Partilhar

Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz!

 
Por Nídia do Carmo. Atualizado: 26 maio 2017
Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz!

Gostaria de saber como fazer um limpador de pincéis de maquiagem em casa? Muitas marcas de cosmética lançaram loções no mercado que podem ser usadas para fazer a limpeza e desinfecção dos pinceis usados diariamente para aplicar a maquiagem. No entanto, embora posam ser eficazes, também temos a opção de preparar uma loção de limpeza caseira em casa que oferece bons resultados e que permite manter os pincéis sempre impecáveis sem gastar muito dinheiro. Tome atenção a esse artigo do umCOMO e descubra como fazer higienizador de pincéis caseiro. Verá como a sua pele ficará mais bonita com uma maquiagem perfeita!

Também lhe pode interessar: Como usar pincéis Sigma

A importância de limpar os pincéis de maquiagem

Sabia que higienizar os pincéis de maquiagem com frequência é muito importante para a saúde e beleza da sua pele? Este gesto simples pode ajudar a prevenir perturbações da pele e a ter um rosto impecável, radiante e perfeitamente maquiado. Tome nota de quais podem ser as consequências de não lavar os pincéis que você usa para fazer a sua make diária:

  • Irritação da pele: à medida que os produtos de maquiagem se vão acumulando nas cerdas dos pincéis, eles ficam muito mais ásperos e achatados, o que pode provocar irritação e vermelhidão na pele do rosto.
  • Acne permanente: a falta de limpeza faz com que as bactérias sobrevivam nas cerdas dos pincéis e que voltem a infetar a pele do rosto, dando lugar ao aparecimento de novas impurezas e agravando as que já existem.
  • Aplicação errada da maquiagem: os pincéis sujos não aplicam bem a maquiagem, o que cria um desequilíbrio no rosto que deve estar bem coberto com um tom uniforme. Confira como aplicar a maquiagem com pincel nesse outro artigo do umCOMO.
  • Podem alterar a cor da maquiagem: a mistura dos restos de vários produtos de maquiagem podem fazer com que os cosméticos aplicados no rosto não tenham o tom que esperamos.
  • Vida útil muito curta: quando não são limpos, os pincéis duram muito menos tempo, embora possam ser de boa qualidade. A limpeza dos mesmos é essencial para prolongar a sua duração.

Convencida? Não espere mais e, a partir de agora, dedique uns minutos do seu tempo à higiene dos seus pincéis de maquiagem habituais, assim poderá mantê-los em perfeitas condições por muito mais tempo e a sua pele vai agradecer!

Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz! - A importância de limpar os pincéis de maquiagem

Materiais e passo a passo para fazer higienizador de pincéis caseiro

Uma das formas mais rápidas e eficazes de fazer esta limpeza consiste em criar o seu próprio limpador de pincéis caseiro com ingredientes e materiais simples. Ficará pronto em poucos minutos e poderá ser usado sempre que você quiser. Em primeiro lugar, você deve reunir o seguinte:

  • 16 colheres de sopa de água destilada, mais ou menos o equivalente a uns 160 ml. É importante que a água usada seja destilada, uma vez que é a melhor para evitar a proliferação de bactérias.
  • 4 colheres de sopa de álcool de 70º. Este produto serve para desinfetar completamente os pincéis e acabar com todos os germes que podem ter ficado alojados nas cerdas dos mesmos.
  • 1 colher de sopa de shampoo neutro ou para bebés. É o mais indicado para não danificar o pelo dos pincéis e acabar com todos os restos de maquiagem, incluindo os dos cosméticos em pó.
  • 1 colher de sopa de condicionador. Este produto deixará as cerdas dos pincéis muito mais suaves e perfeitas para um novo uso.
  • Um frasco com spray onde preparará a mistura, com cerca de 250 ml de capacidade.
  • Um funil.
  • Uma colher.

Preparação

Depois de reunir todo o material necessário, faça o higienizador de pincéis de maquiagem com o passo a passo seguinte:

  1. Coloque a água destilada no frasco até encher cerca de 3/4 do mesmo. Use um funil para ter mais precisão e não derramar nada.
  2. Em seguida, adicione o álcool.
  3. Com uma colher, adicione primeiro o champô e logo o condicionador. Recomendamos que, se vai limpar os pincéis com que aplica os produtos mais gordurosos ou fluidos como bases, corretores ou sombras em creme, adicione um pouco de detergente da loiça ao invés de shampoo neutro para remover melhor os restos deste tipo de cosméticos.
  4. Feche bem o frasco e agite energicamente para que todos os ingredientes se misturem e integrem por completo. O limpador de pincéis está pronto!
Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz! - Materiais e passo a passo para fazer higienizador de pincéis caseiro

Como usar o higienizador de pincéis de maquiagem caseiro

Quando o limpador de pincéis de maquiagem estiver pronto, é necessário usá-lo corretamente para que os pincéis fiquem como novos. É muito simples, você apenas tem que seguir esses passos de utilização:

  1. Coloque o pincel em posição horizontal sobre um guardanapo de papel ou um disco grande de algodão.
  2. Derrame um pouco do limpador preparado sobre as cerdas do pincel.
  3. Limpe o pincel dando pinceladas sobre o papel até não restarem vestígios de maquiagem no pelo.
  4. Repita a operação com todos os pincéis que deseja limpar.
  5. Para que sequem bem, coloque-os na horizontal sobre uma toalha seca, tentando que não toquem uns nos outros, e deixe secar naturalmente.

Quando limpar os pincéis de maquiagem?

Para proteger a pele e ter uma maquiagem sempre bonita, os pincéis de maquiagem devem ser lavados profundamente uma vez por semana, especialmente se são usados diariamente. Contudo, se o uso dos mesmos é pontual, a limpeza profunda das ferramentas pode ser feita a cada duas semanas.

Contudo, este higienizador é de uso diário, uma vez que é a loção ideal para eliminar todos os resíduos e germes rapidamente antes de cada uso.

Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz! - Como usar o higienizador de pincéis de maquiagem caseiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz!

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz!
1 de 4
Como fazer higienizador de pincéis caseiro - Simples e eficaz!

Voltar ao topo da página