Partilhar

Usos e benefícios da água oxigenada

Por Nicolas Santos. Atualizado: 15 janeiro 2021
Usos e benefícios da água oxigenada
Imagem: ecoosfera.com

O H2O2, mais conhecido como água oxigenada ou peróxido de hidrogênio possui diversas propriedades e benéficas que podem ser aproveitadas de diversas formas, seja para limpar feridas, clarear a pele, cabelo ou dentes, desinfetar algumas infecções e até na limpeza da nossa casa. Lembrando que, quando utilizada no nosso corpo, seja qual for o motivo, nunca devemos utilizá-la em excesso, uma vez que a água oxigenada é instável e até tóxica.

Tendo isso em consideração, você pode utilizar a água oxigenada da melhor forma possível, sem correr qualquer tipo de risco, como antisséptico e desinfetante. UmComo preparou um artigo sobre todos os usos e benefícios da água oxigenada.

Também lhe pode interessar: Como usar água de arroz

8 usos e benefícios da água oxigenada

O uso da água oxigenada em casa é muito variado, você pode usar este produto da mesma forma que inúmeras indústrias utilizam-no em seus produtos, dos quais, os de limpeza são maioria.

Levando em conta as propriedades da água oxigenada como as desinfetantes, antissépticas e branqueadoras, lhe apresentamos 8 usos e benefícios da água oxigenada, confira:

Limpar feridas com água oxigenada

A água oxigenada pode ser utilizada para desinfetar e limpar feridas pequenas, nestes casos a mistura mais usada e recomendada é a que contém um valor igual ou pouco inferior à 5% do peróxido. Para pequenas lesões pode-se umedecer um pano ou algodão e aplicar a solução, depois, deixá-lo sobre a região da ferida por alguns segundos.

O efeito antisséptico e desinfetante obtido é bastante eficaz, porém, pode arder um pouco, como quando aplicamos o álcool, lembre-se disso ao aplicar em crianças pequenas. A água oxigenada aplicada desta forma também é efetiva contra gangrena.

Boca, gengiva e garganta

A água oxigenada também é um enxaguante bucal muito efetivo e econômico, porém, pouco conhecido neste método. Apesar de ser muito boa para a limpeza bucal o peróxido de hidrogênio não deve ser ingerido de forma alguma, pois pode causar irritações internas.

Além de matar as bactérias e limpar a boca e gengiva ela também pode ser usada com a mesma função na garganta, através do gargarejo, para casos de garganta inflamada. Neste caso, faça uma mistura com 50% de água e 50% de água oxigenada. Sempre tomando atenção ao utilizá-la em áreas mais sensíveis.

A água oxigenada também pode ser utilizada para higienizar a sua escova de dentes, eliminando as bactérias que se acumulam com o tempo. Utilize uma mistura na mesma proporção que você utilizaria para gargarejo (50/50), faça isso num copo e coloque as escovas dentro, com a parte que se escova virada para baixo.

Usos e benefícios da água oxigenada - Boca, gengiva e garganta
Imagem: ellahoy.es

Fungo nas unhas dos pés e das mãos

Da mesma forma que se limpa as escovas de dente se limpa e elimina os fungos dos pés e das mãos. Faça uma mistura, também pode ser de 50/50 de água e água oxigenada e deixe os pés ou as mãos de molho, antes de dormir, por alguns minutos. Depois, retire e seque-os muito bem.

Usos e benefícios da água oxigenada - Fungo nas unhas dos pés e das mãos
Imagem: saudeedicas.com

Ajuda em cicatrizações

Ao usar a água oxigenada sobre feridas, consegue-se um efeito cicatrizante e antisséptico. Desta forma as suas feridas podem se "curar" mais rapidamente, uma vez que o organismo não precisa tratar da eliminação das bactérias ele pode se concentrar na cicatrização.

Manchas na pele

A água oxigenada é ótima para eliminar manchas indesejáveis na pele, desde marcas de queimado à marcas de espinha, com resultados que começam a aparecer em uma semana, se o seu uso for diário. A mistura deve ser a mesma, 50/50 e a aplicação deve ser longe da área dos olhos para evitar irritações.

Você também pode utilizar a água oxigenada para limpar as axilas e branquear as manchas que são provocadas pelos desodorantes, além disso o H2O2 é bom para reduzir o mau cheiro.

Veja também:

Limpeza de casa

Dissolver 0,05 litros (5 ml) de H2O2 para 3% de detergente pode deixar a louça essencialmente limpa. Para limpar móveis, tábuas e afins, matando as bactérias que alojam-se no local, o ideal é adicionar peróxido de hidrogênio e vinagre, numa quantidade equivalente e para banheiros, uma mistura de 50/50 de água oxigenada e água normal será suficiente para desinfetar pisos, pias e boxes.

Luzes no cabelo

Como foi dito, muitos produtos da indústria utilizam água oxigenada para diversas situações e finalidades, já citamos a maioria das que servem para limpar, mas também existem aqueles produtos que pintam ou clareiam o seu cabelo, que você também pode fazer em casa.

Para clarear o cabelo de forma moderada, você pode utilizar uma solução 50/50 e aplicar sobre o cabelo - que deve estar molhado, mas não muito-, através de um borrifador ou com um pano umedecido com a solução. Os resultados do clareamento aparecem aos poucos, neste caso você deve ser paciente. Tente não exceder o nível recomendado, tanto na mistura quanto no tempo, caso os resultados não sejam alcançados de imediato, uma vez que ao exceder, você pode enfrentar o ressecamento do cabelo e excesso de clareamento.

Usos e benefícios da água oxigenada - Luzes no cabelo
Imagem: saudefbn.wordpress.com

Água oxigenada para branquear roupas

Sendo usado como produto alternativo ao branqueador comum, a água oxigenada, quando aplicada uma xícara da solução em roupas brancas de molho, tem grande efeito para retirar manchas. É muito util para retirar manchas de sangue ou molho de tomate, quando aplicado diretamente sobre a roupa, isto também inclui manchas de vinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Usos e benefícios da água oxigenada, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lucieni
Gostaria de saber qual volume da água oxigenada deve ser usada. Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Lucieni! É o volume 10. Obrigada pelo comentário!

Usos e benefícios da água oxigenada
Imagem: ecoosfera.com
Imagem: ellahoy.es
Imagem: saudeedicas.com
Imagem: saudefbn.wordpress.com
1 de 4
Usos e benefícios da água oxigenada

Voltar ao topo da página