Outros cuidados da pele

Benefícios da água de coco para a pele

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 novembro 2019
Benefícios da água de coco para a pele

A água de coco é uma bebida muito refrescante que podemos consumir para favorecer a saúde do nosso organismo, mas sabia que pode ser também um ótimo produto para o cuidado e a beleza da sua pele? As vitaminas, os antioxidantes e a quantidade de água que contém são incríveis para dar à pele muito mais vitalidade e juventude, mas também para a reparar quando sofre de determinadas condições ou as consequências de uma aparência oleoso. Continue lendo este artigo de umComo e descubra todos os benefícios da água de coco para a pele e de que forma pode converter este líquido em um elemento habitual em sua rotina de higiene e cuidados estéticos.

Também lhe pode interessar: Benefícios da cenoura para a pele

Índice

  1. Benefícios para a pele
  2. Como aplicar a água de coco na pele
  3. Outros usos cosméticos da água de coco

Benefícios para a pele

A água de coco é um líquido que se pode usar como produto de beleza habitual para cuidar da sua pele e mantê-la completamente saudável e bonita. De seguida, vamos mostrar para você todas as propriedades que oferece para a pele e, assim, pode se convencer da sua eficácia, tome nota!

Hidratante e nutritivo

Contém vitaminas muito importantes para a pele, como as vitaminas A, B e E, as quais ajudam a evitar a desidratação dos tecidos e a perda de água que, entre outras coisas, pode provocar secura e envelhecimento precoce. Além disso, a água de coco é muito leve e consegue penetrar profundamente na pele, chegando até às camadas mais internas, por isso é altamente eficaz quando se trata de nutri-la. Por outro lado, é um excelente remédio para tratar de forma natural condições cutâneas como a psoríase, a dermatite ou o eczema.

Antienvelhecimento

Tornou-se um dos produtos naturais antienvelhecimento mais procurados graças às elevadas doses que tem de antioxidantes e vitamina E. Contém uns hormônios vegetais chamados de citocininas que neutralizam a ação dos radicais livres no corpo, os principais responsáveis pela oxidação das células e, portanto, do envelhecimento da pele. Isto somado ao conteúdo de vitamina E faz com que seja ideal para favorecer a regeneração celular da pele, prevenir o aparecimento de rugas e reduzir a visibilidade das já existentes.

Antiacne e antimanchas

Não só as peles desidratadas podem se beneficiar da água de coco, pois também é uma ótima solução para melhorar a aparência das peles oleosas e, especialmente, das que sofrem de acne. Ajuda a reduzir a produção excessiva de sebo, purifica a pele e evita que se formem brilhos antiestéticos na pele ao longo do dia. Além disso, oferece uma grande limpeza para desbloquear os poros e evitar a formação de impurezas como espinhas e cravos. Recomenda-se no caso de acne pois permite secar as espinhas de uma forma mais rápida, sem a pele ficar gordurosa, algo indispensável para acelerar a cura desta condição cutânea tão incômoda.

Por outro lado, também se destacou a eficácia da água de coco sobre as manchas escuras que aparecem na pele devido, por exemplo, às exposições solares ou à depilação. Repara a pele e lhe dá um tom mais uniforme e bonito.

Melhora a circulação e oxigena a pele

A água de coco tem a ótima propriedade de melhorar a circulação do sangue, algo que sem dúvida também beneficia a aparência da pele. Com isso, permite que a pele receba a quantidade de oxigênio que precisa para se manter em perfeitas condições e saudável, assim como para que esteja sempre radiante e sem imperfeições que possam tirar a sua beleza.

Benefícios da água de coco para a pele - Benefícios para a pele

Como aplicar a água de coco na pele

Agora que já conhece todas as propriedades da água de coco para a pele, é hora de saber tirar proveito deste maravilhoso produto de forma cosmética. Para aproveitar todos seus benefícios, o melhor é que o utilize como se fosse um tônico multifuncional e a aplique diretamente sobre a pele que deseja tratar. Terá apenas que ter a pele completamente limpa e aplicar sobre ela uma quantidade generosa de água de coco de forma direta ou com a ajuda de um disco de algodão. Além disso, por ser um líquido completamente inofensivo, pode usá-lo com frequência e inclusive várias vezes em um mesmo dia.

De seguida, vamos explicar para você em que casos pode recorrer à água de coco para deixar a sua pele mais bonita e cuidar dela, assim terá mais claro os diferentes usos que pode dar a este produto:

  • Sua pele está desidratada e apresenta zonas ressecadas, rachadas ou com descamação.
  • Sofre as consequências de uma pele muito oleosa ou precisa de tratamentos naturais para curar a acne e secar as espinhas.
  • Sofre de condições de pele, como eczema, dermatite, psoríase ou rosácea e quer sentir alívio e combater seus principais sintomas.
  • Reduzir a visibilidade de manchas escuras, marcas, estrias ou cicatrizes.
  • Acalmar a pele irritada após a depilação.
  • Aliviar a pele avermelhada e ardente após um dia de praia ou de se ter exposto ao sol durante bastante tempo.
  • Hidratar a pele após se submeter a um tratamento esfoliante.

Tenha em conta que a água de coco pode ser encontrada em grandes armazéns ou lojas especializadas na venda de produtos naturais. Neste caso, a duração do produto é maior, mas deve sempre se assegurar de que seja o mais natural possível. Se, pelo contrário, a poder usar extraída diretamente do coco (a melhor opção), poderá utilizá-la durante, aproximadamente, cerca de 8 dias. O ideal é que a conserve na geladeira para que se mantenha em perfeitas condições e não perca as suas propriedades.

Benefícios da água de coco para a pele - Como aplicar a água de coco na pele

Outros usos cosméticos da água de coco

Os usos cosméticos da água de coco não se reduzem apenas ao cuidado da pele, pois também provou ser muito benéfico para melhorar a aparência e saúde do cabelo. Entre suas propriedades mais destacadas, encontra-se que combate a queda excessiva, evita a desidratação, favorece o crescimento do cabelo e dá muito brilho ao cabelo.

Se quer utilizá-lo como remédio para deixar seu cabelo mais bonito, então o melhor é aplicar a água de coco por todo o cabelo de forma uniforme após lavar com o xampu e deixar atuar durante uns 10 ou 15 minutos. Passado este tempo, enxague e pronto.

Recomendamos que além da água de coco, descubra as ótimas propriedades do óleo de coco consultando o artigo Truques de beleza com óleo de coco.

Benefícios da água de coco para a pele - Outros usos cosméticos da água de coco

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da água de coco para a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
nilse maria de almeida
Tudo sobre a água de Coco e como faço para passar no rosto
Editor umComo.com.br
Oi Nilse! Confira esse artigo para saber como fazer máscara de água de coco: https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-mascara-de-agua-de-coco-13969.html
1 de 4
Benefícios da água de coco para a pele