Fazer o seu próprio perfume

Como fazer perfume em casa

Como fazer perfume em casa

Os perfumes e colônias tendem a ser caros e se os utilizarmos diariamente, acabam rápido. Uma boa solução pode ser fazê-los nós mesmos em casa, que será muito mais econômico. Desta forma também podemos escolher a fragrância que mais gostamos, escolhendo apenas um ou outro óleo essencial. Em umComo.com.br dizemos-lhe os passos que deve seguir para fazer perfume em casa.

Vai precisar de:

  • Álcool
  • Óleos essenciais
  • Glicerina
  • Água destilada
  • 2 latas ou frascos
Também lhe pode interessar: Como fazer perfume em creme

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, devemos destacar que as proporções de cada ingrediente variam em função do que quer fazer, um perfume ou uma colônia. Isto porque os primeiros são mais fortes que os segundos, portanto a sua fragrância tende a durar mais.

2

Embora possamos variar a fórmula em função dos nossos gostos e preferências, as proporções normalmente costumam ser:

  • Perfume: 15% de óleos essenciais, 65% de álcool, 15% água e 5% de glicerina.
  • Colônia: 5% de óleos essenciais, 65% de álcool, 25% de água e 5% de glicerina.

Será fácil fazer por exemplo 100 ml de colônia ou perfume, uma vez que assim calcula as medidas mais facilmente.

3

O primeiro passo será deitar o álcool num frasco e ir acrescentando os óleos essenciais muito lentamente. Pode escolher a fragrância que mais gosta: lavanda, alecrim, flor de laranjeira, rosas...

4

A seguir tape o frasco e agite bem.

5

Em outro frasco, misture a água com a glicerina e quando estiver bem misturado, acrescente ao frasco do álcool e volte a agitar.

6

Assim que tiver a sua colônia ou o seu perfume feito, deve deixá-lo a repousar umas 2 semanas num local fresco e escuro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer perfume em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
SORAYA TEBET
Adorei a dica, muito boa, vou fazer
A sua avaliação:
AZIZ AHMAD
olá Sara, bom o seu artigo, mas eu quero fazer um perfume forte como o Polo, pelo que vi preciso do alcool, qquer um?, agua, oleos essencias (tem tipos diferentes?) e glicerina, e qual a essencia para o Polo? aguardo, obrigado
Pela sua ajuda, coloco uma propaganda sua no meu blog, ok
Lucas Correia
A glicerina a ser usada é líquida. O álcool usado dever ser sempre o de cereais, nunca o etílico. A água deve ser destilada ou deionizada, pois elas passam por um processo de purificação que retira todos os metais e outras impurezas que possam vir a estragar o perfume e todo o processo. A diferença entre água destilada e deionizada é que a primeira é a água mais "pura" que se consegue obter e a deionizada é menos "pura" que a destilada. Todos os ingredientes devem ser testados na própria pele, sempre diluídas. Se em 48 horas a pele apresentar alguma irritação, não use o produto final.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucas, muito obrigada pelo comentário e pela dica ;)
Jose
Onde comprar maquinas para envasar perfumes?
Gabriella
Eu usei um líquido com uma flor que tem aqui em casa e deu muito certo ficou muito bom usei um produto bom que me recomendaram
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Gabriella, ainda bem que deu certo :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
fernanda maira de souza
eu ganhei um perfume e ele ja tava ao meio pq eu usei mto e ai eu botei água e ele ficou mais cheiroso
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fernanda, obrigada por comentar :)
Albenito Alves Pereira me
boa tarde :eu sou de Marilia s.p. e estou entrando no mercado de cosméticos e gostaria de se possiveis receber algumas amostras de esséncias para eu clasifica-la para o mercado com segurança,pois comprei umas essencias da praça da sé e não gostei de nem uma,não tem cheiro , não tem, fixador e não da uma nota exata de fragráncias estou lançando 5 tipos feminina e 5 tipos masculino meus contatos (14) #########
Usuário anônimo
Não detalha o mode de fazer, o que acho necessário para uma pessoa leiga no assunto.
assis
olá onde posso comprar todo o material para que eu possa trabalhar na fabricaçao das colonias e perfumes.
Roselena
Rose disse: olá onde posso comprar todo o material para que eu possa trabalhar na fabricaçao das colonias e perfumes.
Luigi Tricoli
Interessante!!Mais gostaria de saber para que serve cada produto da farmula,éo porque de cada etapa do preparo,sou biólogo e muito curioso ,quem sabe eu possa despertar o interesse de meus alunos para a química.DESDE JA AGRADESSO PELA AJUDA E ATENCAO. Luigi ...:-)
Como fazer perfume em casa