Partilhar

Como lavar a região íntima feminina

Como lavar a região íntima feminina

A higiene íntima é uma tarefa cotidiana que toda a mulher deve realizar adequadamente para garantir a sua saúde e assim prevenir infecções vaginais. Deste modo, será fundamental fazer lavagens com produtos específicos para a área genital que garantam o equilíbrio do pH desta zona do corpo delicada. Também é importante saber que uma higiene excessiva ou o uso de produtos inadequados pode ser um erro fatal; é por isso que em umComo queremos tirar todas as suas dúvidas e explicamos a você detalhadamente como lavar a região íntima feminina.

Também lhe pode interessar: Como manter uma boa higiene íntima feminina
Passos a seguir:
1

Manter uma higiene íntima correta será fundamental para prevenir infecções na área genital e este fato, além da frequência com que lava suas partes íntimas, inclui outros fatores importantes. Trata-se de uma zona muito sensível que requer cuidados específicos que toda a mulher deve conhecer.

2

Assim, será necessário levar a cabo uma lavagem diária da região genital, especialmente recomendada ao levantar pela manhã, e que pode ser ampliado a duas ao dia nos casos de estar menstruada, ter realizado exercício físico ou após manter relações sexuais. No entanto, o excesso de higiene pode ser prejudicial, já que estaremos alterando a flora bacteriana natural da vagina, ou seja, as bactérias "boas" que nos defendem de patogênicos externos.

3

Do mesmo modo, é imprescindível que ao lavar as suas partes íntimas o faça apenas com água ou com um sabão íntimo especificamente indicado para isso. Esta será a forma de manter o pH adequado da área genital -o que varia entre 3,8 e 4,5- que junto ao ácido lático assegurará a manutenção de uma flora vaginal saudável. É que as bactérias infecciosas não sobrevivem em um meio ácido e é por isso que o pH deverá ser baixo para evitar a sua proliferação.

4

Tão importante como a frequência e os produtos de lavagem será o procedimento a seguir na hora de lavar as partes íntimas femininas. Desta forma, deveremos lavar a vagina da frente para trás e nunca ao contrário, já que estaríamos arrastando possíveis bactérias da área anal para a área genital. Também ao ir ao banheiro devemos realizar este mesmo movimento para manter limpa a zona íntima.

5

Não será recomendável o uso de esponjas para lavar a zona íntima feminina, pois nossas mãos serão as melhores aliadas para realizar esta tarefa. Evidentemente, deveremos lavar as mãos antes de qualquer contato com a área genital para prevenir assim a proliferação de infecções. Do mesmo modo, será importantíssimo lavar com frequência as toalhas que usa para se secar após a lavagem, já que caso contrário, se converterão em uma fonte de bactérias.

6

Lembre-se também que o mais apropriado será usar roupa íntima de algodão e evitar os materiais sintéticos que podem causar irritação, bem como também não será apropriada a roupa excessivamente apertada na virilha. Durante o período menstrual, deverá mudar com frequência o absorvente ou absorvente interno e seguir uma higiene adequada da zona genital.

7

Caso sinta incômodo ou perceba sinais de alerta como alterações no fluxo vaginal ou cheiro excessivo na área genital, deverá visitar seu médico para determinar se contraiu alguma infecção ou doença. Do mesmo modo, será imprescindível visitar seu ginecologista com regularidade para garantir que tudo está em ordem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar a região íntima feminina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como lavar a região íntima feminina

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
daniela santos
tenho uma infeção urinaria há cerca de 5 meses ando a tomar antibióticos mas depois de me lavar o cheiro volta novamente ingiro pouca agua. quantas vezes devo me lavar por baixo para ver se e desta vez que o cheiro passa já que a infeção deita um cheiro desconfortável? ando me sempre a lavar e ate agora tomando antibióticos a infeção não a meio de passar sinto me desconfortável
Editor umComo.com.br
Oi Daniela! Você necessita ir no médico novamente, não é normal ter infecção durante tanto tempo. Se os sintomas persistem, você deve estar tomando o antibiótico errado para o seu tipo de infecção.

Como lavar a região íntima feminina
Como lavar a região íntima feminina

Voltar ao topo da página