Partilhar

Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural!

 
Por Nídia do Carmo. Atualizado: 26 maio 2017
Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural!

Sabia que a urtiga verde tem muitas propriedades benéficas para o cabelo? Esta planta é usada para fins medicinais, sendo incluída na receita de muitos produtos e loções capilares por melhorar a saúde e a beleza do cabelo naturalmente. Ela se destaca, principalmente, por prevenir a queda excessiva do cabelo e ter a capacidade de reparar o cabelo mais fino e fraco, dando-lhe muito mais corpo, densidade e volume. Também ajuda a reduzir o excesso de oleosidade no couro cabeludo e a acabar com a caspa definitivamente.

Se você quer saber como incluir esta erva nos seus tratamentos capilares habituais, preste atenção ao seguinte artigo do umCOMO e descubra todas os benefícios da urtiga para o cabelo, assim como os melhores remédios naturais.

Também lhe pode interessar: Benefícios da maionese para o cabelo

Benefícios da urtiga para o cabelo

Os benefícios da urtiga incluem o cuidado do cabelo, uma vez que já se comprovou que esta planta tem efeitos muito positivos no tratamento do cabelo mais fino, débil, gorduroso, ressecado e com caspa. Todos estes benefícios são explicados pela sua elevada quantidade de vitamina B, C, D e E, enxofre, potássio, magnésio, sílica, ferro e ácidos orgânicos.

Em seguida, enumeramos quais são os principais benefícios da urtiga para o cabelo, tome nota:

Para a queda e crescimento do cabelo

O benefício da urtiga para o cabelo que tem mais popularidade é a sua capacidade de impedir a queda de cabelo excessiva e prevenir a calvície. Isso acontece porque a sua aplicação promove a circulação do sangue no couro cabeludo e porque também possui propriedades regeneradoras que permitem limpar, tonificar e fortalecer as fibras capilares.

Por conseguir promover a oxigenação do bolbo capilar, o cabelo cresce muito mais saudável e forte com maior rapidez, dado que esta planta é uma excelente aliada para conseguir que o cabelo fique mais forte e abundante.

Regula o excesso de oleosidade

As pessoas que têm cabelo oleoso podem encontrar na urtiga um bom tratamento natural para combater as consequências do mesmo como, por exemplo, evitar que ele pareça sujo e oleoso tão depressa, mesmo depois de ter sido lavado. Isto é possível, uma vez que esta planta possui propriedades antissépticas e antioxidantes que permitem controlar a atividade das glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo e reduzir a quantidade de óleo que produzem.

Engrossa os cabelos finos e fracos

Além de estimular o crescimento do cabelo, a urtiga regenera e renova os cabelos enfraquecidos e danificados. Isto acontece porque as suas propriedades penetram eficazmente nas cutículas, hidratando as mechas em profundidade e garantindo mais corpo e volume. Com o seu uso, você poderá observar um cabelo mais forte, denso e espesso. Os resultados são fantásticos!

Combate a caspa

As suas propriedades antissépticas e antibacterianas são excelentes para combater a caspa no couro cabeludo e evitar a proliferação de micro-organismos. É um bom complemento para as loções e champôs anticaspa, pois permite reduzir a coceira ao hidratar e fortalecer o cabelo.

Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural! - Benefícios da urtiga para o cabelo

Infusão de urtiga para o cabelo

Você pode aproveitar os benefícios da urtiga para o cabelo de várias formas diferentes, mas um dos remédios mais simples e eficazes que é usado para combater a queda de cabelo, reduzir a oleosidade e fortalecer as fibras capilares é a infusão de urtiga, usada como um enxágue capilar. Tome nota da receita:

Ingredientes

  • 1 copo de folhas de urtiga secas
  • 3 copos de água

Preparação e aplicação

  1. Junte a água e as folhas de urtiga em uma panela.
  2. Leve a fogo médio.
  3. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos ou mais.
  4. Passado esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar.
  5. Por fim, coe a mistura para reservar apenas o líquido.

Você deve lavar o cabelo como habitualmente e fazer o último enxágue com a infusão de urtiga, massageando o couro cabeludo por alguns minutos para que os seus nutrientes penetrem bem. Por fim, volte a enxaguar o cabelo. É importante que você repita o tratamento por, pelo menos, 2 vezes por semana para notar os resultados.

Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural! - Infusão de urtiga para o cabelo

Champô de urtiga e alecrim para o cabelo

Se o que você está buscando é um tratamento natural para estimular o crescimento do seu cabelo e evitar que ele quebre ou caia em excesso, então o champô caseiro de urtiga e alecrim é perfeito para você. Esta loção natural incorpora as propriedades anti-queda e estimulantes do alecrim, uma planta que ativa a irrigação capilar e fortalece muito as fibras capilares, além de ser um grande revitalizante. Descubra mais no artigo Benefícios do alecrim para o cabelo.

Ingredientes

  • 1 copo de champô neutro
  • 1 punhado de folhas de urtiga secas
  • 1 colher e meia de alecrim
  • 1 copo e meio de água

Preparação e aplicação

  1. Em uma panela, prepare uma infusão de urtiga deixando a planta ferver durante 5 a 10 minutos. Logo, retire do fogo e deixe repousar por mais 5 minutos.
  2. Separadamente, prepare uma infusão de alecrim com o mesmo procedimento.
  3. Coe as duas infusões e reserve apenas o líquido.
  4. Despeje a infusão de alecrim e a infusão de urtiga no copo do champô e misture bem até ficar homogêneo.

Use o champô de urtiga e alecrim caseiro para lavar o cabelo como faz habitualmente e misture bem com uma colher antes de cada uso.

Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural! - Champô de urtiga e alecrim para o cabelo

Champô de urtiga e camomila

Se você sofre de caspa ou quer revitalizar o seu cabelo por completo, conseguindo que fique muito mais brilhante e bonito, o champô de urtiga e camomila é uma excelente opção que você deve experimentar. A camomila é uma erva que repara o cabelo danificado, purifica o couro cabeludo, reduz a oleosidade e combate a descamação e coceira da caspa. Não perca a seguinte receita!

Ingredientes

  • 1 colher de urtiga verde
  • 2 colheres de flores de camomila
  • 1 litro de água

Preparação e aplicação

  1. Em uma panela, despeje a água e comece por juntar a camomila.
  2. Quando a infusão de camomila estiver pronta, junte a urtiga e deixe que tudo ferva durante uns 5 minutos.
  3. Passado esse tempo, retire do fogo e deixe repousar por mais 5 minutos.
  4. Finalmente, coe a preparação e reserve o líquido.

Você só tem que lavar o cabelo com esta mistura na próxima vez para poder apreciar os resultados. O mais conveniente para quem sofre de caspa é complementar esta aplicação perfeita para colher os benefícios da urtiga para o cabelo com um champô anticaspa eficaz.

Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural! - Champô de urtiga e camomila

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural!

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural!
1 de 5
Benefícios da urtiga para o cabelo - remédio natural!

Voltar ao topo da página