Crescimentos dos pelos faciais

Como fazer a barba corretamente

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer a barba corretamente
Imagem: universomasculino.web10.net.br

Comprida, redonda, com pera, com ou sem bigode, cerrada, em forma de cavanhaque, são muitos os estilos de barba existentes que variam consoante o tipo de rosto. Para além de um adereço para o rosto, a barba pode revelar alguns traços de personalidade e até algo da cultura do homem. O processo de fazer a barba pode parecer simples, mas o certo é que se não o fizer adequadamente pode irritar, lesionar a pele ou até causar problemas dermatológicos. Para que nada disto aconteça, em umComo.com.br vamos lhe explicar como fazer a barba corretamente.

Também lhe pode interessar: Como arrumar a barba

Passos a seguir:

1

Conseguir fazer a barba corretamente é algo que exige tempo e alguns procedimentos a seguir. Antes de fazer a barba é importante abrir os poros, para que os pelos fiquem mais moles e o deslizamento da lâmina seja mais simples, o que por sua vez irá evitar possíveis irritações ou inflamações da pele. Por isso, o melhor momento para fazer a barba é durante ou após o banho, uma vez que o vapor do banho ajudará a abrir os poros. Outra opção é molhar uma toalha de rosto em água quente e mantê-la na barba por cerca de 30 segundos.

Como fazer a barba corretamente - Passo 1
Imagem: rotacomercial.com.br
2

Durante o banho ou antes de fazer a barba também é importante limpar o rosto com um sabonete ou gel de limpeza adequado ao tipo de pele do homem. É importante que o faça com água morna, pois a água fria fecha os poros, fazendo o efeito contrário ao pretendido.

Como fazer a barba corretamente - Passo 2
Imagem: jcambiental.com.br
3

Depois de limpar o rosto e abrir os poros é hora de aplicar um creme ou gel para que a lâmina de barbear possa deslizar melhor. A utilização de sabonetes para este procedimento é desaconselhada, uma vez que pode causar ardência, irritação e ressecamento da pele. Por isso, homens com pele seca deve utilizar creme em mousse, enquanto que homens com pele oleosa devem utilizar espuma em gel, indicada para este uso.

Como fazer a barba corretamente - Passo 3
Imagem: blog.onofre.com.br
4

Você deve começar a barbear o pescoço, seguindo depois para a bochecha, a região maxilar e a boca e, por último o queixo. O queixo deve ser o último local a barbear, pois é onde os pelos demoram mais a amolecer. Deve fazer um movimento contínuo sempre de baixo para cima, sem exercer demasiada pressão da lâmina sobre a pele para evitar cortes.

Como fazer a barba corretamente - Passo 4
Imagem: telegraph.co.uk
5

Para barbear o lábio superior, passe a lâmina de cima para baixo. Para uma mais fácil passagem da lâmina, faça um ligeiro estiramento da pele recobrindo os dentes forçando o lábio. Após cada passagem com a lâmina é importante enxaguar a lâmina, caso contrário os pelos na lâmina vão obstruir a passagem da mesma na pele e dificultar todo o processo.

Como fazer a barba corretamente - Passo 5
Imagem: buhfreitas.blogspot.pt
6

Depois de passar a lâmina em todas as partes, observe se ficou faltando em algum lado e retoque. Evitar realizar muitas passagens com a lâmina numa mesma região.

7

Após fazer a barba, retire o excesso de creme ou gel de barbear com água morna ou uma toalha quente. De seguida, enxague o rosto com água fria para fechar os poros e aplique um creme pós-barba. Evite os cremes pós-barba que contenham álcool, pois ressecam a pele, e dê preferência aos que contêm vitaminas e aloe vera na sua composição.

Como fazer a barba corretamente - Passo 7
Imagem: blog.araujo.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a barba corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos

  • É aconselhável que faça a barba com pelo menos um dia de intervalo. Se possível, dê descanso à sua pele aos fins de semana ou nos seus dias de folga.
  • Uma dica para evitar ferimentos durante o ato de barbear é esticar a pele usando as duas mãos, uma para segurar a lâmina e a outra para esticar a pele.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: universomasculino.web10.net.br
Imagem: rotacomercial.com.br
Imagem: jcambiental.com.br
Imagem: blog.onofre.com.br
Imagem: telegraph.co.uk
Imagem: buhfreitas.blogspot.pt
Imagem: blog.araujo.com.br
1 de 7
Como fazer a barba corretamente