Partilhar

Quais são os benefícios da glicerina para a pele

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os benefícios da glicerina para a pele

A glicerina é um líquido transparente e viscoso que provém de óleos vegetais e que é usada para elaborar diferentes produtos cosméticos para a pele. Faz parte da composição de muitos sabonetes, loções e cremes indicados para manter a maciez e a flexibilidade tanto da pele do rosto como do corpo. É muito apreciada por sua poderosa ação hidratante mas também por muitíssimas outras propriedades que são ideais para melhorar o aspecto da derme e conseguir que fique sempre linda. Quer conhecer todas elas? Então, não pare de ler este artigo de umComo, onde mostramos para você os benefícios da glicerina para a pele, um por um.

Passos a seguir:
1

Entre os vários benefícios da glicerina para a pele, destaca-se a sua incrível capacidade umectante, pois atrai a água fazendo com que a derme a retenha e se mantenha sempre hidratada e perfeitamente nutrida. Por isso se a sua pele está seca e continuamente esticada, descamada, com prurido ou zonas ásperas no rosto, uma boa solução é verter umas gotas de glicerina líquida em seu creme hidratante habitual para potenciar seu efeito. Você verá como este truque simples faz com que a sua pele fique bem mais suave e radiante.

Quais são os benefícios da glicerina para a pele - Passo 1
2

Devido à sua poderosa ação umectante e propriedades antibacterianas, a glicerina também passou a ser um produto muito apreciado no tratamento de dermatite ou eczema. Esta é uma inflamação que se produz nas camadas superficiais da pele causando erosões, vermelhidão, prurido e secura, entre outros sintomas. Pois bem, a glicerina é muito eficaz para reduzir estas moléstias e acelerar o reparo dos tecidos danificados. É por isso que se destaca, também, como uma boa solução natural para favorecer a cura de feridas na pele.

Se deseja descobrir muitos mais tratamentos naturais para a dermatite, convidamos você a consultar nosso artigo sobre Como curar a dermatite com remédios caseiros.

Quais são os benefícios da glicerina para a pele - Passo 2
3

E não só proporciona hidratação à sua pele: a glicerina é considerada um magnífico produto contra o envelhecimento. Ao reter a água da derme, ela não é tão afetada pelos efeitos do tempo e os agentes externos que podem contaminá-la diariamente. Por isso se o seu objetivo é prevenir a formação de pequenas rugas, atenuar as que já existem ou combater a flacidez, aconselhamos usar a seguinte máscara à base de glicerina e mel, uma vez por semana.

Para preparar esta máscara facial caseira você só tem que misturar duas colheradas de glicerina líquida com uma de mel, mexer e aplicar sobre o rosto limpo justo antes de dormir. Deste modo, a máscara atuará sobre sua pele durante a noite toda e fará o efeito desejado. Quando acordar, lave o rosto com água morna e pronto!

Quais são os benefícios da glicerina para a pele - Passo 3
4

A glicerina é usada principalmente para elaborar sabonetes e devido às suas propriedades desinfectantes, antissépticas e bactericidas, o uso do sabonete natural de glicerina é excelente para tratar a acne da pele. Além de uma limpeza profunda, previne as erupções e mantém os poros desobstruídos, algo essencial para evitar a formação de novas impurezas. Você tem a opção de adquirir um sabonete de glicerina comercial ou fazê-lo você mesma em casa seguindo os passos que mostramos no artigo Como fazer sabão de glicerina.

Quais são os benefícios da glicerina para a pele - Passo 4
5

Depois de conhecer todos os benefícios da glicerina para a pele, é importante lembrar que este produto não deve ser usado em sua forma pura mas sempre misturada com um pouco de água ou outros ingredientes como cremes ou azeites, caso contrário poderia causar o efeito contrário e contribuir para a desidratação da pele.

São muitos os tratamentos caseiros que pode realizar com este líquido, por isso se quiser descobrir mais, não perca o artigo sobre Truques de beleza com glicerina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da glicerina para a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da glicerina para a pele

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Livya
Adoro misturar glicerina com soro e bepantol líquido .
Francisca Romão
Pretendo comprar aparelho portátil radiofrequência,li que gel condutor é prá aliviar dor e não usar com esse tipo de aparelho nem na testa pode passar esse gel o vendedor que pretendo comprar aparelho mercado livre me passou esse gel, amamento tenho muito medo,pensei na glicerina mas li que não pode usar só ele na pele tel que misturar com água ou cre!me e agora,o que faço que gel é apropriado prá esse tipo de aparelho portátil?
BERTIN
SOU PESQUISADOR FITOTERÁPICO E ORTOMOLECULAR.

Quais são os benefícios da glicerina para a pele
1 de 5
Quais são os benefícios da glicerina para a pele

Voltar ao topo da página