Outros Alisamento de cabelo e permanente

Como fazer escova de queratina

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como fazer escova de queratina
Imagem: cantinhodabt.com

Quer fazer uma progressiva eficiente que não danifica os seus fios? Veja como fazer escova de queratina com as dicas que o umComo.com.br vai dar sobre o assunto, além de explicar mais sobre esse método usado para alisar os fios. Embora seja indicado a mulheres que possuem fios volumosos e crespos, não é adequado a quem tem cabelo afro, pois os fios são mais porosos e a substância pode danificá-los.

Passos a seguir:
1

A escova de queratina é um tipo de progressiva que além de alisar os fios é muito usada por mulheres que buscam a redução do volume dos seus cabelos e do frizz. A substância existe nos fios normalmente, mas com o passar do tempo, a sua concentração cai drasticamente, inclusive nos cabelos que passam por muitos procedimentos químicos e naqueles que entram em contato frequente com o cloro e a poluição.

Como fazer escova de queratina - Passo 1
Imagem: statusmulher.com.br
2

A queratina é uma proteína fibrosa, que integra a composição das unhas também. No caso dos fios, é responsável por torná-los mais resistentes e brilhosos. Além disso, já que as escovas progressivas com formol foram proibidas, a escova de queratina é uma alternativa mais saudável. O mais adequado, entretanto, é fazer a escova em salões de beleza qualificados, já que se trata de um produto químico que exige cuidados especiais em seu manuseio.

3

No salão, o primeiro passo para fazer escova de queratina é lavar os fios com xampu anti-resíduos e secá-lo muito bem para, então, aplicar a substância. Em seguida, o cabelo é secado de novo, quando se faz uso da prancha para alisar os fios. Para finalizar o procedimento, o cabelo é enxaguado e, logo depois, costuma-se passar um creme de tratamento. O alisamento proporcionado pela progressiva de queratina se mantém por até cinco meses, o que varia conforme o tipo de cabelo da mulher e a quantidade de vezes que ela lava os fios.

4

Especialistas afirmam que o momento certo de fazer uma nova sessão de escova de queratina é quando a raiz começa a crescer, o que vai fazer com que os fios não permaneçam mais lisos. A vantagem do método é que a cada nova sessão os resultados são melhores, assim, os fios permanecem lisos por mais tempo, sem frizz, nem volume. Também se recomenda esse tipo de escova a quem está com deficiência de queratina.

5

Para o resultado permanecer por mais tempo, a dica é evitar xampus anti-resíduos, bem como realizar hidratação com alguma frequência, pois embora a queratina não danifique tanto os fios como outros métodos, as pontas podem ficar bem ressecadas. É possível ainda usar mais condicionador do que o comum para manter a hidratação do cabelo e não dormir com os fios molhados.

Como fazer escova de queratina - Passo 5
Imagem: gettyimages.pt
6

Além de mulheres com cabelo afro, fazer a escova de queratina é contraindicado a quem tem sensibilidade no couro cabeludo, fios muito oleosos e pessoas que nunca fizeram nenhum tipo de procedimento químico. Da mesma forma que acontece com outros tratamentos químicos de salão, a progressiva de queratina é contraindicada ainda a mulheres que estejam grávidas ou amamentando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer escova de queratina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cantinhodabt.com
Imagem: statusmulher.com.br
Imagem: gettyimages.pt
1 de 3
Como fazer escova de queratina