Partilhar

Tendências de cortes de cabelo outono inverno

Por Sara Viega. Atualizado: 4 dezembro 2019

Com uma nova temporada começando pode ser que você queira fazer uma mudança de visual para se livrar das pontas abertas e dos fios danificados pelo sol do verão. Acompanhar as tendências de cada temporada permite-nos saber o que fazer com o nosso cabelo, tendo sempre em conta também o que combina melhor com nosso estilo. Além dos cortes de cabelo, vamos falar também das cores que vão marcar a tendência para a próxima temporada, caso você deseje fazer também uma mudança a nível da cor. Para não cair no erro de usar um corte de cabelo que já é do século passado, fique atento ao nosso artigo de umCOMO em que lhe vamos mostrar as tendências de cortes de cabelo outono inverno 2020.

Também lhe pode interessar: Tendências de cores para o outono inverno

Corte bob curto e short bob com franja no inverno

A tendência dos curtinhos na altura da nuca fazem sucesso entre as tendências de cortes de cabelo outono inverno 2020 em versão com franja e sem. O comprimento não ultrapassa a altura da nuca: curto e retinho. Já a versão com franja, para quem não vive sem, segue as mesmas regras e confere um ar mais casual e divertindo, podendo jogar com o comprimento da franja.

Tendências de cortes de cabelo outono inverno - Corte bob curto e short bob com franja no inverno

Curto messy hair entre os cortes de cabelo do inverno

Ainda dentro dos cortes de cabelo curtos temos o curto messy hair, o famoso bagunçado que também vai ser sensação nessa temporada de inverno. Este corte deve ficar entre o queixo e os ombros e é ideal para quem deseja criar uma ilusão de mais volume nas madeixas. O melhor de tudo é que o corte messy hair combina com todos os tipos de cabelo e formatos de rosto. Para garantir esse jeito bagunçado, finalize com mousse.

Inspire-se: Como fazer messy hair

Tendências de cortes de cabelo outono inverno - Curto messy hair entre os cortes de cabelo do inverno

Corte midi bob: médio reto

Os cortes médio reto são os queridinhos das mulheres que procuram praticidade e seriedade, ficando na altura dos ombros ou um pouco abaixo deles. Se você tem fios longos e quer dar uma renovada no visual, esta pode ser uma aposta segura uma vez que os fios não ficam tão curtos assim. O corte de cabelo médio reto é ideal para formatos de rosto quadrados. Tenha em conta que este corte não é indicado para fios muito lisos, pois pode deixar o visual muito escorrido, assim como para quem tem o cabelo crespo, pois corre o risco de aumentar consideravelmente o volume.

Tendências de cortes de cabelo outono inverno - Corte midi bob: médio reto
Imagem: fiquediva.com.br

Médio long bob - Cortes de cabelo outono inverno

O corte long bob tem vindo a conquistar as mulheres e, para esta temporada outono inverno não vai ser diferente. O corte long bob ou chanel alongado com bico vai continuar sendo uma tendência em cortes de cabelo e, é ideal para quem tem os fios longos e quer dar uma renovada no visual sem radicalizar demais. Este corte combina com todos os tipos de cabelo e é um corte que deixa os fios com movimento.

Tendências de cortes de cabelo outono inverno - Médio long bob - Cortes de cabelo outono inverno

Longo 'natural'

Uma tendência de fios que chega a aparecer que não têm corte apareceu nas passarelas para mostrar uma fluidez no balanço dos cabelos. A ideia é dar uma aparência natural, sem muitas formas e respeitar o caimento natural de cada tipo de cabelo. Além de optar por um corte sem muita estruturação, outra dica essencial para alcançar esse efeito é usar o cabelo dividido ao meio.

Tendências de cortes de cabelo outono inverno - Longo 'natural'

Corte de cabelo 'tigela'

Algumas referências no mundo da moda não tiveram medo de resgatar uma das tendências mais polêmicas dos anos 90 na temporada outono inverno: o corte de cabelo estilo 'tigela', trauma de infância de tantos millenials. Pois a verdade é que os cortes tigelas apareceram sim nas passarelas e surpreenderam muita gente com seu efeito extremamente moderno e releituras super estilosas principalmente nas versões mais curtas, estilo 'tomboy', acima das orelhas.

Tendências de cortes de cabelo outono inverno - Corte de cabelo 'tigela'
Imagem: classic-hairstyles.com/Pinterest

Cachos naturais

Além dos cortes já citados aqui. Nesta temporada outono inverno há uma tendência entre as cacheadas de manter as ondas e cachos com o aspecto relaxado e até levemente caídos. Ou seja, moldar os cachos não é uma necessidade, mas sim deixar que eles sequem naturalmente para preservar seu estilo natural.

