Partilhar

Como escolher um sabonete íntimo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher um sabonete íntimo
Imagem: embarazorossa.com

Uma higiene íntima feminina adequada é essencial para garantir a saúde desta região tão extremamente delicada e para prevenir irritações e possíveis infecções vaginais. É fundamental levar em conta que a pele desta região está em contato frequente com todo tipo de secreções e substâncias de tecidos que podem afetar o seu estado natural e causar irritações e mal-estar. Nas medidas de higiene desta região, é importante a escolha de um sabonete íntimo neutro, já que o uso de produtos não especiais altera o equilíbrio da flora vaginal aumentando o risco de contrair infecções. No próximo artigo de umComo contamos para você passo a passo de como escolher um sabonete íntimo.

Também lhe pode interessar: Como usar sabonete íntimo
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, convém saber que para levar a cabo uma boa higiene da região íntima basta tomar banho diariamente. Ao contrário do que pensamos, uma limpeza excessiva da região também pode acabar eliminando a flora vaginal e ficar desprotegida para infecções. Isso sim, em certos momentos é necessária uma higiene mais intensa e profunda como, por exemplo, durante a menstruação e após ter mantido relações sexuais ou depois do uso de lubrificantes vaginais.

2

O uso do mesmo gel ou sabonete para lavar todo o corpo é um erro frequente que muitas mulheres cometem em sua higiene diária. A região vaginal precisa de um sabonete íntimo específico que equilibre seu pH natural e que favoreça o cuidado da flora vaginal mediante uma ação de limpeza suave, hidratante e antiodorante. Tome nota dos seguintes conselhos!

3

Sabão íntimo: ph

Na hora de escolher um sabonete íntimo, a dica está em adquirir um produto que respeite 100% o pH da pele da região vaginal. Para isso, você deve saber que o pH fisiológico desta região se situa entre 4,5 e 5,5, e por isso é essencial que escolha um sabonete íntimo que se encontre dentro desses parâmetros. Com isso, ajudará a manter a acidez vaginal e protegerá a região contra o crescimento de bactérias que possam danificá-la.

Como escolher um sabonete íntimo - Passo 3
Imagem: clarin.com
4

Também é conveniente que um bom sabonete íntimo ofereça uma sensação refrescante mas, em qualquer caso, devemos evitar aqueles produtos que contenham componentes artificiais, aromas, perfumes e, especialmente, descartar as loções com álcool. Eles são responsáveis em muitas ocasiões pelo aparecimento de reações alérgicas.

5

sabonetes íntimos feitos com extratos de ingredientes naturais como o aloe vera ou a camomila, que oferecem bons resultados na higiene diária feminina e que podem ser excelentes para casos de secura vaginal.

6

No artigo Como cuidar da minha região vaginal você pode ver outros conselhos interessantes para realizar sempre uma correta higiene íntima e manter saudável esta parte de seu corpo.

Como escolher um sabonete íntimo - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um sabonete íntimo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como escolher um sabonete íntimo

O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher um sabonete íntimo
Imagem: embarazorossa.com
Imagem: clarin.com
1 de 3
Como escolher um sabonete íntimo

Voltar ao topo da página