Fazer perfumes com flores

Como fazer perfume de jasmim

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer perfume de jasmim

Aprenda a preparar os seus próprios perfumes em casa! Ainda que pareça um pouco difícil de realizar, a verdade é que pode elaborar facilmente produtos com aromas deliciosos, aproveitando os cheiros naturais de algumas plantas como é o caso do jasmim. De forma muito simples poderá criar o seu próprio perfume e conseguir que o seu aroma pessoal esteja repleto de boas fragrâncias, além de livre de produtos químicos e tóxicos. Quer saber como fazer? Então continue lendo este artigo de umComo onde lhe vamos explicar como fazer um perfume de jasmim.

Também lhe pode interessar: Como fazer perfume de sândalo
Passos a seguir:
1

Existem diferentes formas de fazer perfume de jasmim em casa e, neste artigo, vamos oferecer duas receitas diferentes para que possa experimentar e decidir qual das duas se ajusta melhor ao seu gosto e preferência. A primeira é bem mais simples de fazer pois só terá que reunir estes materiais:

  • Álcool de 96 graus
  • Pétalas de jasmim
  • Frasco de vidro com fechamento hermético
Como fazer perfume de jasmim - Passo 1
2

Começamos a preparar o nosso perfume caseiro cortando delicadamente as pétalas da flor com uma tesoura. A quantidade de flores adicionada à mistura dependerá da intensidade que vai quer no seu perfume, pois quanto mais intenso for, mais flor deverá adicionar e vice-versa.

Depois corte as pétalas e introduza no interior do frasco de vidro até que esteja 3/4 cheio. Quando estiverem todas prontas, adicione o álcool e cubra todos os pedaços por completo. Agora só tem de deixar a mistura fermentar por 3 semanas ou 1 mês fechando hermeticamente e guardando em um local fresco e seco. Todos os dias terá que abrir o frasco e mexer bem a mistura para que o aroma fique como deseja.

3

Após 3 semanas, abra o frasco e comprove o seu aroma, se vir que ainda não está suficientemente bom, deixe mais algumas semanas. Depois terá que filtrar o perfume, ou seja, coar a mistura guardando o líquido e extraindo os pedaços de pétalas cortados. De seguida, terá que voltar a introduzir as pétalas e deixar por mais 2 semanas em um local fresco e escuro. Após este tempo poderá filtrar novamente e colocar o perfume de jasmim em um recipiente com borrifador para poder aplicar sobre a sua pele. Você vai adorar o seu aroma fresco!

Como fazer perfume de jasmim - Passo 3
4

Mas se quiser fazer um perfume de jasmim com outros aromas que potenciarão a sua frescura, de seguida explicamos outra receita que poderá elaborar facilmente em casa, porém, deverá usar outros ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de manteiga de cacau
  • 1/4 de xícara de óleo de amêndoas
  • 14 gotas de óleo essencial de jasmim
  • 2 cápsulas de vitamina E (disponíveis em lojas de produtos naturais)

Neste artigo de umComo explicamos para você como fazer óleo essencial de jasmim caso você mesmo queira fazê-lo em casa.

5

A primeira coisa que tem de fazer é verter o óleo de amêndoas em um recipiente e adicionar a manteiga de cacau, de preferência orgânica. Se a manteiga estiver compacta, deverá ralar com um ralador de cozinha habitual e conseguir que o produto se reduza a pequenas porções, que poderão se integrar facilmente com o resto da mistura. Mexa bem para que os dois ingredientes se integrem corretamente.

Em seguida, deverá abrir as cápsulas de vitamina E e verter o interior do conteúdo nesta mistura. Mexa bem e depois adicione o óleo de jasmim. Volte a mexer tudo para que os ingredientes se misturem bem.

Como fazer perfume de jasmim - Passo 5
6

Quando tiver todos os ingredientes misturados em um recipiente, terá que verter em uma pequena panela e cozinhar a fogo lento. Verá como, com o calor, os ingredientes vão derretendo e, por isso, deverá mexer até criar uma massa homogênea. Se perceber que a textura está ficando muito espessa, pode adicionar um pouco mais de óleo de amêndoas e, se pelo contrário, perceber que está muito líquida, poderá adicionar mais manteiga.

Quando a textura for a que procura, deverá apagar o fogo e deixar que esfrie de forma natural. Depois só deverá adicionar o conteúdo em um recipiente com borrifador para que o perfume caseiro de jasmim possa ser aplicado no pescoço, pulsos, etc. Mas lembre-se, antes de usar, é recomendável que agite bem para que todos os cheiros se misturem de novo.

7

Se gostou destas receitas caseiras de perfume de jasmim, então não perca estas outras em que ensinamos a fazer perfume de sandâlo e perfume de alecrim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer perfume de jasmim, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Tania
artigo bom, quero fazer o perfume de jasmim, muito difícil
de encontrar hoje em dia.
1 de 4
Como fazer perfume de jasmim