Partilhar

Como manter uma boa higiene íntima feminina

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como manter uma boa higiene íntima feminina

Uma boa higiene íntima feminina é essencial para se sentir fresca e limpa ao longo do dia, mas também para impedir o aparecimento de infecções vaginais ou problemas que afetem esta região tão sensível e delicada. Deve levar a cabo uma série de cuidados diários que protejam a flora vaginal e que permitam que o pH natural da pele não se veja alterado. Preste atenção nos conselhos deste artigo de umComo e descubra como manter uma boa higiene íntima feminina com todo o detalhe.

Também lhe pode interessar: Como lavar a região íntima feminina
Passos a seguir:
1

É fundamental lavar muito bem as mãos antes que entrem em contato com a região genital. Para manter uma boa higiene íntima feminina aconselha-se lavar a região genital ao menos uma vez ao dia, preferivelmente justo ao levantar de manhã, já que pela noite este área também transpira. No entanto, se durante o dia realiza atividades físicas, tem menstruação ou sente que precisa um de uma higiene extra, pode lavar de novo, mas sempre seguindo as indicações que mostramos a você no seguinte passo.

2

A forma como lava sua região íntima é igualmente ou mais importante que a frequência com que o faz. Diferentemente do que você possa acreditar, é recomendável limpar as partes íntimas só com água e mediante o uso de um sabão específico que respeite 100% o pH da pele da região vaginal. Evite, principalmente, as duchas vaginais frequentes já que poderiam causar irritação, bem como a aplicação de sabonetes ou loções que não sejam especiais para a higiene íntima, pois não cuidam da flora vaginal e a deixam desprotegida perante possíveis infecções.

Consulte o artigo Como escolher um sabonete íntimo e lembre-se de evitar o uso do mesmo gel para todo o corpo se quer manter sua região íntima em perfeitas condições.

Como manter uma boa higiene íntima feminina - Passo 2
3

Além disso, no momento de lavar a região íntima desaconselha-se totalmente o uso de uma esponja ou objeto similar

4

Outra das medidas imprescindíveis para manter uma boa higiene íntima feminina reside no adequado uso dos absorventes internos. Este deve ser limitado quando seja estritamente necessário e não de forma permanente, já que não favorece a saída do fluxo e bactérias e aumenta o risco de padecer de infecções vaginais. Durante a menstruação, os absorventes internos devem ser trocados a cada 4 ou 6 horas em função da abundância do fluxo menstrual, mas em nenhum momento deve alongar este período de tempo.

Como manter uma boa higiene íntima feminina - Passo 4
5

A roupa íntima que melhor protege a região íntima feminina é a de algodão, pois absorve a umidade e favorece a ventilação. É essencial também trocá-la diariamente e quando notar que está úmida, bem como lavar com sabonetes ou sabões pouco agressivos.

6

Outras medidas que pode adotar para manter uma higiene íntima excelente são as seguintes:

  • Evitar o uso de calças muito justas que causem atrito e favoreçam o acúmulo de umidade.
  • Ao ir ao banheiro, limpar a região íntima sempre de frente para trás, pois o contrário pode transportar germes do ânus para a vulva.
  • Secar a região sempre com toalhas limpas e macias.
  • Lavar a região íntima antes e após manter relações sexuais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter uma boa higiene íntima feminina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como manter uma boa higiene íntima feminina

O que lhe pareceu o artigo?

Como manter uma boa higiene íntima feminina
1 de 3
Como manter uma boa higiene íntima feminina

Voltar ao topo da página