Tipos de cabelo cacheado

O cabelo cacheado não é todo igual. Existem diferentes tipos de cacho, e cada cacho deve ser cuidado de forma diferente. Existem variadíssimos tipos de cabelo enroladinho, mas podemos dividi-los em algumas categorias para que você consiga identificar qual é o seu. A divisão se baseia em 3 categorias (2, 3 e 4). Cada categoria inclui diferentes tipos de cachos, por isso as subcategorias são identificadas com 3 letras (A, B e C). É importante compreender o formato dos fios, pois cada um possui características bastante diferentes e necessidades diferentes. O umCOMO te dá uma ajuda a determinar quais os cuidados certos para o seu tipo de cacho, explicamos quais são os tipos de cabelo cacheado.

Cacho tipo 2

O tipo 2 é associado ao cabelo que não é bem cacheado, mas apresenta ondas. É possível identificar madeixas onduladas quando a raiz é lisa, mas as mechas formam um "S" e não uma espiral.

O tempo úmido faz com que este tipo de cabelo fique mais liso e crie ondas entre as orelhas e os ombros. Mulheres com caracóis tipo 2 podem apostar nos cortes repicados para forçar a criação de novos cachos.

A textura dos fios ajuda a compreender qual a subcategoria em que se inserem:

  • 2A - Fios finos e fáceis de domar. Por serem fáceis de manusear, amasse bem o cabelo quando sair do banho para que seque com ondas extra.
  • 2B - Esse tipo de fio é mais áspero, apresentando muito frizz por não ser liso ou encaracolado. Pode-se apostar numa mousse ou creme finalizador para quem quiser controlar os fios armados e definir as ondas.
  • 2C - O tipo 2C é um cabelo quase cacheado e apresenta características semelhantes ao 2B. No entanto, apresenta mais volume. A sua raiz é lisa, mesmo que em largura menor que os tipos anteriores.

Cacho tipo 3

O tipo 3 apresenta cachos mais soltos e espirais definidas. As mechas são frágeis e finas e apresentam muito frizz em dias úmidos. Os cachos são fáceis de modelar e mudam de estrutura (para liso ou ondulado) com facilidade usando escova ou chapinha.

  • 3A - A diferença entre o tipo 2C e o 3A são os cachos bem abertos e definidos. As mechas são mais pesadas e conseguem manter o brilho. Por ser o tipo mais fino da categoria 3, aposte em finalizadores e produtos fixadores como spray ou gel.
  • 3B - Os cachos são menores que o 3A e os cabelos são mais volumosos. Por isso, as pontas ressecadas e o frizz são mais incidentes. Invista num produto anti-frizz e finalizadores próprios para o efeito.
  • 3C - Esse tipo de cachos apresentam uma textura mais grossa, quase crespa. O que separa essa subcategoria do tipo 4 é que, quando penteado, o fio mantem o desenho e arma quando seca. O tipo 3C tem uma grande tendência a ressecar e deve ser hidratado com frequência. Quanto mais saudável forem os fios, maior definição você obterá.

Cacho tipo 4

A categoria tipo 4 é encontrada, maioritariamente, em mulheres negras. A espessura do fio é como a de um parafuso e o cabelo cresce de forma paralela à raiz. Quando estão secos, os cachos perdem muito volume e necessitam de um bom corte para que aparentem o seu tamanho real.

  • 4A - O tipo 4A é muito semelhante ao 3C, mas apresenta uma textura mais grossa. O cacho é fininho e quase imperceptível. Quando é esticado, o fio forma um "S". As mechas são opacas e sem definição, precisando de hidratação para que fiquem fáceis de moldar.
  • 4B - Esta variação de cacho tem as mesmas características da subcategoria anterior, mas a mecha tem formato de "Z" ao invés de "S". O cabelo é denso e frágil, devendo ser estilizado com muito cuidado pois não costuma segurar penteados. Como resseca facilmente, aposte em pomadas para estilizar e levar oleosidade às pontas das mechas afro.
  • 4C - O tipo 4C é muito crespo. Os cachos são tão pequenos que são imperceptíveis. Os cuidados a ter são semelhantes aos do 4B, mas a hidratação deve ser feita com óleos capilares e ampolas, pois o cabelo nasce para cima e arma naturalmente.
Tendências de cortes de cabelo outono inverno - Cachos naturais

Cores de cabelo tendências para outono inverno

  • Ultra violeta;
  • Rosa fluorescente;
  • Bege;
  • Dourado;
  • Marrom;
  • Chocolate;
  • Ruivo acobreado;
  • Preto perolado.

Quanto às tonalidades que vão ser tendência nesse outono inverno, o ultra violeta é um dos tons que vai fazer um grande sucesso, promete quebrar paradigmas e incentivar a criatividade e reflexão. Essa cor reflete a tendência das cores ácidas, junto com o rosa fluorescente,e também faz referência aos anos 80.

Após o sucesso tremendo, o platinado sai de cena e chega a vez dos tons de beges, dourados e marrons. O loiro dourado é outro dos tons que vai reinar nessa temporada, ideal para peles bronzeadas e para morenas claras. Para além disso, temos o tom chocolate, o ruivo acobreado e o preto perolado. Por isso, se está pensando em dar uma renovada no visual nesta temporada, aposte por um destes tons e fique bem na moda.

