Conselhos para o cuidado da pele

Benefícios da cúrcuma para a pele

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios da cúrcuma para a pele

Você sabia que a cúrcuma é boa para a pele? Esta especiaria, que normalmente é limitada ao uso gastronômico, é ideal para melhorar a saúde da pele e evitar o aparecimento das rugas prematuras, espinhas ou outras imperfeições. Trata-se de um remédio natural repleto de propriedades que conseguem melhorar a aparência da pele, para conseguir assim que o nosso rosto fique bem mais saudável, limpo e em perfeitas condições. Neste artigo de umComo vamos revelar-lhe os benefícios da cúrcuma para a pele, para que conheça todas as formas de a usar. Além disso, também revelamos a melhor forma de uso tópico para aproveitar ao máximo os seus benefícios.

Também lhe pode interessar: Benefícios da cenoura para a pele

Índice

  1. A cúrcuma, perfeita para reduzir imperfeições
  2. Ideal para combater os sinais da idade
  3. Um cuidado intensivo da pele graças à cúrcuma
  4. Como usar a cúrcuma na pele

A cúrcuma, perfeita para reduzir imperfeições

Um dos benefícios mais destacados da cúrcuma para a pele é que se trata de um ingrediente natural perfeito para eliminar imperfeições, limpar a pele em profundidade e, portanto, reduzir as imperfeições que possa ter no rosto. De seguida, vamos contar-lhe quais são as formas mais eficazes de usar esta especiaria:

Tratamento contra a acne

Tanto as espinhas como os cravos podem ser tratados com a cúrcuma, pois ela conta com propriedades antissépticas e antibacterianas que conseguem eliminar a sujeira e as bactérias que alteram a pele. Realizando uma máscara facial conseguirá reduzir a sujeira acumulada, suavizar a pele e reduzir o inchaço, mas também poderá diminuir a produção de oleosidade.

Esfoliar a pele

Outro uso da cúrcuma que se encontra entre os mais frequentes é que pode funcionar como um esfoliante natural devido à sua textura e composição. Por esse motivo, se quiser eliminar as células mortas, retirar a sujeira acumulada nos poros e conseguir uma pele mais luminosa, pode fazer um tratamento de esfoliação com esta especiaria e conseguir melhorar ao máximo a aparência do seu rosto.

Reduz as manchas

A cúrcuma também conta com propriedades clareadores que conseguem reduzir o tom da pele, por esse motivo é um remédio natural perfeito para combater as manchas da pele causadas pelo sol ou pela idade. As manchas escuras que aparecem nas axilas ou nos cotovelos também podem ser tratadas com este método natural.

Neste outro artigo de umComo revelamos para você todos os benefícios da cúrcuma para a saúde.

Benefícios da cúrcuma para a pele - A cúrcuma, perfeita para reduzir imperfeições

Ideal para combater os sinais da idade

Outro benefício da cúrcuma para a pele é que é um tratamento ideal para parar os anos e eliminar as rugas ou sinais da idade. Isto porque conta com poderosos antioxidantes que conseguem manter a saúde da nossa pele em perfeitas condições. Além disso, ajuda a proteger a pele da agressão de radicais livres, componentes que são a principal causa do envelhecimento prematuro.

Além disso, graças às suas propriedades clareadores, as manchas que aparecem pelo tempo também poderão ser dissimuladas ao máximo conseguindo um resultado bem mais favorecedor e rejuvenescido.

Também não devemos esquecer que a cúrcuma é um ingrediente repleto de nutrientes e, portanto, ao aplicá-la de forma tópica sobre a pele conseguimos dar à pele toda essa quantidade de vitaminas e minerais, conseguindo que ela se nutra profundamente e fique em ótimas condições.

Um cuidado intensivo da pele graças à cúrcuma

A cúrcuma também pode ser usada para poder tratar alguns problemas de pele que possam afetar a saúde da mesma. Por exemplo, no caso de queimaduras causadas tanto pelo sol como por outro tipo de agente externo, esta especiaria pode ajudar a aliviar a dor e os incômodos graças às suas propriedades antissépticas. Aplicando um pouco de aloe vera e cúrcuma sobre a zona afetada conseguirá reduzir a dor e aliviar a queimadura.

O mesmo acontece no caso de sofrer algum problema cutâneo como, por exemplo, eczema ou psoríase, a cúrcuma é ideal para tratar essas condições e melhorar a aparência da sua pele de forma imediata graças, também, às suas propriedades antissépticas e antibacterianas.

Como usar a cúrcuma na pele

Para aproveitar ao máximo os benefícios da cúrcuma, o mais recomendável é que elabore máscaras faciais à base deste ingrediente. Além disso, elas se apoiam em outros produtos naturais que ajudam a cuidar ao máximo da saúde da nossa pele.

Máscara de cúrcuma para reduzir a acne

Se tiver acne, cravos ou espinhas acumuladas na pele, o melhor é preparar esta máscara que ajudará a regular a produção de óleo, limpar as impurezas e conseguir que o seu rosto fique limpo e desinfetado. Para isso vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de iogurte natural
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 3 colheres de sopa de suco de laranja natural

Deverá misturar todos os ingredientes em um recipiente e depois aplicar sobre o seu rosto completamente limpo. Deixe que a mistura atue por 15 minutos e, depois, enxágue com água. Repita este tratamento 2 vezes por semana. Pouco a pouco verá os resultados!

Máscara de cúrcuma para reduzir as rugas

Se quiser disfarçar os sinais da idade e conseguir, novamente, uma pele lisa, firme e uniformizada, não há nada melhor do que preparar uma máscara facial com cúrcuma, pois como indicamos anteriormente, trará uma grande quantidade de antioxidantes ideais para evitar os radicais livres. Para fazer esta máscara vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de óleo de uva
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 cápsula de vitamina E (opcional)

Deve misturar todos os ingredientes em um recipiente e, quando estiverem perfeitamente misturados, limpe o rosto e aplique a mistura por todo o rosto. Depois deve deixar atuar por 30 minutos e enxaguar com água morna. Repita 1 vez por semana para notar a diferença!

Benefícios da cúrcuma para a pele - Como usar a cúrcuma na pele

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da cúrcuma para a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios da cúrcuma para a pele