Ternos para homem

Como combinar gravata, camisa e terno

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2020
Como combinar gravata, camisa e terno

Escolher um terno e saber combiná-lo pode parecer fácil, sobretudo se formos ao mais básico, mas alguma vez teve que vestir um terno e se deu conta do difícil que pode ser conseguir que a camisa e a gravata fiquem bem? Acertar em cheio numa combinação que fique em harmonia e não faça com que nos fiquem olhando por não ter sabido acertar nem sempre é fácil e, quando vestimos terno costuma ser para ocasiões especiais e formais, sejam reuniões, trabalho, casamentos ou eventos. Por isso, é realmente importante que quando vestir um terno para esses compromissos, se sinta seguro de si mesmo e de que a escolha de roupa que fez é boa. Continue lendo este artigo do umCOMO para saber como combinar gravata, camisa e terno e consiga facilmente o melhor look para estas ocasiões especiais.

Também lhe pode interessar: Como combinar um terno cinza de homem

Passos a seguir:

1

Ainda que possamos pensar que é mais fácil começar escolhendo a gravata que mais gostamos ou da camisa nova que temos vontade de estrear, o melhor para acertar com a combinação é começar encontrando o terno perfeito que quer usar e, por isso, a primeira coisa que deverá fazer é escolher o terno que vai querer usar no evento ou compromisso, seja um que já usou mais vezes ou um novo que acaba de descobrir em uma loja. Deverá escolher o tipo de corte e a cor do terno sem pensar em nada mais que não seja como ficam em você essas formas e esses tons de cor. Uma vez escolhido o que fica melhor em você, poderá pensar no resto das peças da sua sua para dar a melhor imagem.

Como combinar gravata, camisa e terno - Passo 1
2

Antes de experimentar o terno com a primeira camisa que vir, o melhor é observar as possíveis combinações sem experimentar a roupa. Estique o terno sobre a cama ou pendure-o em um cabide e vá colocando o resto das peças que quer combinar, dê dois passos para trás e veja o resultado, assim aos poucos pode ir vendo como ficam as possíveis combinações que vão ocorrendo.

Como combinar gravata, camisa e terno - Passo 2
3

É aconselhável que depois de colocar o terno sobre a cama ou pendurado em um cabide, decida qual camisa pode ser a melhor opção para o evento ao que planeja ir vestido de maneira formal. Vá colocando as camisas que quer experimentar como ficam dentro do paletó do terno para observar a imagem que daria se alguém o usasse. Experimente diferentes camisas de cores diferentes e também pode se atrever com alguma estampa como listras finas. Não decida pela camisa só por gostar mais ou por ficar melhor com a cor de sua pele, olhos ou cabelo, também deve pensar nas gravatas que tem à sua disposição e se estas ficam melhor com uma camisa ou outra.

Como combinar gravata, camisa e terno - Passo 3
4

Uma vez que tenha mais ou menos a ideia da camisa clara e já tiver começado a pensar na gravata, deve saber que se escolher uma camisa com algum tipo de estampa como listras ou pontos finos, a gravata deverá ser completamente lisa e de uma única cor, assim conseguirá evitar o excesso e as misturas de estampados. O mesmo acontece se já escolheu primeiro uma gravata estampada, a camisa que vestir terá que ser lisa. Além disso, se desde o princípio se atreveu com um terno estampado, por exemplo, quadriculado ou listrado em vez do básico liso, deverá pensar que a melhor opção para combinar é uma gravata e uma camisa lisas da mesma cor ou dos mesmos tons.

Se prefere usar algum desenho ou estampa tanto na camisa como na gravata, a regra de ouro para que isto dê um bom resultado é que em uma peça a estampa seja grande e na outra pequena. Por exemplo, uma camisa de listras finas e uma gravata com listras largas ou ao contrário.

Como combinar gravata, camisa e terno - Passo 4
5

Para conseguir uma combinação acertada e harmoniosa do look completo, é fundamental que as cores que escolher para cada peça sejam compatíveis e combinem com as restantes peças. Por exemplo, se vai usar um terno escuro, seja azul, preto ou cinza, talvez seja uma boa opção utilizar uma camisa de uma cor clara e uma gravata de um tom parecido ao da camisa ou ao do terno. A chave está em encontrar uma gama de cores que tenham algum ponto intermediário no qual todos combinem bem, seja por serem parecidos entre eles ou porque criam um contraste agradável.

Como combinar gravata, camisa e terno - Passo 5
6

Uma vez tiver escolhido todo o conjunto, tente cuidar dos detalhes. Pense se um lenço no bolso ajudará você a melhorar sua imagem para o evento ou compromisso ao qual for e, nesse caso, tente que seja igual ou de uma cor e estampa parecidas às da gravata. Também deve ter presente que o nó na gravata é fundamental, por isso, deverá pensar se no contexto do seu compromisso é melhor usar um nó pouco formal ou um muito elegante.

Como combinar gravata, camisa e terno - Passo 6
7

Se a combinação de roupa for para uma muito formal, é melhor optar por combinações e cores básicas sem estampas ou com o mínimo de estampas possíveis. Por outro lado, se pode ir com um estilo um pouco mais relaxado recomendamos que experimente um terno diferente ou uma camisa ou gravata com estampas diferentes.

Como combinar gravata, camisa e terno - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combinar gravata, camisa e terno, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Jeovany Costa
Boa Noite, Tenho um casamento em vista e estou na dúvida para combinar um terno "cinza listrado" com a camisa e gravata ideal. Por um lado tenho a mítica camisa branca com com uma gravata vermelha e um lenço para o bolso, e, por outro lado tenho uma camisa creme lustrosa e uma gravata da mesma tonalidade. De salientar que, nas duas opções, pretendo colocar um sapato castanho. Tenho o tom de pele escuro (raça negra). Agradeço a vossa contribuição e desde já felicitar pelo site bastante instrutivo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jeovany! Penso que a opção da camisa branca combinaria melhor com um terno cinza listrado, assim consegue criar um melhor contraste do que com a camisa bege. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
1 de 8
Como combinar gravata, camisa e terno