E para não errar na escolha do melhor corte de cabelo segundo o seu rosto, em umCOMO temos algumas dicas para você sobre como escolher o corte de cabelo ideal feminino. Veja também quais são os penteados que marcarão a tendência neste outono inverno e fique na moda!

Tendências de cortes de cabelo outono inverno - Cores de cabelo tendências para outono inverno
Imagem: desenroladas.com.br

Como cuidar do cabelo no inverno

As mudanças climáticas afetam nosso cabelo de forma inevitável: no verão o calor resseca e muda sua cor, no inverno a umidade e a falta de sol podem deixá-lo opaco, sem volume e sem brilho, caindo com mais facilidade. Quando falamos de cuidado, depende de nós tomar as medidas e fazer com que ele fique bonito e radiante sem importar a estação em que nos encontramos, por isso apresentamos a você alguns truques para cuidar do cabelo no inverno, e ter um cabelo espetacular, sem importar se está chovendo, nevando, trovejando ou relampejando.

  1. O primeiro passo para cuidar do cabelo no inverno é ir a um profissional, seu cabeleireiro de confiança, que poderá recomendar a você os melhores produtos para seu tipo de cabelo, com o objetivo de combater os efeitos do tempo e diminuir seu efeito sobre o nosso cabelo.
  2. Devemos nutri-lo sempre com os melhores cosméticos, usando marcas eficazes, para poder exibir novamente um cabelo saudável e brilhante.
  3. Para cabelos ressecados é recomendável usar um xampu anti-queda com óleos hidratantes; use também um condicionador do mesmo tipo e se for possível uma máscara hidratante, trazendo assim mais proteção e hidratação aos seus cabelos e tornando-se mais macio. Além disso, é recomendável não lavar o cabelo diariamente para permitir que os óleos naturais do couro cabeludo atuem sobre o cabelo, mais ainda no inverno.
  4. Tente diminuir o uso do secador, modeladores e chapinhas; não é segredo nenhum que eles maltratam muito nosso cabelo, submetendo-o mesmo a altas temperaturas, quebrando os fios e fazendo que ele pareça opaco e maltratado.
  5. Pelo menos uma vez por semana aplique uma máscara hidratante e nutritiva em seu cabelo; a forma adequada de fazê-lo para potenciar seu efeito é colocá-la e depois tampar o cabelo com uma touca de banho durante pelo menos 10 minutos. Este simples processo traz grandes resultados em seu cabelo.
  6. Outra boa sugestão para ganhar brilho e nutrir o cabelo é o uso de ampolas especiais, elas existem de todos os tipos: hidratantes, para cabelo liso, anti-frizz, para diminuir a queda; você pode aplicá-las diretamente sobre o cabelo uma vez por semana ou colocar duas ou três em seu xampu e condicionador, assim cada vez que lavar a cabeça será beneficiada com seus efeitos.
  7. Se você quiser dar mais brilho ao seu cabelo pode aplicar um tratamento em casa e, para hidratar e nutri-lo, o óleo de coco é muito recomendado, você só tem que seguir estes passos para ter um cabelo radiante.
  8. Se perceber que a queda de cabelo é excessiva no inverno (além do normal), não hesite e vá ao dermatologista.

Dedique um dia por semana a fazer algum tratamento caseiro e cuidar um pouco do seu cabelo, você notará a diferença.

Leia também: Tendências em acessórios para o outono inverno

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tendências de cortes de cabelo outono inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Conselhos
  • Consulte o seu cabeleireiro para saber qual é a tendência que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo e rosto.
  • Este outono inverno dê um toque de frescura à sua vida e aposte num novo estilo, é uma boa temporada para fazer umas mudanças!

Escrever comentário sobre Tendências de cortes de cabelo outono inverno

6 comentários
A sua avaliação:
Sandra Elisabete Dutra
como consigo saber o modelo do meu rosto para escolher ocorte ideal para mim.
thais dias
Eu não conseguir salva a foto do cabelo que eu quero mais e bom as tendências
Eliziane Reck
Quero pintar meu cabelo de ruivo q corte sera q vai combinar?
claudia alice
Ola,tenho cabelo curto e pouco,rosto com formato oval,gostaria de saber qual é o corte ideial pra mim?
paola carniel
meu cabelo em cima é liso em baixo é crespo, q tipo de corte senta mais???
Usuário anônimo
por que os modelos de cabelos são só para jovens artistas de televisão e não para a mulher do dia a dia com mais de 40 anos
eliana bigosinski
apoiada, quero um look para o meu cabelo, tenho mais de 40 eatou com o cabelo abaixo dos ombros e vivo com ele preso, nao quero muito curto, mas um belo corte que combine comigo.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Eliana, nesse link você ver algumas ideias de cortes de cabelo para cabelos curtos: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/cortes-de-cabelo-curto-15259.html No seu caso talvez o corte long bob (igual ao da Vanessa Giácomo) lhe favorecesse bastante!

Imagem: fiquediva.com.br
Imagem: desenroladas.com.br
1 de 9

Voltar ao topo da página