Como cuidar da pele com rosácea
A rosácea é uma condição inflamatória, crônica e cíclica da pele que costuma afetar o rosto e também pode se estender a outras áreas como o pescoço e a zona do decote. Seu principal sintoma é o aparecimento de vermelhidão e irritação na pele e que posteriormente pode derivar na formação de pápulas e pústulas, isto é, grãos de pus muito similares aos que aparecem com a acne. Esta condição pode ser controlada com um tratamento médico e com uma série de medidas que devem ser efetuadas para minimizar seus sintomas e manter a pele em bom estado. No seguinte artigo de umComo mostramos como cuidar da pele com rosácea, tome nota!
Passos a seguir:
A limpeza facial nas peles com rosácea deve ser extremamente suave, é especialmente importante evitar a esfoliação das partes afetadas. Aconselha-se lavar o rosto duas vezes ao dia (manhã e noite) com água morna, utilizando um sabonete suave ou um produto de limpeza não abrasivo e livre de fragrâncias. Seque a pele com uma toalha de algodão suave e descarte o uso de toalhas ásperas, esponjas, etc.
Caso o dermatologista tenha receitado algum tipo de medicação tópica, lembre-se de que é importante que a aplique logo após realizar a limpeza facial e 10 minutos antes de aplicar qualquer outro produto, seja protetor solar, cremes ou maquiagem. Assim, o tratamento penetrará bem na pele e fará sua função.
A aplicação de um protetor solar é fundamental para as pessoas que sofrem desta condição. Assim, para cuidar da pele com rosácea de forma adequada, escolha um protetor com um fator mínimo de 30. Aplique-o a diariamente e verá como, além de proteger sua pele dos raios UV, ele ajuda a minimizar o aparecimento da rosácea.
Para reduzir os sintomas da rosácea como a vermelhidão, a irritação e a coceira, é importante usar um creme hidratante emoliente que cria uma barreira protetora contra a umidade e resíduos que possam causar infecções e danificar a pele. De fato, há cremes feitos especificamente para cuidar da pele com rosácea que contêm ingredientes que acalmam a derme e reduzem o aparecimento de vermelhidão.
Outro aspecto fundamental no cuidado da pele com rosácea é escolher os produtos para aplicar sobre a pele com muito cuidado e não abusar deles. As peles com esta condição são bem mais sensíveis, por isso, lembre-se sempre da composição de cada um dos cosméticos que adquirir. Evite aqueles produtos que sejam agressivos, como loções adstringentes, esfoliantes que contenham álcool, menta, óleo de eucalipto, ácido salicílico, etc.
Quanto à maquiagem, é conveniente evitar as bases densas resistentes à água e, em seu lugar, escolher uma que não seja irritante e livre de óleo. As maquiagens minerais costumam ser uma grande alternativa para as peles com rosácea, já que são menos irritantes e inclusive há algumas especialmente indicadas para a vermelhidão.
A alimentação também tem um papel muito importante na tarefa de cuidar da pele com rosácea. Recomenda-se sobretudo evitar o consumo de álcool, cafeína, tomar bebidas e alimentos muito quentes, bem como moderar o consumo de embutidos, comidas picantes e chocolate.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da pele com rosácea, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.