Partilhar

Como fazer esfoliantes para a acne

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer esfoliantes para a acne

Cada tipo de pele tem necessidades próprias, no entanto, se há uma pele delicada é aquela que conta com acne. As espinhas causam inflamação, vermelhidão e desconforto, razão pela qual devemos ser cuidadosos com os produtos que usamos para não agravar o problema tentando, ao mesmo tempo, contribuir com os nutrientes necessários para manter o rosto bonito.

E a esfoliação é, sem dúvida, um hábito muito benéfico para qualquer tipo de pele, especialmente para aquela que sofre de espinhas, por isso podemos utilizar alguns produtos favorecedores que permitam controlar a gordura e eliminar as células mortas com eficácia. Quer saber por quais alternativas optar? Continue lendo porque neste artigo de umComo.com.br explicamos para você como fazer esfoliantes para a acne.

Também lhe pode interessar: Como usar o mel para a acne

Benefícios de esfoliar a pele com acne

A esfoliação é um dos hábitos que devem estar presentes na nossa rotina cosmética, realizando-a pelo menos uma vez por semana com o objetivo de eliminar as células mortas que se acumulam na pele, oferecendo uma aparência mais bonita e luminosa.

Mas nas peles com acne este hábito é bem mais importante, contando com benefícios destacados como:

  • Estimular a formação de novas células na pele, o que se traduz em uma pele com uma aparência bem mais saudável.
  • Esconder a presença de cicatrizes deixadas pela própria acne. O processo de eliminar células mortas também ajuda a fazer com que as cicatrizes sejam menos visíveis.
  • Favorece a saída do pus acumulado nas espinhas. Além disso, ajuda a reduzir a presença de cravos na pele.
  • Se utilizarmos ingredientes adequados vamos conseguir também reduzir a presença de gordura no rosto e fechar os poros, o que dificultará a formação de novas lesões.

Como esfoliar o rosto com acne

  • Lave sempre seu rosto antes de aplicar qualquer esfoliante natural ou comercial.
  • Com o rosto de preferência úmido, aplique o esfoliante esfregando suavemente com movimentos circulares e ascendentes. Nunca aplique o produto com força ou só conseguirá irritar mais a pele.
  • Convém usar uma esponja para esfregar o esfoliante, deste modo conseguiremos um efeito melhor.
  • Retire com água fria para ajudar os poros a fechar.
  • Aplique o esfoliante 1 ou 2 vezes por semana. É importante não se exceder para permitir a regeneração de pele nova.
Como fazer esfoliantes para a acne - Como esfoliar o rosto com acne

Esfoliante com bicarbonato de sódio para combater a acne

O bicarbonato de sódio é um dos ingredientes mais recomendáveis para esfoliar a pele com acne. Este produto oferece uma limpeza profunda sem irritar ou danificar a pele, reduz a presença de gordura e, além disso, pode ajudar a diminuir a vermelhidão própria das peles com espinhas. E como se fosse pouco, trata-se de um ingrediente econômico que pode ser conseguido facilmente em qualquer supermercado.

Para fazer este esfoliante precisa de misturar uma colher de sopa de bicarbonato com um pouco de água até formar uma massa espessa. Aplique esfregando suavemente na pele, deixe atuar um minuto e depois retire com água fria. No início a sua pele pode ficar um pouco vermelha, só deve deixar que ela se habitue ao produto, caso isto ocorra, opte por esfoliar à noite.

Como fazer esfoliantes para a acne - Esfoliante com bicarbonato de sódio para combater a acne

Use o café para revitalizar o rosto

O café conta com múltiplos benefícios para a pele, ajudando a contribuir com uma aparência mais jovem e revigorada devido ao seu conteúdo em antioxidantes, favorecendo a eliminação de células mortas e contribuindo no controle da gordura no rosto. Tudo isto torna-o em uma excelente opção para esfoliar a pele com acne.

Para fazer esta alternativa precisa de:

  • 1 colher de sopa de café moído.
  • 1 colher de sopa de mel, um excelente produto antibacteriano que ajudará a controlar a proliferação da acne.

Misture tudo e aplique na sua pele com movimentos circulares suaves, retire com água fresca e note como sua pele fica bem mais saudável e bonita.

Como fazer esfoliantes para a acne - Use o café para revitalizar o rosto

Esfoliante de açúcar e limão para combater a gordura

Entre os esfoliantes para a acne, o açúcar não podia faltar, trata-se de um ingrediente usado popularmente para eliminar as células mortas da pele, sendo também favorável para quem sofrem de acne. Ao combiná-lo com o limão, estaremos criando um produto natural adstringente que ajudará a combater também o excesso de gordura na pele.

Para o fazer, vai precisar de:

  • 1 colher de chá de açúcar mascavo.
  • O suco de um limão pequeno ou médio.

Misture até formar uma massa, aplique na sua pele com movimentos circulares suaves e deixe atuar durante 5 minutos para fazer com que as propriedades do limão penetrem no seu rosto, depois retire com água fresca. Se tem lesões abertas na pele, pode substituir o limão por mel, que ajudará você a cicatrizá-las e a controlar a proliferação de bactérias.

Como fazer esfoliantes para a acne - Esfoliante de açúcar e limão para combater a gordura

Sal como aliado para favorecer a cicatrização

O sal é um ingrediente perfeito para ajudar a acne a secar e a cicatrizar melhor, controlando ao mesmo tempo a presença de bactérias que podem fazer com que as espinhas se infectem. Por isso é um dos melhores esfoliantes para a acne; no entanto, não deve ser aplicado quando houver lesões abertas na pele ou causará um grande desconforto e ardor.

Para elaborar esta alternativa, misture simplesmente uma colher de sopa de sal com um pouco de água até formar uma massa, aplique em suaves movimentos circulares e depois retire com água fresca.

Como fazer esfoliantes para a acne - Sal como aliado para favorecer a cicatrização

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer esfoliantes para a acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer esfoliantes para a acne

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
rossana
adorei os conselhos foram muitos uteis para mim
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rossana! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer esfoliantes para a acne
1 de 6
Como fazer esfoliantes para a acne

Voltar ao topo da página