Alimentos para a pele saudável

Benefícios da cenoura para a pele

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios da cenoura para a pele

A cenoura faz parte da sua alimentação e dieta diária? Se for assim, saiba que além de estar contribuindo para a saúde do seu organismo está fazendo muito bem para a sua pele, pois é um vegetal com muitas propriedades benéficas para ela. Entre outras coisas, consumir cenoura de forma habitual ou em tratamentos de beleza é algo excelente para prevenir o aparecimento de novas rugas, reduzir a visibilidade dos sinais da idade, conseguir uma pele hidratada e menos oleosa e protegê-la da ação nociva dos raios solares. Mas isso não é tudo, continue lendo este artigo do umComo para saber mais sobre quais são os benefícios da cenoura para a pele.

Também lhe pode interessar: Benefícios da cúrcuma para a pele

Índice

  1. A cenoura contra o envelhecimento da pele
  2. Reduz a acne e melhora a pele oleosa
  3. Protege a pele do sol
  4. Um bronzeado mais duradouro graças à cenoura
  5. Diminui manchas e cicatrizes da pele
  6. Tratamentos de beleza com cenoura

A cenoura contra o envelhecimento da pele

Se estiver procurando novas alternativas que ajudem a parar o processo de envelhecimento da sua pele, você pode usar a cenoura. Esta hortaliça permite tornar menos visíveis os sinais da idade e prevenir o aparecimento dos que estão por aparecer. Isso porque é um alimento muito rico em vitaminas A e C, dois antioxidantes muito potentes.

A vitamina A tem a capacidade de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais responsáveis pela oxidação celular e envelhecimento das células que formam a pele. Com isso, é possível prevenir sinais como rugas, linhas de expressão, manchas e um tom pouco uniformizado da pele.

Por outro lado, a vitamina C é um nutriente que favorece a produção de colágeno, uma proteína indispensável para manter a pele com a flexibilidade adequada e prevenir o aparecimento de rugas. Além disso, quando o corpo conta com uma boa quantidade de vitamina C, a pele fica bem mais radiante e cheia de vida.

Benefícios da cenoura para a pele - A cenoura contra o envelhecimento da pele

Reduz a acne e melhora a pele oleosa

Outro benefício a destacar da cenoura para a pele é que é muito eficaz para tratar a acne e melhorar a aparência das peles oleosas. Esta propriedade é devido também ao seu conteúdo elevado de vitamina A, mais concretamente aos betacarotenos, que são precursores da vitamina A, ou seja, uma vez ingeridos são convertidos no fígado e no intestino delgado em vitamina A.

Como já referimos antes, são nutrientes antioxidantes que em caso de acne ajudam a regular a produção excessiva de gordura, que é uma das principais causas deste problema cutâneo. Além disso, dão à cenoura um efeito anti-inflamatório ideal para reduzir o tamanho das espinhas com mais rapidez e favorecer a cura da pele atuando diretamente contra as bactérias responsáveis pela acne.

Descubra outros remédios naturais para este problema consultando o artigo Como tratar a acne com remédios caseiros.

Protege a pele do sol

Sabemos que expor a pele ao sol sem a proteger adequadamente pode ser muito prejudicial para o seu estado de saúde. Alguns alimentos, como a cenoura, têm a propriedade de proteger a pele de forma natural contra os raios UVA e UVB do sol e, neste caso, essa imunidade que a cenoura proporciona é graças aos antioxidantes e carotenoides que ela contém.

Se antes de tomar o sol ou durante o verão consumir cenoura, sua pele ficará mais protegida e se manterá hidratada e em condições, conseguindo ainda um bronzeado bem mais bonito e uniforme. Além disso, os protetores solares elaborados com este vegetal são uma ótima opção para manter a pele saudável nos meses de calor.

Um bronzeado mais duradouro graças à cenoura

Além de proteger a pele do sol, a cenoura é um dos melhores alimentos para potenciar o bronzeado e conseguir que seja mais duradouro, evitando que desapareça logo.

A explicação desta propriedade se encontra nos betacarotenos que possui, pois eles permitem ativar a produção da melanina, que determina o pigmento da pele e, portanto, consegue exibir um tom dourado mais intenso e bronze.

Descubra outras alternativas consultando o artigo Quais alimentos favorecem o bronzeado.

Benefícios da cenoura para a pele - Um bronzeado mais duradouro graças à cenoura

Diminui manchas e cicatrizes da pele

As manchas escuras que aparecem na pele podem ser causadas pela idade, pelo sol ou por outras condições, e apesar de ser sempre recomendável consultar um dermatologista, também pode tentar diminuir as mesmas com remédios caseiros se elas não forem consequência de um problema grave de saúde.

A cenoura pode ajudar muito nesta tarefa, pois é adstringente e favorece a renovação das células da pele. Se a utilizar como tratamento tópico, poderá reduzir a visibilidade dessas manchas, marcas ou cicatrizes que parecem antiestéticas e dar à sua pele um tom mais uniformizado e bonito.

Tratamentos de beleza com cenoura

Agora que já descobriu todos os benefícios da cenoura para a pele, vamos mostrar alguns dos tratamentos de beleza mais eficazes que pode levar a cabo com este vegetal:

  • Máscara anti-idade de cenoura: esmague 2 cenouras previamente cozidas até conseguir um purê. Depois, adicione 2 colheres de sopa de mel e mexa. Aplique a máscara resultante sobre o rosto e deixe atuar por uns 20 minutos.
  • Bronzeador caseiro de cenoura: triture 4 cenouras e misture o suco obtido com 10 gotas de óleo de coco. Aplique a mistura de forma uniforme sobre a pele bem limpa.
  • Máscara de cenoura para a acne: misture 1/2 cenoura, 1 iogurte natural e o suco recém-espremido de 1/2 limão. Aplique sobre o rosto deixando atuar por uns 20 minutos. Depois, retire com água fria abundante.

Se quiser saber quais são os outros tratamentos que você mesma pode fazer em casa, não perca o artigo Como fazer máscaras de cenoura.

Benefícios da cenoura para a pele - Tratamentos de beleza com cenoura

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da cenoura para a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios da cenoura para a pele