Partilhar

Como fazer perfume de patchouli

Por Redação umCOMO. 23 fevereiro 2017
Como fazer perfume de patchouli

O patchouli, conhecido também como patchuli, é uma planta de origem indiana de cujas folhas se pode obter um óleo essencial muito cobiçado por sua forte e intensa fragrância. Durante centenas de anos usou-se o patchouli para criar agradáveis perfumes terapêuticos, os quais são capazes de despertar a sensibilidade e estimular a espiritualidade de quem os usa ou perceba seu aroma. No seguinte artigo do umCOMO poderá aprender como fazer perfume de patchouli e encantar todos ao seu redor com seu peculiar e mágico aroma.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer perfume de sândalo
Passos a seguir:
1

O perfume de patchouli ganhou muita popularidade graças às sensações que oferece, além de possuir uma fragrância fresca e doce que é inconfundível, pois uma vez que se cheira, já não se pode esquecer. Ainda que, seja importante destacar que o aroma de patchouli tem uma duração muito curta, por isso deve ser usado em combinação com outros aromas frescos ou cítricos.

Como fazer perfume de patchouli - Passo 1
2

Antes de começar a fazer este perfume, é importante compreender qual é o método para fazer perfumes com base em óleos essenciais: a primeira coisa que deve adicionar é um óleo base (nota base), depois continue com a nota média e por último a nota alta, respeitando esta ordem em qualquer caso.

As notas altas são os primeiros aromas captados por nossos sentidos e também são os primeiros a se dissipar, as notas médias são as que fazem que sua fragrância persista e compreendem a substância mais plena do perfume. Por último, o óleo base é o aroma que se desprende com o tempo, sendo inclusive imperceptível no início, mas uma vez que se desvanecem os restantes cheiros, são os óleos base os que permanecem.

3

Para fazer perfume de patchouli comece adicionando a nota base, a qual será essa fragrância que mais perdurará depois de aplicado o perfume. A quantidade usada de ingrediente pode oscilar entre 5 e 20% da mistura aromática final.

Dependendo do tipo de fragrância que desejar criar, a nota base deve ser a apropriada para transmitir essas sensações, sendo as mais destacadas as fragrâncias sensuais e terrosas, as que pode conseguir adicionando umas 20 gotas de óleo essencial de laranja doce.

Por outro lado, e sendo muito popular, pode criar misturas florais e românticas, adicionando umas 25 gotas de óleo essencial de rosas.

4

Agora chega a vez de adicionar a nota média à mistura. Esta fragrância será o coração do perfume e aparecerá depois que a nota alta se dissipar. O óleo essencial que escolher como nota média costuma compor a maior porção da mistura que fará o perfume, entre 50 e 80%.

Para conseguir uma fragrância sensual e terrosa, aplique entre 15 a 20 gotas de óleo de ylang ylang, muito popular por seu aroma intenso de flores: se quer conseguir uma mistura floral e romântica, pode adicionar como nota média 10 gotas de óleo essencial de lima.

Como fazer perfume de patchouli - Passo 4
5

Para finalizar o perfume de patchouli adicione a nota alta, a qual será a que vai desaparecer mais rapidamente, mas será o primeiro aroma a cheirar quando perceber o perfume.

A nota alta costuma constituir aproximadamente 20% da mistura e é aqui onde adicionamos de 10 a 15 gotas de essência de patchouli, conseguindo assim um perfume romântico e floral, com esse aroma tão característico do patchuli.

6

Depois de criada a mistura com as três notas de aromas, adicione álcool, o qual funcionará como um conservante. Vale referir que este passo não é necessário, mas será de grande utilidade se deseja que o aroma seja mais duradouro.

O álcool a usar pode ser de qualquer tipo, ainda que muitas pessoas utilizem neste passo vodka como opção, ou inclusive o rum, embora cause um pouco de insegurança usar estes álcoois, pode utilizar outros com menor sabor.

A quantidade de álcool pode variar segundo o resultado que desejar obter, mas as medidas usadas normalmente estão entre 30 a 60 ml.

7

Como recipiente para o perfume é aconselhável usar uma garrafa de cor escura, isto é importante, especialmente, porque ao ser uma garrafa escura facilitará a preservação da fragrância (evitando os efeitos da luz). Antes de usar o perfume, agite a garrafa, desta forma os aromas misturam-se melhor, criando assim uma fragrância muito mais atraente.

Como fazer perfume de patchouli - Passo 7
8

No umCOMO propomos para você outros perfumes caseiros que pode fazer com diferentes fragrâncias como as seguintes:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer perfume de patchouli, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Alguns perfumes feitos com óleos essenciais costumam não ter um aroma tão agradável se se conservarem guardados muito tempo, por isso é melhor usá-los com frequência para aproveitar a fragrância no seu melhor momento.
  • Ao guardar a garrafa, ainda que seja de uma cor escura, lembre-se de fazê-lo em lugares que não recebam a luz solar direta.

Escrever comentário sobre Como fazer perfume de patchouli

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mauricio casseb
Onde encontrar perfume de pacthouli e sandalo?

Como fazer perfume de patchouli
1 de 4
Como fazer perfume de patchouli

Voltar ao topo da página