo constante contato das gemas dos dedos e unhas com a fumaça do cigarro. Os diversos componentes químicos que o formam afetam a coloração das unhas, dedos e dentes tornando-a amarela e, nos piores casos, cinzenta.

Por que minhas unhas estão amarelas - Passo 3
Imagem: pthumbnails.com
4

Um dos sintomas mais comuns das hepatites A, B C e D, sobretudo, é a alteração da cor das unhas e zona branca do olho proporcionando-lhes um tom amarelado. Se você notar que além de suas unhas, a esclera de seus olhos também está mudando de cor, não hesite em procurar seu médico para fazer os exames adequados e descobrir se você realmente sofre desta doença.

5

Por último, as infecções micóticas também tendem a provocar esta anomalia na coloração das unhas. Sobretudo o aparecimento de fungos, em sua primeira fase, costuma desenvolver um tom amarelado nas unhas, tanto se ocorrer nas dos pés como nas das mãos. No entanto, este não é o único sinal. Para saber se esta é realmente a causa de suas unhas amarelas você deverá observar o resto dos sintomas, como, por exemplo, a deformação. Consulte nosso artigo sobre como saber se tenho fungos nas unhas e descubra todos os sintomas.

6

Como você vê, as diferentes causas que podem dar resposta à pergunta por que minhas unhas estão amarelas são muito variadas, pelo que pode ser devido tanto a fatores relacionados com os produtos que você utiliza como a problemas graves de saúde. Sobretudo se você desconfiar que a origem da mudança de tom possa ser o aparecimento de fungos ou hepatite, deverá procurar um especialista o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minhas unhas estão amarelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Por que minhas unhas estão amarelas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
jayme coelho
porque minhasunhas esta amarelas
Editor umComo.com.br
Oi Jayme! Basta seguir as instruções do texto.

Por que minhas unhas estão amarelas
Imagem: madamenoire.com
Imagem: siewie.com
Imagem: pthumbnails.com
1 de 3
Por que minhas unhas estão amarelas

Voltar ao topo da página