Dicas de higiene íntima masculina
Para manter a saúde em dia e o organismo saudável, o homem precisa estar atento aos cuidados diários com o seu corpo, inclusive, em relação à higiene. Para saber como fazer a limpeza completa o umComo.com.br vai dar algumas dicas de higiene íntima masculina.
Como fazer a higiene íntima masculina
A correta higienização do corpo pode evitar uma série de problemas para a saúde dos homens, como a fimose que, muitas vezes, está associada à falta de limpeza completa do pênis. Por isso, a principal dica é que durante o banho seja puxado com cuidado a pele que fica sobre a cabeça do pênis, o chamado prepúcio, para que ela fique totalmente descoberta.
Apenas dessa forma será possível lavar bem a região, sendo importante higienizar a glande (cabeça do pênis) com sabonete e depois enxaguar bem com água. No local é normal acumular gordura, devido à transpiração, a qual recebe o nome de esmegma. No entanto, como a região é sensível é preciso fazer movimentos leves, sendo que o restante do órgão sexual deve ser lavado também, bem como a região anal.
Quanto ao sabonete, homens que têm pele sensível e sentem irritação ao usar sabonete comum para lavar o pênis podem utilizar o produto com pH fisiológico. Já quando estiver com algum ferimento é possível escolher o sabonete antisséptico para combinar com o remédio prescrito pelo médico especialista. Na hora de secar o corpo, o pênis merece atenção redobrada.
É necessário secar o pênis, inclusive, depois das idas ao banheiro. Embora não seja costume de todos os homens, é importante criar o hábito de secar o pênis depois de urinar. Isso porque as gotas de urina que ficam na cueca, além de causarem mau cheiro, podem inflamar a genitália quando entrar em contato com a pele.
Cuidados com a higiene íntima masculina
Além das dicas de higiene íntima exclusivas aos homens existem os cuidados que são necessários a todos, como o de lavar bem as mãos. Embora pareça óbvio, a realidade é que a maioria das pessoas não segue as corretas indicações para manter as mãos limpas. Sempre depois de ir ao banheiro é imprescindível passar água e sabonete nas mãos.
Na falta do sabonete, a água é suficiente, desde que toda a mão receba a água e seja esfregada. Na ausência de ambos, é possível optar pelo álcool gel. Além disso, é preciso que o homem lave bem as mãos antes de urinar, uma vez que é necessário tocar no pênis com as mãos. Caso elas estejam sujas é possível contaminar o órgão com bactérias.
Outra dica fundamental para que o homem mantenha a sua higiene e saúde em dia é lavar o pênis depois das relações sexuais. Esse hábito ajuda na remoção de resíduos de sêmen e mesmo de lubrificante da camisinha. Caso não tenha usado, a higienização vai prevenir a proliferação de bactérias, pois removerá o muco originado pela lubrificação natural da parceira.
Quanto à depilação dos pelos pubianos, o homem pode apará-los, inclusive, no verão, caso sinta desconforto com o excesso, que causa mau cheiro também. Porém, a depilação completa não é indicada porque agrava o risco de infecções cutâneas, pois os pelos protegem a pele.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas de higiene íntima masculina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.