PARTILHAR

Como cuidar da pele com rosácea

Como cuidar da pele com rosácea
Imagem: guapaalinstante.com

A rosácea é uma condição inflamatória, crônica e cíclica da pele que costuma afetar o rosto e também pode se estender a outras áreas como o pescoço e a zona do decote. Seu principal sintoma é o aparecimento de vermelhidão e irritação na pele e que posteriormente pode derivar na formação de pápulas e pústulas, isto é, grãos de pus muito similares aos que aparecem com a acne. Esta condição pode ser controlada com um tratamento médico e com uma série de medidas que devem ser efetuadas para minimizar seus sintomas e manter a pele em bom estado. No seguinte artigo de umComo mostramos como cuidar da pele com rosácea, tome nota!

Passos a seguir:
1

A limpeza facial nas peles com rosácea deve ser extremamente suave, é especialmente importante evitar a esfoliação das partes afetadas. Aconselha-se lavar o rosto duas vezes ao dia (manhã e noite) com água morna, utilizando um sabonete suave ou um produto de limpeza não abrasivo e livre de fragrâncias. Seque a pele com uma toalha de algodão suave e descarte o uso de toalhas ásperas, esponjas, etc.

Como cuidar da pele com rosácea - Passo 1
Imagem: serramarina.blogspot.com
2

Caso o dermatologista tenha receitado algum tipo de medicação tópica, lembre-se de que é importante que a aplique logo após realizar a limpeza facial e 10 minutos antes de aplicar qualquer outro produto, seja protetor solar, cremes ou maquiagem. Assim, o tratamento penetrará bem na pele e fará sua função.

3

A aplicação de um protetor solar é fundamental para as pessoas que sofrem desta condição. Assim, para cuidar da pele com rosácea de forma adequada, escolha um protetor com um fator mínimo de 30. Aplique-o a diariamente e verá como, além de proteger sua pele dos raios UV, ele ajuda a minimizar o aparecimento da rosácea.

Como cuidar da pele com rosácea - Passo 3
Imagem: trendenciashombre.com
4

Para reduzir os sintomas da rosácea como a vermelhidão, a irritação e a coceira, é importante usar um creme hidratante emoliente que cria uma barreira protetora contra a umidade e resíduos que possam causar infecções e danificar a pele. De fato, há cremes feitos especificamente para cuidar da pele com rosácea que contêm ingredientes que acalmam a derme e reduzem o aparecimento de vermelhidão.

5

Outro aspecto fundamental no cuidado da pele com rosácea é escolher os produtos para aplicar sobre a pele com muito cuidado e não abusar deles. As peles com esta condição são bem mais sensíveis, por isso, lembre-se sempre da composição de cada um dos cosméticos que adquirir. Evite aqueles produtos que sejam agressivos, como loções adstringentes, esfoliantes que contenham álcool, menta, óleo de eucalipto, ácido salicílico, etc.

6

Quanto à maquiagem, é conveniente evitar as bases densas resistentes à água e, em seu lugar, escolher uma que não seja irritante e livre de óleo. As maquiagens minerais costumam ser uma grande alternativa para as peles com rosácea, já que são menos irritantes e inclusive há algumas especialmente indicadas para a vermelhidão.

7

A alimentação também tem um papel muito importante na tarefa de cuidar da pele com rosácea. Recomenda-se sobretudo evitar o consumo de álcool, cafeína, tomar bebidas e alimentos muito quentes, bem como moderar o consumo de embutidos, comidas picantes e chocolate.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da pele com rosácea, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
ROSANE DA SILVA PAULA
Bom dia sou a Rosane moro na cidade Macaé - Estado do Rio de Janeiro e o clima aqui é quente e umido e também tenho rosácea poderia por favor esta informando para mim qual o protetor solar adequado para o uso, pois eu fui na dermatologista e ela indicou fator 70 esta correto ? e qual seria a a mascara apropriada caseira para fazer em casa . Obrigada
Regina Célia
Tenho rosácea e surgiu há pouco mais de 1 ano. É horrível, pricipalmente por residir em Manaus, que naturalmente é quente e úmido. E dermatologista indicou osabonete uso sei sabonete líquido Fisiogel e protetor solar episol color 30 . Por conta própria e após as leituras que fiz na Internet adquiri a água termal da La Rocha. Mas ainda não estou satisfeita. Continuo vermelha feito pimentão. Principalmente a área do colo. Não uso maquiagem, apenas protetor solar. Não fumo e não bebo. E não abuso de alimentação que venha a prejudicar mais ainda essa doença. Sempre estou buscando informações de produtos para amenizar o problema. Porém, aqui, praticamente não existe. Gostei das informações desse site. Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina! A rosácea pode ser bastante incômodo, mas o que deve fazer para o problema não avançar mais é usar sempre produtos para o rosto indicados para peles com rosácea, usar sempre protetor solar durante todo o ano, inclusive no inverno e fazer máscaras específicas para pele rosácea. Depois você também pode encontrar uns cremes SOS para aplicar naquelas alturas que sente os desconfortos, como ardor ou coceira. Obrigada pelo comentário e boa sorte com isso!
diolinda barcelos
Me ajudou muito a entende .como cuida cuida esse incomodo .e horrivel te a com essa vermlhidao .obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Diolinda! Que bom saber que a informação foi útil para você, a rosácea pode ser mesmo incômoda. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como cuidar da pele com rosácea
Imagem: guapaalinstante.com
Imagem: serramarina.blogspot.com
Imagem: trendenciashombre.com
1 de 3
Como cuidar da pele com rosácea

Voltar ao topo da página ↑